A semana Astral tem um dos encontros mais auspiciosos do ano

Jupiter, o grande benéfico, encontra o Nodo Norte, simbolizador dos nossos propósitos.

Essa semana vamos falar de astros que se movem bem lentamente, então estamos falando de um encontro que pode nos influenciar de forma mais longa, por semanas e meses, e que apenas tem o seu pico agora.

Na verdade, falamos de um astro, Júpiter, e um ponto virtual no céu, chamado Nodo Norte. A Lua e o Sol têm trajetórias diferentes em relação à Terra, mas essas trajetórias se encontram em exatamente dois pontos. Esses pontos foram denominados de Nodos da Lua. Na Astrologia Oriental, a simbologia é um pouco mais rica: o Nodo Norte é chamado de cabeça do dragão (Rahu) e o Nodo Sul de cauda do dragão (Ketu). Esses pontos são bem importantes porque toda vez que uma Lua Nova ou uma Lua Cheia acontece ali perto deles, a gente chama essas Luas de: Eclipses! E como Eclipses são eventos inconscientes e relacionados aos ciclos da nossa jornada, os Nodos representam os opostos dessa mesma jornada: o Nodo Sul é um ponto daquilo que precisamos nos desprender, ficar no passado, enquanto o Nodo Norte representa algo mais material, real, daquilo que devemos aprender, absorver e perseguir.

Nos primeiros dois dias de junho, o Nodo Norte, representador de propósitos – mas também de certos sacrifícios que devem ser feitos para ir adiante – encontra Júpiter, o expansor, o planeta do conhecimento, no signo de Touro. E o que isso significa pra gente? Uma oportunidade de nos reencontramos com nosso propósito possível.

Vejam, Júpiter rege o signo de Sagitário e o signo de Peixes. Lá, em Sagitário, ele quer galopar longe, conhecer, explorar; em Peixes, sonhar, ser empático, unir as pessoas, avançar espiritualmente. Há, sempre um risco de um passo desmedido, de um olhar muito pra frente. O Touro vai puxar o planeta gigante pra realidade, pra aquilo que é possível alcançar e principalmente pra aquilo que precisa ser resolvido antes de avançar, porque está danificando o avanço.

Publicidade

Coletivamente, são tempos em que preços de combustíveis, questões ambientais e de moradia ficam em alta, pois não é possível haver futuro com tanta destruição presente. O último encontro de Júpiter e o Nodo Norte em Touro foi em 1929, o mesmo ano da quebra da bolsa de NY, um dos maiores “acorda, menina!” econômicos da nossa história recente.

Pessoalmente, há uma coisa parecida: uma inquietação pra mudar coisas de trabalho, carreira, o que nos sustenta, em direção a algo mais dentro do nosso propósito recente. Olhar pra onde a gente desviou, onde a gente tá na inércia, e vê onde é possível (ou até necessário) mudar a rota. Mas Touro não se mexe à toa, só se mexe pra onde sabe que vai dar certo. E ainda que ele ganhe um empurrão de Júpiter e fique mais otimista, ele ainda vai olhar, averiguar, ver o que realmente pode ou não perder. E é sobre isso: um empurrão cósmico mas que também não tá pedindo pra gente meter a louca necessariamente.

Isso não vai muito longe da última retrogradação de Mercúrio (também em Touro) e do efeito do último Eclipse Lunar (em Escorpião, oposto a Touro) no que diz respeito especialmente a pensar racionalmente, e deixar coisas pra trás.

Essa conjunção é influenciada por um Mercúrio também em Touro, oposto à Lua em Escorpião, dizendo: é preciso dividir e fazer sacrifícios, sozinho vai demorar muito mais, e é preciso deixar peso morto pra trás. Touro gosta do que agrega, não gosta de coisa oca ou apodrecida. Ao mesmo tempo, é também influenciado por uma Vênus em Câncer, que gosta acima de muita coisa de ser cuidada.

Publicidade

É esperado nesse tempo alguns burnouts, pedidos de demissão sem necessariamente ter pra onde ir (pra quem tiver esse privilégio) pelo simples pensamento coletivo de que excesso de trabalho vai na direção oposta do autocuidado, de ser cuidado. Ser cuidado é poder marcar um jantar qualquer dia da semana sem o trabalho te impedir, é conseguir não ter pesadelo com trabalho. Isso é, inclusive, ser cuidado por nós mesmos. Isso também é tema de agora.

