A internet está descobrindo a verdadeira aparência dos anjos da Bíblia e ficando assombrada

"Não temas!"

Sem serem loiros de olhos azuis?

Reprodução

As artes, que são do artista digital Jonas Pfeiffer, fazem parte do projeto "Celestial Beings" onde ele retrata três criaturas, Serafim, Ophan e Querubim. Por serem bastante realistas e assustadoras, as pessoas começaram a questionar de onde vinha a informação de que os anjos poderiam ter essa aparência, bem diferente da imagem eurocêntrica - loira de olhos azuis - retratada pela igreja católica ao longo da história.

Publicidade

Ophaim

Estudiosos da Bíblia destacaram algumas passagens que descreviam os seres celestiais, começando com Ophaim, em Ezequiel 1: 15-21:

"E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos.

O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda.

Elas andavam pelos seus quatro lados; não se viravam quando andavam.

E os seus aros eram tão altos que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor.

E andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas.

Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.

Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas."




Querubim

O Querubim também foi descrito em Ezequiel 1:1-14:

"1. Era o quinto dia do quarto mês do trigésimo ano, e eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus.

2. Foi no quin­to ano do exílio do rei Joaquim, no quinto dia do quarto mês.

3. A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele.

4. Olhei e vi uma tempestade que vinha do norte: uma nuvem imensa, com relâmpagos e faíscas, cercada por uma luz brilhante. O centro do fogo parecia metal reluzente,

5. e no meio do fogo havia quatro vultos que pareciam seres viventes. Na aparência tinham forma de ho­mem,

6. mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas.

7. Suas pernas eram retas; seus pés eram como os de um bezerro e reluziam como bronze polido.

8. De­baixo de suas asas, nos quatro lados, eles tinham mãos humanas. Os quatro tinham rostos e asas,

9. e as suas asas encostavam umas nas outras. Quando se moviam, andavam para a frente e não se viravam.

10. Quanto à aparência dos seus rostos, os quatro tinham rosto de ho­mem, rosto de leão no lado direito, rosto de boi no lado esquerdo e ros­to de águia.

11. Assim eram os seus rostos. Suas asas estavam estendidas para cima; cada um deles tinha duas asas que se encostavam na de outro ser vivente, de um lado e do outro, e duas asas que co­briam os seus corpos.

12. Cada um deles ia sem­pre para a frente. Para onde quer que fosse o Espírito, eles iam e não se viravam quan­do se moviam.

13. Os seres viventes pareciam carvão aceso; eram como tochas. O fogo ia de um lado a outro entre os seres viventes, e do fogo saíam relâmpagos e faíscas.

14. Os seres viventes iam e vinham como relâmpagos."

Publicidade

Serafim

Por último. Jonas recriou também um Serafim seguindo as descrições de Isaías 6:2-8: "

1. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.

2. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.

3. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.

4. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça.

5. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!

6. Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7. e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.

8. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

9. Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

10. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado.

11. Então disse eu: Até quando, Senhor? E respondeu: Até que sejam assoladas as cidades, e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada,

12. e o Senhor tenha removido para longe dela os homens, e sejam muitos os lugares abandonados no meio da terra.

13. Mas se ainda ficar nela a décima parte, tornará a ser consumida, como o terebinto, e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco. A santa semente é o seu toco."


O Serafim também aparece em Apocalipse 4:8, que diz "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir."




Todas as três obras se encontram à venda em NFT.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Veja também