A Gilette fez uma propaganda criticando a masculinidade tóxica e isso levou a um movimento de boicote à marca

A propaganda critica a homofobia, o bullying, o assédio sexual e o mansplaining.

O vídeo aborda questões como homofobia e bullying...

Gillette / Via youtube.com

“Você é um fracassado.”
“Viado!”
“Todo mundo te odeia.”

Publicidade

...assédio sexual e o movimento Me Too...

Gillette / Via youtube.com

“Homens precisam responsabilizar outros homens por suas ações.”

..."mansplaining"...

Gillette / Via youtube.com

“O que ela na verdade quer dizer é que…”

Publicidade

...e cantadas.

Gillette / Via youtube.com

Em uma declaração, a Gillette disse que tem a responsabilidade de "promover versões positivas, acessíveis, abrangentes e saudáveis do que significa ser homem". Esta é a declaração na íntegra:

Trinta anos atrás, lançamos nosso slogan "The Best A Man Can Get" (no Brasil, o slogan foi traduzido como O Melhor Para o Homem).

Desde então, ele tem sido uma mensagem de inspiração, refletindo padrões que muitos homens se esforçam para alcançar.

Mas é só ver o noticiário hoje que fica fácil achar que os homens não estão no seu melhor. Muitos se encontram em uma encruzilhada, presos entre o passado e uma nova era de masculinidade. Embora esteja claro que mudanças são necessárias, onde e como podemos começar a implementar essas mudanças é menos óbvio para muitos. E quando as mudanças necessárias parecem tão monumentais, pode parecer assustador começar. Então vamos realizá-las juntos.

É hora de reconhecer que marcas, como a nossa, exercem influência na cultura. E, como uma empresa que incentiva os homens a serem os melhores, temos a responsabilidade de garantir que estamos promovendo versões positivas, acessíveis, abrangentes e saudáveis do que significa ser homem. Com isso em mente, passamos os últimos meses examinando com atenção nossas mensagens do passado e nossas mensagens futuras, refletindo sobre os tipos de homens e comportamentos que queremos celebrar. Estamos convidando todos os homens a participarem dessa jornada conosco – nos esforçar para sermos melhores, para nos tornarmos melhores e para ajudarmos uns aos outros a sermos melhores.

A partir de hoje, vamos nos comprometer a desafiar ativamente os estereótipos e as expectativas do que significa ser um homem em todos os lugares que a Gillette estiver. Nos anúncios que exibimos, nas imagens que publicamos nas mídias sociais, nas palavras que escolhemos e muito mais.

Como parte da campanha "The Best Men Can Be", a Gillette está se comprometendo a doar US$ 1 milhão por ano pelos próximos três anos para organizações sem fins lucrativos que executam programas nos Estados Unidos destinados a inspirar, educar e ajudar homens de todas as idades a alcançarem as melhores versões de si mesmos e a se tornarem modelos para a próxima geração.

Nosso slogan precisa continuar nos inspirando a melhorar todos os dias e ajudar a criar um novo padrão para os meninos admirarem e para os homens alcançarem… Porque os meninos de hoje são os homens de amanhã.

Todos nós temos muito trabalho a fazer. E isso começa hoje.

Gillette. O Melhor Para O Homem.

Publicidade

Atualmente, o vídeo do Youtube da propaganda tem 233 mil "deslikes".

Gillette / Via youtube.com

Você pode assistir ao anúncio completo aqui:

Essa é a tradução do que está sendo narrado:


[barulho de tv]
Bullying… O movimento Me Too contra o assédio sexual… Masculinidade…

[narrador]
Esse é o melhor que o homem pode ter?
Será?

[mensagens na tela]
ABERRAÇÃO!
Você é um fracassado!
Todo mundo te odeia!
Viado!

[narrador]
Não podemos nos esconder disso.
Isso já vem acontecendo há muito tempo.
Não podemos relevar com uma risada.

[homem na mesa de reunião]
O que eu acho que ela quis dizer é…

[narrador]
Dando sempre as mesmas velhas desculpas…

[pai]
Meninos são assim…

[homens enfileirados]
Meninos são assim…

[narrador]
Mas algo finalmente mudou.

[apresentadora]
Acusações de assédio e abuso sexual…

[narrador]
E não haverá volta.
Porque nós?
Nós acreditamos no melhor do homem.

[Terry Crews]
Homens precisam responsabilizar outros homens.

[homem na festa]
Sorria, linda!

[homem na festa 2]
Qualé?

[narrador]
Só diga a coisa certa.
Para agir da maneira correta.

[homem na entrada na loja]
Isso não é legal, não é legal.

[narrador]
Alguns já estão fazendo isso.
De formas grandes… e pequenas.

[pai com a filha]
Diga: ‘Eu sou forte’

[filha]
Eu sou forte!

[narrador]
Mas alguns não é o suficiente.

[pai na festa]
Não é assim que tratamos os outros, ok?

[pai na rua]
Você está bem?

[narrador]
Porque os meninos assistindo a isso hoje… serão os homens de amanhã.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.