A complicada história envolvendo Letícia Almeida mostra o peso do machismo

Sim, as pessoas julgaram Jonathan pelo ocorrido, mas sua vida seguiu praticamente intocada. Não sabemos se Letícia poderá dizer o mesmo.

BuzzShe

Esta semana a internet foi abalada por uma trama um pouco confusa que envolve traição, paternidade e reviravoltas. E, também, muito machismo. Eu vou tentar explicar o rolo de forma fácil de entender:

Esta é a atriz Letícia Almeida, de 22 anos.

Globo/Estevam Avellar

Publicidade

Letícia namorou o cantor Saulo Pôncio por dois anos, com alguns términos e voltas. Em fevereiro Letícia teve uma filha, a Madah. O casal se separou e em junho Saulo divulgou pelo Instagram que não era o pai da Madah.

O post de Saulo não está mais no ar.

Esta é a influencer digital Sarah Pôncio, irmã do Saulo.

Publicidade

Sarah é casada com este cantor, Jonathan Couto, de 24 anos, e eles estão esperando o segundo filho.

Letícia, Jonathan e os irmãos se conheceram na igreja e ficaram muito amigos. Letícia que teria ajudado a formação do casal Jonathan e Sarah.

Publicidade

Esta semana, Letícia postou em seu Instagram uma foto com sua filha e uma carta aberta ao público, declarando que na verdade o pai da criança é Jonathan – o que todos os envolvidos na situação já sabiam há algum tempo.

Reprodução/Instagram

Basicamente, Letícia e Jonathan ficaram uma noite, enquanto cada um estava comprometido com uma pessoa da família Pôncio, e ela engravidou.

Publicidade

Durante a semana, enquanto as pessoas ainda catavam o cavaco para entender todo o rolo desses jovens, o pai de Saulo e Sarah, o pastor Márcio Matos, resolveu dar declarações para a imprensa. Tipo detalhes íntimos de tudo, mesmo:

Reprodução / Extra / Via extra.globo.com

Publicidade

A família Pôncio perdoou Jonathan. O pastor declarou ao Extra, sobre o genro: "Ele é um rapaz de confiança, de bom caráter, prestativo. Não havia motivos para não perdoá-lo". E Sarah escreveu uma longa mensagem no Instagram declarando "Meu marido é um bom homem".

Enquanto isso, Letícia até saiu do Instagram, assustada com a repercussão. Ela também contou em entrevista ao Extra que foi agredida pelo ex e pela ex-sogra e que denunciou a agressão.

Reprodução/Extra / Via extra.globo.com

Publicidade

"Quando o Saulo postou no Instagram dele que não era o pai verdadeiro, aquilo foi uma bomba. Ele me expôs e expôs mais ainda uma menor de idade", declarou Letícia ao Extra.

Sobre Sarah, a atriz disse que as duas conversaram e que a ex-amiga a perdoou, mas que tudo era, naturalmente, muito dolorido para ela. Letícia também contou como se sente mal por tudo o que aconteceu, e que espera que a filha possa amá-la sabendo desta história.

Estamos falando de pessoas adultas e que tiveram uma relação consensual enquanto eram comprometidas com outras pessoas. Traição é um tema delicado e cada pessoa tem direito a decidir o que considera certo ou errado, perdoável ou não. Mas é importante destacar o quanto o machismo acabou tendo um papel em todo o desenrolar da história.

Publicidade

Por que o nome de Letícia ficou tão marcado, mais do que o dos outros envolvidos?

Por que o ex-namorado precisou expôr uma situação tão delicada no Instagram?

Publicidade

Por que a família Pôncio decidiu expôr detalhes da vida Letícia desta maneira?

Por que, acima de tudo, Jonathan parece ter tido o direito de tocar o barco, mas Letícia não?

Publicidade

O machismo aparece quando uma mulher precisa ser exposta e julgada por um mau comportamento e ter sua vida completamente mudada, enquanto o olhar crítico sobre o homem parece ser apenas superficial.

Sim, as pessoas julgaram Jonathan pelo ocorrido, mas sua vida seguiu praticamente intocada. Não sabemos se Letícia poderá dizer o mesmo.

Publicidade

Veja também:

A história de Erika mostra como a violência contra a mulher se esconde

15 sinais que ajudam a definir um relacionamento abusivo

Se você já fez alguma destas coisas, é machismo

Veja também