Anne Hathaway pediu desculpas por sua representação de malformações em "Convenção das Bruxas"

"Agora que eu aprendi a lição, eu prometo que vou melhorar."

Por causa de sua personagem na refilmagem de "Convenção das Bruxas", Anne Hathaway emitiu um pedido de desculpas por ter ofendido as pessoas com de malformações.

Matt Winkelmeyer / Getty Images

A nova adaptação do clássico romance de Roald Dahl enfrentou críticas após a sua estreia, levantando a discussão de que a aparência da Grande Bruxa pode perpetuar o estereótipo de que pessoas com deformidades são anormais ou assustadoras.

Warner Bros.

O filme mostra as bruxas como seres maléficos, destacadas por serem carecas, não terem dedos nos pés e terem apenas três dedos nas mãos.

Muitas pessoas, inclusive o nadador paraolímpico Amy Marren e a triatleta Claire Cashmore, criticaram os criadores do filme por sua falta de consideração quando decidiram a aparência das bruxas.

"Será que eles pensaram na forma que essa representação de pessoas com malformação iria afetar todas as pessoas que apresentam esse tipo de problema?" Marren escreveu no Twitter "Meu medo é que as crianças assistam esse filme, sem saber que ele é mais exagerado que a versão original do Roald Dahel, e que elas venham a ter medo de pessoas com deformidades," ela acrescentou.

Publicidade

Publicidade

Agora, Anne Hathaway se desculpou pela representação da sua personagem no filme e pela dor que ela possa ter causado.

Angela Weiss / Getty Images

"Eu quero começar dizendo que eu procuro sempre ser sensível aos sentimentos e as experiências das pessoas, não por medo da opinião pública, mas porque procurar não ferir os sentimentos dos outros é um mínimo de decência que todos deveríamos ter," a atriz escreveu na legenda de uma foto do projeto Lucky Fin que ela postou em seu perfil do Instagram.

"Como uma pessoa que realmente acredita em inclusão e detesta muito, muito mesmo, qualquer forma de crueldade, eu devo desculpas a vocês todos pela dor que eu causei," Hathaway continuou. "Sinto muito."

"Eu não liguei as características da Grande Bruxa com as pessoas com deficiências físicas quando a personagem me foi apresentada; se eu tivesse percebido, eu garanto que isso não teria acontecido," ela disse.

Publicidade

"Eu gostaria de pedir perdão, particularmente, às crianças com deficiências físicas: agora que eu aprendi a lição, eu prometo que vou melhorar," a atriz, que tem dois filhos, disse.

Frazer Harrison / Getty Images

"E eu devo desculpas, especialmente, a todas as pessoas que amam vocês com tanta intensidade quanto eu amo meus próprios filhos," Hathaway continuou. "Me desculpem por entristecer suas famílias."

Ela terminou seu pedido de desculpas com a promoção do projeto Lucky Fin, que trabalha para a conscientização a respeito das pessoas que convivem com malformações nas mãos, e também encorajou as pessoas a procurarem a hashtag #NotAWitch, para terem uma "perspectiva mais inclusiva e necessária" sobre a situação.

No início da semana, a Warner Bros emitiu um comunicado dizendo que eles estavam "profundamente tristes por descobrir que nossa representação de personagens fictícios no remake de 'Convenção das Bruxas' pudesse afetar as pessoas com deficiências físicas."

Warner Bros.

"Ao adaptar a história original, nós trabalhamos com designers e artistas para encontrar uma nova interpretação para as garras de gato que são descritas no livro," o comunicado informou.

"Nunca foi nossa intenção que os espectadores sentissem que essas criaturas fantasiosas e inumanas seriam uma representação deles. Esse filme é sobre o poder da bondade e da amizade. Esperamos que tanto as famílias quanto as crianças possam gostar do filme e abraçar a mensagem de empoderamento e amor que ele contém."

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também