Após tomar antibiótico, mulher desenvolve caso grave de "língua negra pilosa"

A língua negra pilosa é uma condição real e, felizmente, reversível. Aqui está o que você precisa saber.

New England Journal of Medicine © 2018 / Via nejm.org

Todos nós já ficamos com a língua verde ou azul por comer doces ou balas. Mas imagine se sua língua ficasse preta – e uma boa escovação não desse conta de resolver o problema. Foi isso que aconteceu com uma mulher de 55 anos em Missouri, nos EUA, que desenvolveu um caso grave de "língua negra pilosa", de acordo com um estudo de caso publicado nesta semana no New England Journal of Medicine (NEJM).

Tudo começou quando a mulher foi internada após ferir suas pernas em um acidente de carro. O ferimento infeccionou, e ela teve que receber antibióticos. Depois de uma semana, algo estranho começou a acontecer. Além da sensação de náusea e de um gosto ruim na boca, a mulher notou que sua língua estava ficando preta.

A equipe médica então chamou Yasir Hamad, médico do hospital e professor assistente da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri.

Hamad, que foi coautor do estudo de caso, já tinha lido sobre a condição, mas nunca a tinha presenciado. "Quando fui visitá-la, era um caso clássico de língua negra pilosa", disse ao BuzzFeed News.

Sim, a língua negra pilosa ou lingua villosa nigra, como também é conhecida clinicamente, é real. Mas antes de você entrar em pânico, saiba que essa condição é inofensiva e reversível.

No entanto, por que ela acontece e como é curada?

Conversamos com Hamad para descobrir.

Publicidade

commons.wikimedia.org / Via Wikimedia Commons

Outro caso grave de língua negra pilosa (não é a mesma paciente).

Em primeiro lugar, sua língua não vai desenvolver pelos pretos e grossos. O que acontece é que as papilas — minúsculas estruturas cilíndricas na superfície da língua — se alongam, e isso faz com que partículas de alimentos e bactérias fiquem presas, produzindo uma mancha, explicou Hamad.

Quando as pessoas desenvolvem essa condição, a língua geralmente fica amarelada ou amarronzada — a maioria dos casos não é tão dramática, e as línguas não ficam tão escuras como a do caso que viralizou na internet, disse Hamad. De qualquer forma, "não fica bonito, mas também não faz mal à saúde."

A língua negra pilosa é um efeito colateral de certos medicamentos, mas também pode ser causada por tabagismo, má higiene bucal, má alimentação, quimioterapia e algumas condições médicas.

No caso desta mulher, foi um efeito colateral da minociclina, antibiótico da classe das tetraciclinas que às vezes é usado para tratar a acne. A droga é relativamente bem tolerada, mas também pode ter sérios efeitos colaterais se tomada por longos períodos. "Ela pode causar a descoloração dos olhos e, no caso das crianças, pode manchar os dentes permanentemente", disse Hamad.

O tratamento para língua negra pilosa normalmente inclui a retirada do medicamento ou do agente causador e a prática de boa higiene bucal. Hamad e sua equipe pararam de medicar a paciente com minociclina e, em quatro semanas, sua língua começou a ficar normal.

Então se você notar que sua língua está ficando marrom ou preta, não entre em pânico, mas procure um médico ou dentista para examinar.

Publicidade

Veja também:

10 pessoas falam sobre como é viver com uma doença ou deficiência

Escrito por Nora Whelan • há 8 anos

Oito coisas que você provavelmente não sabia sobre lúpus

Escrito por Flora Paul • há 8 anos

Isso é o que pode acontecer se você não limpar o rímel dos olhos antes de dormir

Escrito por Caroline Kee • há 6 anos

Será que você sabe o prazo de validade destes 12 produtos de beleza?

Escrito por Michele Bird • há 6 anos

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também