Fiquem atentas nisso, e bora de reflexões por signo! Se souberem, leiam o ascendente!

ÁRIES

É trabalho mesmo a palavra desse trânsito pra você, cara Ariane. Investir, tomar certas decisões mais que necessárias que você anda postergando. Afinal, precisa começar de algum lugar, né, amore? Conseguir colocar um pouco mais nos eixos tudo que anda te sustentando. Talvez o período traga também algum tipo de (re)divisão de dinheiro com alguém.

TOURO

É você, meu amô. Hora de olhar para o espelho da vida e ver aonde foi que a inércia te levou mais do que você deveria ter aceito, e onde você ficou fixa demais a ponto de. de repente, não se reconhecer mais em certos lugares e certas posições. O investimento agora é em alguma coisinha que tê carinho.

GÊMEOS

Por trás até da geminiane mais doida e cheia de ideias, existe ali um fundinho de teimosia, uma coisinha de rancor, alguns “e se” no fundo da mente. Sua chamada nesse trânsito é pra cuidar da cabecinha, e deixar de se distrair com coisas novas, além de deixar pra daqui a pouco o que, na verdade, é o que te atrasa. Bora fazendo, amor, vai dar bom.

CÂNCER

A gente sabe que você já tá sentindo no ar há algum tempo uma renovação no seu ciclo de pessoas. Não mandar todo mundo ir com Deus e trocar tudo, mas sei la, abrir uma nova categoria aí, umas outras pessoas, outros papos, outros roles. Se sentir estimulada de outros jeitos. Investe nisso, aceita rolês novos, procure pessoas que você curte, mas perdeu um pouco do contato.

LEÃO

Esse é um momento bom pra você mostrar seu potencial mesmo, gata, e mais do que isso, reconhecer ele. E ver que se caso você esteja se sentindo meio na síndrome do impostor aí, talvez você apenas esteja gastando energia no lugar errado. Porque você é bem foda. Se não tá no seu 100%, acha um lugar que reconheça ele.

VIRGEM

O último encontro de Júpiter com o Nodo Norte foi justamente em Virgem em 2006. Vale a pena dar uma pensada naquele ano e no agora, e ver se alguma coisa retornou ou desenrolou de alguma maneira. É um trânsito ótimo pra você pensar logicamente, pé no chão, ser eficiente com você mesma.

LIBRA

O que vou falar aqui parece um pouco com algo que já vinha falando: pra você não ser vista como uma pessoa que acumula afazeres, que tá sempre aí pra todo mundo, e sim como alguém proativa, que se resolve, é respeitada, etc. Dê a Cesar o que é de Cesar. O que não é seu, não é seu. E quem você já ajudou e dividiu fardo, tá na hora de dividir também com você.

ESCORPIÃO

É uma posição até bem favorável pra mozões e relacionamentos. Mas é aquela velha história que você já sabe. Hábitos e manias morrem de velhos, mas no seu caso os seus hábitos chatos precisam morrer de jovem mesmo. Fazer um esforcinho aí pra se aproximar mais da caixinha do outro, sem julgamento e autopiedade.

SAGITÁRIO

Seu regente tá lá te chamando pra outros galopes: aquele que você sabe bem onde tá pisando, sem pressa, que você olha em volta, dá aquela organizada, e vai indo de boa, na maciota. Organiza sua rotina, suas coisas, seus exames, bota umas ordens real. Se você foi legal com as pessoas, pode ser que algo de especialmente bom retorne aí pra você.

CAPRICÓRNIO

Caprica anda bem com Touro e Júpiter é bom pra expandir o comedimento da cabra do gelo. A época é bem boa pra investir em você, em filhos, em pet, em coisas prazerosas e de longo prazo: uma casinha nova, uma viagem, até uma mudança. E investir em você SEMPRE vale a pena, caixão não tem gaveta, para de esperar a visita da rainha.

AQUÁRIO

Nos últimos anos, teve uma demanda aí importante em algumas questões de familiares e pessoas super próximas. Agora, essas relações que ficaram, é hora de nutrir, com outra roupagem, outro olhar. O que você escolheu que ficasse, agora traga pra perto mesmo, se permita dividir vulnerabilidades. É ótimo e faz super bem.

PEIXES

Sabe aquele curso, aquele investimento numa talvez transição de vida, aquela vontade de aprender coisas novas pra entender um rumo novo de algum pedaço da sua vida? Júpiter tá aí agora ó, dando esse impulso pra você voar!

Publicidade

Veja também