9 agências criativas de pessoas pretas que vão te inspirar

Moda, música, arte e design produzidos por gente foda.

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A MOOC (Movimento Observador Criativo) é uma agência de criação e cultura, que por meio de olhares genuínos, traduz linguagens para gerar impacto. E, agora, eles têm uma coluna aqui no BuzzFeed pra trazer o que rola de mais foda no mercado de moda, música, arte e design

1. Roc Nation

Reprodução/Instagram

Depois dos negócios de sucesso na indústria da música e da moda, Jay-Z resolveu dar um passo além. Em 2008, ela funda a Roc Nation, companhia com várias divisões e que abrange vários mercados.

Roc Nation Records, a divisão musical, tem em seu catálogo artistas como Rihanna, Grimes, Jaden, Shakira e Buju Banton. A Roc Nation Sports atua com representação para atletas profissionais, além de uma divisão de promoção de lutas de boxe. Em 2020, eles produziram o show de intervalo do Super Bowl LIV, um dos momentos televisivos mais aguardados no mundo, anualmente.

E a companhia tem um outro lado incrível, atuando em causas de justiça social e filantrópicas. Em 2019, a Roc Nation lançou o documentário “Free Meek”, sobre a condenação do rapper Meek Mill em 2007, provocando grandes discussões sobre o sistema carcerário e judiciário.

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2. Sunday School Creative

Lawrence Agyei

Em maio de 2017, lá no Canadá, surge a Sunday School Creative – mais especificamente no porão da casa de Josef Adamu, em Toronto. Desde então, a agência oferece novas perspectivas de conteúdo digital, criando novos métodos de comunicação para produtos e serviços em várias marcas.

A equipe tem como força motriz a variedade de experiências dos criativos da diáspora africana.

Eles dão conta da direção criativa, produção audiovisual e fotográfica, marketing digital, design gráfico, consultoria e copywriting. O peso das marcas para quem já trabalharam fala por si: CNN, Vogue, i-D, ELLE e okayafrica são algumas delas.

“As abordagens inovadoras que usamos em colaboração com parceiros, o storytelling... Transformamos isso em experiências tangíveis, e isso nos separa dos outros competidores. Acreditamos que uma grande história, quando contada, tem impacto online e offline. E nós estamos dedicados a providenciar o melhor desses dois mundos.”

3. OFWGKTA

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Também conhecida como Odd Future, OF, OFWG ou, então, Odd Future Wolf Gang Kill Them All. Só de ver os nomes já dá pra sacar a ousadia criativa por trás deles, né?

Criada inicialmente como um coletivo musical em 2007, lançaram uma mixtape em 2008 e seguiram atuando em projetos colaborativos. Em 2011, despontaram a carreira de dois dos mais importantes músicos da última geração: Tyler, The Creator e Frank Ocean. Quem não ama?

O resto da gangue, como Earl Sweatshirt e a banda The Internet vieram logo atrás.

Com o sucesso, trataram de expandir sua atuação para além da música. Entre 2012 e 2014, tiveram seu próprio show de comédia chamado “Loiter Squad” na Adult Swim. Atuam também na moda, com linhas de criação própria e em colaboração com outras marcas, como Santa Cruz e Fresh Pawz.

Desde 2015, a OFWGKTA não está mais ativa enquanto coletivo musical, funcionando apenas como selo fonográfico e marca de roupas.

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4. Illegal Civilization

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Illegal Civilization é uma companhia de skateboarding e filmes fundada por Mikey Alfred. O skate sempre foi muito ligado ao lifestyle e à produção de vídeos, e a IC agregou tudo desse universo. Eles produzem roupas, acessórios, videoclipes, documentários, curtas-metragens etc.

Por sua associação a OFWGKTA produziram documentários dos álbuns de Tyler, The Creator, e também do falecido rapper Mac Miller. No mundo dos curtas, lançaram “Spark of Life” e “Goodspeed”.

No vestuário, mantiveram sua raiz no skateboarding, lançando três modelos de tênis em colaboração com a Converse. Para o aguardado “Tha Carter V”, álbum da famosa sequência de Lil Wayne, a Illegal Civilization lançou uma camiseta em parceria com o rapper.

