Após 23 anos, o Desafio ao Galo voltará em 2019

O clássico campeonato de futebol de várzea de São Paulo já recebeu muita gente importante e deve voltar ao calendário em 2019

Para quem não conhece, o Desafio ao Galo foi durante 24 anos (de 1972 a 1996), o campeonato mais tradicional da várzea da cidade de São Paulo.

Semanalmente, duas equipes disputavam para ver quem seria o "Galo", ou seja, o melhor time de várzea.

Mais ou menos como um campeonato de boxe, o formato da competição era o seguinte: o "Galo” permanecia como o campeão e na disputa para a próxima semana, e então, outro time era sorteado para desafiá-lo. Quem vence o "Galo" se torna o novo campeão e é começa a ser desafiado por outras equipes. No final do ano, as equipes com melhor desempenho disputavam o Super Galo para ver quem era o melhor dos melhores.

Publicidade

Muitas equipes da Várzea de São Paulo almejavam participar da competição que era transmitida nas manhãs de domingo pela TV Record.

Passaram pelos gramados do Desafio ao Galo nomes importantes do futebol nacional, como Cafu, César Sampaio, Viola, Casagrande, Denilson e Juninho Paulista.

Reprodução / Instagram / official_cafu / viola_v9 / juninhoofficial

Há uma história que diz que um membro da equipe de Telê Santana encontrou Cafú ao assistir uma partida dele no Desafio ao Galo e recomendou para que ele treinasse no São Paulo Futebol Clube.

Publicidade

Também foi o torneio onde passaram nomes do jornalismo, como o Faustão, Joseval Peixoto e o Tiago Leifert.

Reveja uma participação do Tiago Leifert aqui.

Publicidade

A volta do Desafio ao Galo será em 10 de março, no Estádio do Pacaembu, com transmissão da TV Gazeta.

As equipes que entraram em campo serão UNIP Vila Mariana, campeã dos Jogos da Cidade (torneio organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) e Paredão da Esquina, que foi a vice-campeã desse campeonato. O local dos jogos seguintes ainda não está definido, mas o campo do Centro Esportivo Vila Guarani está sendo estudado como hipótese para recebê-los. Os confrontos serão sempre aos domingos, às 10h e a transmissão das partidas acontece na TV Gazeta às 14h, como prévia das partidas dos campeonatos profissionais.

A volta da competição contará com a narração do lendário Joseval Peixoto, com comentários de Flavio Prado, da TV Gazeta, e reportagem de Cléo Brandão, que apresentou o Show do Esporte, na Band.

Publicidade

O formato será idêntico ao das últimas edições clássicas, incluíndo a disputa do Super Galo, uma torneio com os maiores vencedores do Desafio.

A ideia da secretária de esportes da Prefeitura de SP é fazer a primeira fase até setembro. Depois, de outubro a dezembro, iniciar a disputa o Super Galo com as oito equipes com melhor rendimento da primeira fase se enfrentando nessa fase final e a vencedora se tornará a campeã do Desafio ao Galo no ano.

Veja também:

Só alguém que manja muito de futebol conseguirá acertar mais do que 70% deste teste

Escrito por Raphael Evangelista • há 6 anos

Você se lembra de quem levantou taça em 2018?

Escrito por Raphael Evangelista • há 5 anos

Quão fanático por futebol você é?

Escrito por Raphael Evangelista • há 6 anos

Publicidade

Veja também