Aqui está por que a estratégia de boicote a museus não vai funcionar

Pesquisas mostram que 92,5% do brasileiros JÁ não frequentam exposições de arte.

Neste fim de semana, as redes sociais foram tomadas pela polêmica envolvendo a performance do artista Wagner Schwartz no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.

Reprodução Globo News / Via g1.globo.com

O artista estava nu e seu corpo poderia ser manipulado por qualquer pessoa presente. Uma criança e sua mãe interagiram com ele, tocando nas pernas e braços de Wagner. Um vídeo da performance foi divulgado nas redes sociais.

As pessoas que ficaram chocadas com a performance e enxergaram na nudez um caso de pedofilia começaram a atacar as páginas do MAM e de outras instituições de arte, propondo um boicote aos museus com a tag #BoicoteAoMam, entre outras.

Reprodução / Via Facebook: MaravilhaIrma

Publicidade

PORÉM faltou pensar um pouquinho melhor: uma pesquisa recente aponta que 92,5% dos brasileiros NÃO costumam ir a exposições de arte; 91,2% NÃO vão a espetáculos de dança e 88,6% NÃO frequentam teatros.

Reprodução Globo News

A imagem acima é da Globo News e mostra os números da pesquisa Públicos de Cultura, realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro em 2015. Veja mais detalhes aqui.

A mesma pesquisa foi refeita em 2017 e os dados mostram que a coisa não mudou muito. Difícil boicotar o que INFELIZMENTE meio que já não é muito frequentado, né?

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil

* 89% dos brasileiros nunca foi a um concerto de ópera ou música clássica

* 75% dos brasileiros nunca foi a espetáculos de dança ou balé no teatro

* 71% dos brasileiros nunca foi em exposições de pintura, escultura e outras artes em museus ou outros locais *70% dos brasileiros nunca foi a uma exposição de fotografia

*70% dos brasileiros nunca foi a uma exposição de fotografia

*61% dos brasileiros nunca viu uma peça de teatro em qualquer local

*57% dos brasileiros nunca foi a um show de música

A pesquisa ouviu 2.400 pessoas em 139 cidade, em 25 estados, e foi realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação Perseu Abramo. Veja mais detalhes aqui e faça o download da pesquisa completa aqui.

Publicidade

Veja também:

Veja 30 obras da exposição censurada no Santander Cultural (dentro do contexto) e tire suas próprias conclusões

Eis um resumão sobre a polêmica do MAM pra você entender tudo que aconteceu

Veja também