A nova comédia romântica da Netflix vai roubar seu coração

"Para Todos os Garotos que Já Amei" faz você lembrar por que comédias românticas existem.

Netflix

Peter (Noah Centineo) e Lara Jean (Lana Condor) trocam olhares em "Para Todos os Garotos que Já Amei".

Uma comédia romântica realmente boa chega a dar borboletas no estômago. Ela captura o poder de um olhar e faz com que o ar entre duas pessoas se transforme em algo tangível, carregado de tensão e energia. Quando uma comédia romântica dessas aparece, chega a ser difícil tirá-la da cabeça – e é por isso que desde o início de julho eu não consigo parar de pensar em "Para Todos os Garotos que Já Amei ". Esse é o tipo de filme que faz você lembrar por que as comédias românticas existem, e por que podem ser tão essenciais.

"É um filme que dá uma sensação de aconchego e intimidade" disse Jenny Han, autora do romance de mesmo nome no qual o filme é baseado. "[Ele faz você querer] sentar no sofá com uma mantinha de crochê, comendo bolachas, tomando chá e ficando de boas em casa."

"Para Todos os Garotos que Já Amei "conta a história de Lara Jean Covey (Lana Condor), uma adolescente reservada que escreve cartas de amor para aqueles que foram suas maiores paixões, mas nunca as envia. Uma dessas paixões é Josh (Israel Broussard), o namorado de sua irmã, Margot (Janel Parrish). Quando alguém manda as cartas de Lara Jean, e elas vão parar nas mãos dos garotos que ele gosta, Lara Jean finge que um deles – Peter, interpretado por Noah Centineo – é seu namorado, numa tentativa de não ter que lidar com sua acidental confissão a Josh. O que vem a seguir é um filme que derrete corações.

Publicidade

Netflix

Peter e Lana fazem um acordo.

O tema do relacionamento falso é adorado por apreciadores de comédias românticas e fanfics há décadas, mas "Para Todos os Garotos que Já Amei" dá uma renovada nele. A Lara Jean de Lana Condor ancora o filme inteiro numa atuação digna de criar uma estrela. "Lara Jean é inteligente, otimista e romântica, mas também muito introvertida e tem uma vida interior muito rica", disse Han. A personagem vive fantasiando, lendo todos os livros de romance que encontra e escrevendo cartas de amor, mas não se permitindo efetivamente vivenciar um romance em sua vida real.

O rosto atento e expressivo de Condor ajudou a dar vida à personagem. Levar personagens tímidos de livros para as telas pode ser difícil: nos romances, os autores podem descrever cuidadosamente os pensamentos do personagem, mas filmes exigem que muita coisa seja comunicada só com um olhar ou algumas linhas de diálogo. Mas com a Lara Jean de Condor, "dava para ver exatamente o que ela estava pensando", disse a diretora do filme, Susan Johnson. Isso ajuda quando a vida amorosa de Lara Jean começa a se desdobrar diante dos seus olhos. De repente, é a própria Lara Jean quem deve decidir se quer continuar brincando na sua própria imaginação ou assumir um papel ativo na própria vida e dessa forma mudar tudo.

Publicidade

"Para Todos os Garotos que Já Amei" tem tudo para se tornar uma daquelas comédias românticas que os fãs fiéis assistem muitas e muitas vezes.

Enquanto isso, o Peter interpretado por Centineo é o protagonista masculino clássico das comédias românticas – cheio de sorrisos bobos e charmosos, cabelo desgrenhado e respostas sagazes, tudo acompanhado da sensação de que ele é realmente um cara legal, que se importa com a garota da qual ele talvez esteja, mais ou menos, secretamente, começando a gostar. "Noah é simplesmente charmoso, do início ao fim, e ele é alguém que expressa seus sentimentos, coisa que eu adoro e é ótima para o personagem" disse Johnson "porque o Peter às vezes é bem reservado, e eu não queria que ele parecesse aquele típico cara meio babaca. Eu queria que fosse vulnerável, e ele interpreta isso muito bem."

Juntos em seu falso romance, Lara Jean e Peter também possuem uma química extraordinária. Cenas inteiras do filme se desenrolam em cima da tensão entre os dois. "Especialmente para comédias românticas, a escolha do elenco é responsável por 90% do [sucesso]", disse Johnson. "Isso já estava bem evidente mesmo antes de começarmos a filmar, Noah, Israel e Lana, e até mesmo [as atrizes que interpretam] as irmãs da Lara Jean, todos tinham um afeto recíproco e genuíno que era único e incrível. Eu acho que isso se reflete na tela." Com um elenco desses, e uma diretora que conhece o gênero, simples momentos de silêncio entre os personagens se transformam em enormes eventos românticos memoráveis. É algo que faz bem pra alma de qualquer fã de comédias românticas.

Publicidade

Netflix

Lara Jean e Josh (Israel Broussard).

"Para Todos os Garotos que Já Amei " envolve você como um abraço de urso. Johnson descreve a história como "alegre, gentil e que te deixa de bom humor, coisa que não vemos o bastante ultimamente". Johnson trabalhou em conjunto com Han durante o processo de produção para garantir que o estilo visual do filme sustentasse isso. As paredes do quarto da Lara Jean são de um azul cerúleo brilhante decoradas com vinhas e flores. A paleta de cores do filme é composta de azuis, verdes e rosas, com toques de laranja e amarelo que fazem tudo ao redor se destacar. O efeito é colorido, caloroso e aconchegante, fazendo você querer se aninhar no mundo e fazer dele o seu.

"Para Todos os Garotos que Já Amei" tem tudo para se tornar uma daquelas comédias românticas que os fãs fiéis assistem muitas e muitas vezes. Está meio pra baixo, precisando melhorar o astral? Precisando lembrar de como é ter aquela sensação de borboletas no estômago que vem com uma nova paixão? Quer se aconchegar no sofá e esquecer todas as notícias terríveis que você leu esta semana? Aperte o play: "Para Todos os Garotos que Já Amei " está esperando por você.


A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.


Veja também:

Por que a série “Insatiable” da Netflix é ofensiva e gordofóbica

Gente, a Netflix lançou uma comédia romântica que é boa de verdade

59 comédias românticas brilhantes que nunca receberam o devido reconhecimento



Publicidade

Veja também