5. Donda

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Criatividade e Kanye são duas palavras quase interligadas. É difícil pra gente traçar um paralelo com qualquer outro artista. Não é sobre ser o melhor ou o pior, mas sobre ser único. Com nome inspirado em sua mãe, Donda West, Kanye funda sua companhia criativa que atua na música, moda, design e na produção audiovisual.

O primeiro projeto, um filme intitulado “Cruel Summer”, logo fez sua estreia no Festival de Cannes de 2012. Em 2015, a colaboração com o premiado diretor Steve McQueen resultou no curta “All Day/I Feel Like That”.

No campo do design, a companhia assina o visual de álbuns de gente grande como Nicki Minaj, Pusha T, Vic Mensa, 2Chainz, Meek Mill, além do próprio Kanye West.

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6. pgLang

Kendrick Lamar e Dave Free fundaram uma comunidade que acompanha a evolução das várias linguagens dos criadores contemporâneos. Eles se definem como “algo novo” que vai impulsionar e auxiliar músicos, escritores, produtores e artistas de diferentes áreas.

Kendrick é certeza que vocês conhecem, né? Mas, e Dave Free?

Amigo de escola de Kendrick, ele esteve por mais de uma década no topo da cadeia de comando da Top Dawg Entertainment. É a gravadora que lançou SZA, Schoolboy Q, SiR e o próprio Kendrick.

A gente sabe que o mundo está em constante mudança. A pgLang não propõe ser uma editora ou gravadora, mas tem temas como música, cinema, televisão, arte, livros e podcasts como sua base. O objetivo é romper com os padrões anteriormente estabelecidos, contando histórias para pessoas de diversas idades, raças e nacionalidades.

7. AWGE

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“A primeira regra da AWGE é não fazer perguntas sobre a AWGE." Foi o que o fundador da AWGE, A$AP Rocky, respondeu ao jornal The New York Times. A companhia é toda envolta de mistérios. Eles ofuscam nossa visão por dentro, mas o resultado a gente consegue ver bem!

Rocky e sua crew, A$AP Mob, juntaram várias mentes criativas para criar uma agência que iria atuar na música, em videoclipes, projetos visuais, design de joias e no que mais sentissem vontade.

Em escala global, a AWGE tenta recriar as influências de movimentos como o que surgiu em Manhattan nos anos 1970 e 80, formado por figuras como Jean-Michel Basquiat, Keith Haring, Fab 5 Freddy, Madonna, Andy Warhol…

Atuando nas sombras para tentar maximizar o potencial criativo, AWGE traz essa criatividade à luz quando lança materiais para nomes como slowthai, Ferg, A$AP Rocky, Playboi Carti e Smooky Margielaa.

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8. NO NOISE

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Cria do Bronx, em Nova York, Olu Alege é a mente fundadora da No Noise, uma agência focada em conexões e experiências reais. Eles fazem a pesquisa de campo e criam estratégias focadas em conectar pessoas e marcas utilizando uma abordagem ética, fornecendo insights que favorecem também as comunidades onde essas pessoas vivem.


A curiosidade é o combustível da No Noise. Eles preferem criar silêncio em contraponto ao barulho do mundo. Segundo eles, esses barulhos são formados pelas relações falsas limitadas às telas dos celulares, clickbaits, pessoas tóxicas, informações falsas etc.


“Eu sempre digo às marcas que, se fizeram algo relacionado a uma comunidade, dê algo de volta a essa comunidade. Se fizer um evento, deixe coisas para crianças, crie um centro comunitário. Impacte a vida delas positivamente. Não é só apertar as mãos e pronto. Faça coisas reais. As pessoas curtem seus produtos. Se conecte a elas de uma forma autêntica, não cheguem só sequestrando sua cultura.”

9. Kravitz Design

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Tá certo. Lenny Kravitz ser o Lenny Kravitz já seria o suficiente. Não bastando ser, ele ainda forma a Kravitz Design!

O estúdio conceitual criativo, como ele mesmo define, foi fundado em 2003. Trabalhando com uma sensibilidade voltada à modernidade, o foco é o design industrial, de interiores, gráfico e branding.

O estilo reflete o que Lenny sempre demonstrou em décadas de carreira: aquela elegância inquestionável, dentro de um senso bastante natural e fluido. 

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