Alopecia: Entenda a condição capilar de Jada Pinkett Smith

Durante o Oscar, Chris Rock fez piada com falta de cabelos da esposa da Will Smith e recebeu um tapa do ator.

Abaixo, a gente te conta o que é a alopecia e mostra que não foi só Will Smith que reagiu mal ao comentário de Chris Rock:

Axelle/Bauer-Griffin/Getty Images

Publicidade

O que é a alopecia?

Alopecia é uma condição autoimune, que leva homens e mulheres à perda de cabelo ou pelos em partes específicas do corpo. Na maioria dos casos, a cabeça é a região mais afetada. 

As causas para a alopecia podem ser genéticas, sistêmicas ou por processos inflamatórios.

No vídeo acima, publicado em dezembro do ano passado, Jada Pinkett Smith trata a condição com humor e diz que quer ser "amiga" da alopecia".

"Cheguei ao ponto em que só posso rir. Vocês sabem que eu tenho lidado com a alopecia e, do nada, apareceu essa falha aqui. Olhem só. Ela veio do nada e vai ser mais difícil de esconder. Então achei melhor mostrar para todos, para não surgirem dúvidas", disse Jada no vídeo.

Quais os tipos de alopecia?

No caso de Jada, ela enfrenta a alopecia areata, que é causada por uma doença autoimune, quando o sistema imunológico do corpo passa a atacar os próprio organismo. No caso, os folículos capilares.

Outro tipo comum da alopecia é a androgenética, que também é autoimune e causa o afinamento progressivo dos fios.

Existem ainda a alopecia de tração, que pode ser causada por penteados que puxam o cabelo de maneira muito intensa.

Publicidade

Publicidade

Segundo o ET Online, Jada falou pela primeira vez sobre sua batalha contra a alopecia em 2018, quando descrevendo no Facebook o momento em que percebeu que seu cabelo estava caindo.

“Foi aterrorizante quando começou”, disse ela. “Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas um punhado de cabelo nas mãos e fiquei tipo, 'oh meu Deus, estou ficando careca?'”

Desde então, a atriz faz tratamento para retardar a perda capilar. “Estou recebendo minhas pequenas injeções de esteroides, e elas parecem estar ajudando, mas não curando, mas parecem estar ajudando, mas estou aberta a outras ideias”, disse ela.

Publicidade

O caso também gerou inúmeras discussões. Uma delas foi proposta pela escritora Joice Berth em sua conta no Instagram. Abaixo, reproduzimos o texto publicado por ela na legenda do post:

"Ridicularizar mulheres negras é um dos “esportes” preferidos do racismo. O mundo racista converteu o cabelo da negritude em instrumento de opressão estética. Desde que nascemos nosso cabelo é alvo de piada, não importa se é natural ou se está de acordo com o que a sociedade brancocêtrica definiu como bonito. É sempre alvo de piadas. Todo mundo sabe, ao menos nos EUA, que Jada Smith tem uma doença que leva a alopecia, mas, um homem NEGRO, achou ok ridicularizar diante do mundo todo algo que possivelmente está afetando o emocional (já frágil) de uma mulher negra. Will Smith bateu foi pouco. Chris Rock gosta de ridicularizar mulheres negras. “Ninguém crítica o Chris” por representar a mãe como uma raivosa descontrolada, soberba e barraqueira. Mas sempre achei a Rochele bem problemática já que é o reforço de um estereótipo que usam para depreciar mulheres negras, principalmente as retintas. A atitude do Will Smith é raríssima!! Homem defendendo mulher negra? Publicamente? Raríssimas vezes na história o mundo viu isso. Os homens(de todas as raças) tem VERGONHA até de gostar de mulher negra! Elogio? Só escondido e olhe lá! O que tem de homem me elogiando no direct, vcs não fazem ideia…Mas em público, nem amizade. Imagina defesa, apoio, ~irmandade~?

Vale lembrar aqui do valioso DG do BBB, porque esse ganhou meu afeto e admiração desde que protegeu e acolheu uma mulher negra diante de um Brasil que ama odiar mulheres negras, mesmo sendo casado com uma mulher branca e mesmo essa mulher negra sendo bem complicada. Porque “Palmitagem” vai muito além do relacionamento interracial compulsório. Palmitagem é a autoestima zero da negritude manifestada pelo reforço do escárnio, da depreciação, dos ataques covardes, do descaso, do enxovalho e de todas as violências visíveis e invisíveis que a negritude, sobretudo as mulheres negras, sofrem diariamente em todos os lugares do mundo pelo machi-racismo que a sociedade se sente no direito de cultivar e expressar livremente. A mulher negra é o termômetro mais eficiente para medir a quantas anda a consciência HUMANA de uma sociedade, onde quer que ela esteja ou, principalmente, não esteja."

Publicidade

Veja também