A população de tigres aumentou pela primeira vez em 100 anos

Há, atualmente, um número estimado de 3.890 tigres na natureza, informou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Roger Hooper / World Wildlife Fund

Pela primeira vez neste século, o número de tigres na natureza parece ter aumentado.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) informou que pesquisas nacionais recentes apontaram 3.890 tigres, um aumento do número de 3.200 em 2010. O aumento pode estar relacionado, parcialmente, aos métodos de pesquisa aperfeiçoados, disse o grupo, mas as populações de tigres parecem estar crescendo na Índia, Rússia, Nepal e Butão.

"Isso nos dá muita esperança e mostra que podemos salvar as espécies e seus habitats quando os governos, as comunidades locais e os ambientalistas trabalham juntos", disse Marco Lambertini, diretor geral do WWF Internacional, em uma declaração.

Os novos números surgem em um momento no qual líderes na Ásia discutem planos para a conservação de tigres em uma conferência. Em 2010, líderes do governo e ambientalistas estabeleceram a meta de duplicar a população de tigres selvagens até 2022, que será o ano do tigre.

Os apoiadores da iniciativa incluem o ator Leonardo DiCaprio, que fez uma doações de US$ 6.2 milhões para esta campanha através de sua fundação. DiCaprio disse em uma declaração que estava particularmente orgulhoso dos avanços ambientais obtidos no Nepal.

"Estou muito orgulhoso por ver que nossos esforços coletivos começaram a avançar em direção a nossa meta, mas ainda há muito a ser feito", disse ele. "Estou otimista a respeito do que pode ser alcançado quando governos, comunidades, ambientalistas e instituições privadas como a nossa trabalham em conjunto para enfrentar os desafios globais".

Publicidade

WWF

As ameaças aos tigres incluem a perda do habitat da floresta e a caça ilegal. Em 1900, estimou-se que havia 100.000 tigres na natureza. Desde então, os números vieram caindo.

No Camboja, nenhum tigre foi visto na natureza desde 2007. Pela primeira vez, na quarta-feira, oficiais reconheceram que eles estavam "funcionalmente extintos" do país.

Porém, o governo de Camboja, WWF e Wildlife Alliance estão trabalhando para restabelecer os tigres à vida selvagem. Um plano foi aprovado no mês passado para reintroduzir os grandes felinos em uma floresta protegida.

Publicidade

Veja também