A história do Fernando mostra os perigos da automedicação

Nunca, por motivo nenhum, deixe de ler a bula. E se os sintomas não melhorarem procure um médico!

Quase meio milhão de pessoas compartilharam este relato impactante do Facebook, sobre uma pessoa que exagerou na automedicação e teve consequências graves.

O post completo está aqui.

O Fernando, autor do post, explica que o problema foi o uso "abusivo e contínuo" de um relaxante muscular para aliviar dores.

O Fernando ainda chama a atenção para como é fácil comprar o remédio, que teoricamente só poderia ser vendido com receita.

Publicidade

Além de causar um princípio de infarto, abusar do remédio fez o Fernando perder QUASE TODA a função dos rins.

Ele realmente abusou do medicamento: ele estava tomando UM A CADA QUATRO HORAS.

Publicidade

Na bula do Torsilax, como na de todos os remédios, está indicado com qual frequência e por quanto tempo ele deve ser tomado (em uma média de um a cada 12 horas).

Todas as informações fundamentais sobre qualquer remédio estão sempre na bula, que muitos jogam fora sem ler. E aquela parte sobre sempre procurar seu médico não é só uma formalidade, é sério mesmo!

Mesmo que você tenha jogado fora a bula, é muito fácil ter acesso a ela na internet. Basicamente é só dar um Google no nome do remédio + bula.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), mais de 70% dos brasileiros tem o hábito de se automedicar.

Ou seja: pode ter certeza que o caso do Fernando não é nem o primeiro nem o último!

Veja também:

As complicações na plástica da Camilla Uckers abriram um debate sobre padrão estético

16 coisas para fazer pela sua saúde mental em 2018

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também