A complicada história envolvendo Letícia Almeida mostra o peso do machismo
Sim, as pessoas julgaram Jonathan pelo ocorrido, mas sua vida seguiu praticamente intocada. Não sabemos se Letícia poderá dizer o mesmo.

Esta semana a internet foi abalada por uma trama um pouco confusa que envolve traição, paternidade e reviravoltas. E, também, muito machismo. Eu vou tentar explicar o rolo de forma fácil de entender:
Esta é a atriz Letícia Almeida, de 22 anos.


Globo/Estevam Avellar
Letícia, Jonathan e os irmãos se conheceram na igreja e ficaram muito amigos. Letícia que teria ajudado a formação do casal Jonathan e Sarah.
Esta semana, Letícia postou em seu Instagram uma foto com sua filha e uma carta aberta ao público, declarando que na verdade o pai da criança é Jonathan – o que todos os envolvidos na situação já sabiam há algum tempo.


Reprodução/Instagram
Basicamente, Letícia e Jonathan ficaram uma noite, enquanto cada um estava comprometido com uma pessoa da família Pôncio, e ela engravidou.
Durante a semana, enquanto as pessoas ainda catavam o cavaco para entender todo o rolo desses jovens, o pai de Saulo e Sarah, o pastor Márcio Matos, resolveu dar declarações para a imprensa. Tipo detalhes íntimos de tudo, mesmo:


Reprodução / Extra / Via extra.globo.com
Enquanto isso, Letícia até saiu do Instagram, assustada com a repercussão. Ela também contou em entrevista ao Extra que foi agredida pelo ex e pela ex-sogra e que denunciou a agressão.


Reprodução/Extra / Via extra.globo.com
"Quando o Saulo postou no Instagram dele que não era o pai verdadeiro, aquilo foi uma bomba. Ele me expôs e expôs mais ainda uma menor de idade", declarou Letícia ao Extra.
Sobre Sarah, a atriz disse que as duas conversaram e que a ex-amiga a perdoou, mas que tudo era, naturalmente, muito dolorido para ela. Letícia também contou como se sente mal por tudo o que aconteceu, e que espera que a filha possa amá-la sabendo desta história.
Estamos falando de pessoas adultas e que tiveram uma relação consensual enquanto eram comprometidas com outras pessoas. Traição é um tema delicado e cada pessoa tem direito a decidir o que considera certo ou errado, perdoável ou não. Mas é importante destacar o quanto o machismo acabou tendo um papel em todo o desenrolar da história.
Por que o nome de Letícia ficou tão marcado, mais do que o dos outros envolvidos?
Por que o ex-namorado precisou expôr uma situação tão delicada no Instagram?
Por que a família Pôncio decidiu expôr detalhes da vida Letícia desta maneira?
Por que, acima de tudo, Jonathan parece ter tido o direito de tocar o barco, mas Letícia não?
O machismo aparece quando uma mulher precisa ser exposta e julgada por um mau comportamento e ter sua vida completamente mudada, enquanto o olhar crítico sobre o homem parece ser apenas superficial.
Sim, as pessoas julgaram Jonathan pelo ocorrido, mas sua vida seguiu praticamente intocada. Não sabemos se Letícia poderá dizer o mesmo.
Veja também:
Veja também

Celebridades reforçaram críticas ao Carrefour depois de um cachorro ser morto por um segurança
Tata Werneck e Luisa Mell se juntaram aos protestos contra o supermercado. Em nota enviada ao BuzzFeed Brasil, o Carrefour reconheceu que houve uma ocorrência "grave" na loja de Osasco e disse aguardar o resultado das investigações para reparar o dano.