Aqui estão as referências para você entender o novo clipe da Ariana Grande

É claro que os profissionais da internet já estão analisando cada detalhe de "God is a Woman".

BuzzShe

O clipe que a Ariana Grande lançou nesta sexta (13) é a mais nova obra pop a ser analisada em detalhes pelos fãs na internet.

O nome da música é "God is a Woman" – "Deus é uma mulher" – e numa das primeiras cenas Ariana está mergulhada numa poça de tinta na forma de uma vagina.

Ariana Grande / Divulgação

Publicidade

A seguir, ela está numa pose que lembra a escultura "O Pensador", de Auguste Rodin, enquanto homens pequenos lançam palavras ofensivas contra ela.

Ariana Grande / YouTube / Via youtube.com, Domínio Público

Alguns acham que nesta pose, sentada sobre o mundo, Ariana está representando Gaia, deusa grega do planeta Terra. E ela está masturbando um furacão.

Ariana Grande / YouTube / Via youtube.com, Ariana Grande / Vevo

Publicidade

Aqui Ariana veste o icônico sutiã em formato de cone que a Madonna usava nos anos 90. Atrás dela tem um cão de três cabeças, ou seja o Cérbero, guardião do inferno na mitologia grega.

,

Publicidade

Ao longo do vídeo ela encarna vários símbolos femininos: aqui ela faz um gesto e faz aparecer uma gravidez, que logo depois desaparece.

Ariana Grande / YouTube

A cena na qual a Ariana está "amamentando" pequenos homens está sendo relacionada à lenda da loba que criou e amamentou Rômulo e Remo, fundadores de Roma.

Ariana Grande / YouTube, Wikicommons / Via Di User:Jean-Pol GRANDMONT (2011), CC BY-SA 3.0, commons.wikimedia.org

Lembrando que Ariana é de origem italiana e costuma mencionar isso com frequência.

Publicidade

E tem mais referências de mitologia e arte antiga: num dos trechos mais comentados, Ariana está num cenário que remete ao Pantheon, um templo que se encontra em Roma e onde eram venerados todos os deuses. Mas nesta versão a luz vem do meio de duas pernas femininas abertas.

Ariana Grande / YouTube, Wikicommons

Usando uma luva com a palavra "power", poder, ela quebra o telhado de vidro do edifício. "Glass ceiling", ou seja telhado de vidro, é uma expressão em inglês para definir as barreiras invisíveis que impedem as minorias de chegar a um certo patamar na sociedade.

Ariana Grande / Vevo

Publicidade

Durante essa cena, ouvimos a voz da Madonna em pessoa recitando uma paráfrase do versículo bíblico Ezequiel 25:17, que ficou famoso por aparecer no filme "Pulp Fiction". Mas no clipe a parte que diz "irmãos" foi substituída por "irmãs".

Reprodução, Wikicommons

"Exercerei sobre eles vingança terrível, furiosos castigos aos que tentarem envenenar e destruir MINHAS IRMÃS. E eles vão saber que eu sou o Senhor quando minha vingança cair sobre eles".

E seriam as toucas do coral uma referências às aias de "The Handmaid's Tale"?

Ariana Grande / YouTube, Hulu / Reprodução

Publicidade

Aqui, em pose de meditação, Ariana faz com as mãos uma vagina.

Ariana Grande / YouTube

Por fim, numa das imagens mais comentadas, Ariana Grande recria a pintura "A Criação de Adão", de Michelangelo, com uma mulher no lugar de Adão e consigo mesma no lugar de Deus.

Ariana Grande / Divulgação / Via youtube.com, Domínio Público

Publicidade

Ah! Os bichinhos peludos que gritam são provavelmente uma referência ao meme "screaming beaver", castor gritando. E "beaver" em inglês significa castor, mas também é uma gíria para vagina.

Ariana Grande / YouTube

E no clipe, ao contrário do meme original, o grito é de uma voz feminina.

Veja também:

A verdade por trás da cantora Ariana Grande

25 pensamentos que tivemos vendo "APES**T", novo clipe da Beyoncé e Jay-Z

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também