Alguém finalmente defendeu que "Friends" também foi uma série revolucionária

Diante das recentes problematizações em torno da série, uma thread no Twitter explicou como "Friends" levantou questões importantes em 1994.

Um post recente do BuzzFeed discutiu o quanto "Friends" é uma série problemática quando assistida hoje em dia.

Reprodução / NBCC

Em alguns episódios, é fácil reconhecer exemplos de ghosting, machismo, gordofobia e transfobia, além da completa falta de diversidade do elenco.

Mas, enquanto todas essas questões são reais, uma thread no Twitter resolveu defender que a série também foi revolucionária para a sua época.

Reprodução / NBC

A @aloritsor explicou como "Friends" foi incrível e levantou questões muito importantes em 1994.

Publicidade

Aqui estão 9 motivos porque "Friends" foi uma série revolucionária:

A thread da @aloritsor foi editada para concisão e clareza.

1. O casamento lésbico entre Carol e Susan.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

O episódio "Aquele do Casamento Lésbico" chegou a ter sua exibição negada por duas afiliadas da rede NBC devido à controvérsia sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Logo depois, as duas, juntas, criaram o Ben.

É importante lembrarmos que o episódio foi ao ar em 1996, mas só em JUNHO DE 2015 a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento igualitário em todos os 50 estados americanos.

Publicidade

2. A mãe do Chandler.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

Nora era uma escritora de livros eróticos bem à vontade com sua sexualidade. Em uma sociedade que reprime a vida sexual das mulheres, é INCRÍVEL que eles levantem essa questão em 1994. E mais, ela era uma escritora e empreendedora de sucesso.

3. A gravidez da Phoebe.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

Phoebe ser a "barriga de aluguel" do próprio irmão deixou os Estados Unidos de boca aberta em 1994. Pode parecer absurdo para nossos cérebros desconstruídos, mas a prática da gestação de substituição no Brasil ainda é um tabu.

Publicidade

4. A relação de Frank e Alice.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

O irmão da Phoebe assumiu um relacionamento e se casou com Alice, uma mulher muito mais velha do que ele. E veja só... a Madonna ainda é julgada por namorar caras mais novos em 2018. E ela é a Madonna!

5. A infertilidade de Mônica e Chandler.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

Mônica se depara com a infertilidade do casal, apesar do enorme desejo de ser mãe. O que ela faz? Busca métodos alternativos e, com isso, dá a todas as espectadoras mulheres, inférteis e sonhadoras a esperança de que é possível. No final, o casal acaba adotando os bebês da personagem Erica.

Publicidade

6. A gravidez solteira da Rachel.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

Isso pode parecer banal para os nosso cérebros superatuais e desconstruídos, mas mães solteiras sofrem enormes julgamentos até hoje.

7. A mãe transexual do Chandler.

Reprodução / NBC / Via Twitter: @aloritsor

O Chandler tinha um pai transsexual numa época em que havia quase nenhuma representatividade trans na TV. Mesmo ele não lidando bem com o assunto, o episódio em que o filho se levanta e diz que gostaria de ter a nova mãe no seu casamento foi libertador para a época.

Publicidade

8. A discussão sobre Ben gostar de Barbies.

Reprodução / NBC / Via bitchmedia.org

Num dos episódios, Ross se incomoda com o fato do filho gostar de Barbies e isso vira um debate no programa. No final, o pai dá o braço a torcer depois que Mônica revela que ele brincava de casinha quando era pequeno.

9. A presença de Charlie.

Reprodução / NBC / Via youtube.com

Apesar do problema da diversidade em toda a série, finalmente surgiu a personagem da Charlie, namorada do Ross. Ela era uma mulher negra intelectual, bem-sucedida e que não era fetichizada ou hipersexualizada.

Publicidade

Tudo isso há mais de 20 anos, galera.

Reprodução / NBC / Via media.giphy.com

Mas que também tinha coisa errada, tinha.

Atualização (26/02/18) 16:23

O item 7 foi editado para maior clareza.

Publicidade

Veja também:

Só um grande fã do Joey de "Friends" vai acertar mais de 17 questões neste teste

Só quem viu muito "Friends" vai acertar 15 questões sobre a Phoebe

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também