Adolescentes inventam camisinha que muda de cor se você tiver uma DST

Ela é chamada S.T.EYE e pode ajudar a prevenir a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.

Um grupo de estudantes de 13 e 14 anos acabou de desenvolver um preservativo "inteligente", que brilha com diferentes cores se for detectada uma doença sexualmente transmissível.

Os criadores Muaz Nawaz, Daanyaal Ali e Chirag Shah, da Isaac Newton Academy em Londres, queriam "tornar a detecção de DSTs prejudiciais mais segura do que nunca" sem testes invasivos.

A invenção, com o inteligente nome de S.T.EYE ('eye' significa olho em inglês, e o nome soa como a sigla em inglês para esses tipos de doenças, STI), deu a eles o prêmio principal de inovação em saúde do TeenTech Awards da cidade, que visa promover ciência, engenharia e tecnologia nas escolas. Na competição, grupos de jovens de 11 a 16 anos de idade tentam criar uma "tecnologia para tornar a vida melhor, mais simples ou mais fácil".

TeenTech Awards

Publicidade

As moléculas do preservativo se prendem às bactérias comuns às DSTs, fazendo com que o contraceptivo fluoresça com luz fraca.

"Nós queríamos fazer algo que tornasse a detecção de DSTs prejudiciais mais segura do que jamais antes, para que as pessoas possam tomar ações imediatas na privacidade de seus próprios lares, sem os procedimentos invasivos de médicos", disse Ali, de 14 anos. "Nós estamos certos de que podemos trazer tranquilidade aos usuários e garantir que as pessoas possam ser ainda mais responsáveis do que no passado".

Outros dos principais projetos incluíam um prendedor de cabelo com Wi-Fi que muda de cor com base na roupa e tênis que recarregam eletrônicos.

TeenTech Awards

Os inventores na competição.

Publicidade

O prêmio dos garotos é de £ 1.000 (cerca de R$ 4.800) e uma viagem para o Palácio de Buckingham, onde eles receberão seu prêmio.

É importante observar que os preservativos coloridos ainda estão na fase conceitual. Um porta-voz do TeenTech disse ao Daily Dot que eles "ainda são basicamente um conceito e… não um design finalizado".

NBC / Via reddit.com

Publicidade

É isso aí, garotos!

Veja também