A história de Erika mostra como a violência contra a mulher se esconde

Apenas este ano, a cada 4 minutos em média, uma mulher ligou para o 180 denunciando que estava sofrendo violência de seu parceiro.

BuzzShe

A fotógrafa Erika Roger postou em seu Instagram um relato da violência que sofria em seu relacionamento. O post começa com "Por fora? 'Perfeita'; por dentro? Em cacos (na época das fotos)!", com imagens de Erika parecendo estar super bem, típicas de um lindo feed de Instagram.

Erika conta que a primeira foto foi tirada em setembro de 2016, horas antes de ser agredida por seu ex-namorado. "Não foi a primeira nem a última vez que ele me bateu, mas foi com certeza a vez que o rumo da minha vida mudou — naquele dia, fomos parar na delegacia", escreveu.

Erika também narra como não se achava bonita nas fotos da época, porque o namorado sempre a criticava, e que após mais 11 meses conseguiu sair do relacionamento abusivo, que durou dois anos.

Publicidade

O caso de Erika não é raro: apenas em 2018, o Ligue 180 recebeu em média um caso de violência doméstica a cada 3 minutos e 50 segundos, segundo levantamento do G1.

Foram mais de 79 mil denúncias para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência este ano e as notificações mais comuns são de violência física (46,9% das ocorrências) e de violência psicológica (33,3% das ocorrências).

Sim, isso mesmo: apenas este ano, a cada 4 minutos em média, uma mulher ligou para o 180 denunciando que estava sofrendo violência de seu parceiro.

Publicidade

Erika fez um pedido: "Nunca julgue o corpo nem o relacionamento de ninguém, você não tem ideia pelo que a pessoa está passando em casa!"

A fotógrafa também conta que hoje está bem e que sua história fez com que outra mulher que sofreu agressões físicas do mesmo homem entendesse que não era culpada. O ex-namorado de Erika perdeu o emprego na época, mas havia sido recolocado no mercado de trabalho, na agência de uma amiga.

Depois da postagem de Erika, a agência que empregou o ex-namorado dela após as denúcias divulgou uma nota de esclarecimento informando "que não mais mantém qualquer relação profissional" com ele "desde o último dia 08 de agosto de 2018".

Publicidade

Se você está em um relacionamento abusivo ou conhece alguém que está em um relacionamento abusivo, você pode conversar com alguém de sua confiança, ligar para o 180, a Central de Atendimento à Mulher que funciona sete dias por semana e 24 horas por dia, ou procurar uma Delegacia da Mulher.

Veja também:

15 sinais que ajudam a definir um relacionamento abusivo

Veja também