"A Mulher da Casa Abandonada": Mansão de podcast vira "ponto turístico", deixa criador preocupado com reações e gera discussão na web

Moradora do imóvel é foragida do FBI.

A rua Piauí, no rico bairro de Higienópolis, em São Paulo, nunca mais foi a mesma desde 8 de junho, data que o podcast "A Mulher da Casa Abandonada", da Folha, estreou nas plataformas digitais.

Reprodução/Google Maps

O podcast, que já tem quatro episódios disponíveis, é uma criação do jornalista Chico Felitti e conta a história de Margarida Bonetti, moradora de uma mansão pra lá de decadente em uma das regiões mais caras da capital paulista.

Reprodução/Folha

Publicidade

Mas a casa acaba sendo apenas um detalhe da história, já que a mulher que mora ali – ou pelo menos morava há até poucos meses – é foragida FBI, acusada de manter uma empregada em situação análoga à escravidão nos Estados Unidos entre a década de 1970 e a virada dos anos 2000.

Reprodução/Twitter

Esse é um dos poucos registros de Margarida Bonetti existentes na internet.

Com o sucesso do podcast, que está na lista dos mais ouvidos e compartilhados do Spotify diariamente, dezenas de pessoas se concentram dos dois lados da calçada em frente à mansão na rua Piauí.

Arquivo

Publicidade

Outras vão além das fotos e vídeos: sobem no muro e gravam dancinhas para o TikTok, como se a casa fosse um ponto turístico.

No muro da frente, a palavra "escravocrata" foi pichada e ainda permanece como um lembrete de quem é a mulher que se esconde na casa digna de um filme de terror.

Arquivo

Diferentemente do nome da mulher escravizada por Margarida e René Bonetti nos EUA, que teve seu nome escrito e apagado do portão da mansão.

Publicidade

Publicidade

À Folha, Felitti disse ter a preocupação de que a história "escape de forma perigosa para o mundo real". "Eu pediria para as pessoas terem cautela para que um crime não resulte em outros crimes. Vejo com receio a possibilidade de atitudes violentas contra a mulher. Há relatos de pessoas que passam xingando, gritando para ela. Não podemos responder à violência com violência", disse.

No meio de todo esse debate, no último domingo (3) integrantes do Instituto Luisa Mell entraram na casa para resgatar duas cadelas que estavam no local. Os animais, batizados de Evory e Ebony, já foram citados pelo podcast.

Os membros do instituto estavam acompanhados do deputado estadual paulista delegado Bruno Lima (PP).

Publicidade

O sucesso do podcast é tanto que até no Google Maps marcaram a casa, mas com o seguinte nome: "A casa Abandonada de Margarida Bonetti e o Pacto da Branquitude".

Reprodução/Google Maps

Publicidade

Quatro episódios do podcast estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer. Os novos capítulos dessa história entram no ar às quartas-feiras, até 20 de julho.

Veja também