A seleção feminina de futsal russa causou polêmica ao jogar de véu no Irã

Time disse ter feito isso para "honrar a tradição local".

Publicado por Kassy Cho e Natalya Lobanova

Na semana passada, a seleção feminina de futsal da Rússia viajou até Teerã para jogar um amistoso contra a seleção iraniana.

Durante uma das duas partidas, a seleção russa usou véus para "honrar o código de vestimenta local", de acordo com a mídia local.

No Irã, o uso do véu é obrigatório para as mulheres.

Publicidade

A capitã da seleção russa disse ao jornal Metro News Russia que isso foi um gesto de respeito à cultura local e aos costumes do Irã.

Ela acrescentou que os véus não causaram qualquer desconforto.

Publicidade

A primeira partida terminou empatada em 3 x 3, enquanto as russas venceram o segundo jogo por 5 x 3.

A decisão de usar véus foi polêmica para muita gente. Várias pessoas na rede social russa VK e no Facebook criticaram a decisão do time.

"Elas poderiam ter jogado contra uma tribo de canibais usando uma caveira em vez de uma bola, e depois as vencedoras teriam devorado as perdedoras, em respeito pela cultura. Os selvagens têm suas próprias regras e costumes, por que nossas mulheres deveriam segui-los?!!!"

Publicidade

"Para mim, isso parece prostituição política. Quando iremos começar a respeitar a nós mesmos? Na próxima partida vamos fazer as moças muçulmanas e a nossa equipe jogar no terreno do Kremlin usando kokoshniks (chapéus tradicionais russos)?"

"Essas moças nem conhecem os próprios costumes, mas por algum motivo respeitam os dos outros. Que vergonhoso".

Publicidade

Outros defenderam a seleção.

"Os comentários abaixo parecem cheios de fofocas ignorantes. Isso foi só por respeito às nossas adversárias e suas tradições. Muito bem, meninas!"

"Todo mundo parece ter esquecido que, na Rússia, as mulheres cobriam a cabeça com cachecóis. Se for um cachecol tradicional russo, aí é bom, mas se for um véu muçulmano (usado apenas para mostrar respeito aos costumes de outro país, no qual elas estão de visita), que é exatamente igual, aí é ruim?"

Publicidade

"Por que vocês estão tão incomodados? Já disseram que elas só usaram o véu no segundo jogo, não nos dois. Parece mais um gesto de boa vontade, por respeito às tradições locais, e a torcida gostou disso".

Um porta-voz da Associação Russa de Futsal disse ao Metro News Russia que ambos os países desfrutam de uma "relação profissional muito próxima".

Ele também disse que o Irã é muito importante para a Rússia como um parceiro de treinamento, por ser a principal seleção de futsal na Ásia.

Publicidade

Veja também