A Cidade do México colocou um "banco com pênis" no metrô para conscientizar seus passageiros

A campanha, feita em parceria com a ONU, busca conscientizar os homens sobre a "violência sexual que as mulheres sofrem" diariamente no transporte público. Nem todo mundo, no entanto, aprovou a ideia.

A Cidade do México, em parceria com a ONU Mulheres, instalou temporariamente um "banco com pênis" em um vagão do metrô da capital, numa tentativa de conscientizar os homens sobre a violência sexual que as mulheres enfrentam diariamente no transporte público.

A violência sexual contra mulheres no transporte público é um problema mundial, mas vem se tornando particularmente grave na Cidade do México. Em 2014, pesquisas mostraram que a capital tinha sido eleita como a pior do mundo no quesito assédio verbal e físico no transporte público.

Por isso, a cidade lançou uma campanha chamada #NoEsDeHombres para tentar chamar atenção para o problema — e, desta vez, a ação foi voltada diretamente para os homens.

Moldado no formato de um torso masculino, o banco possui um aviso indicando que ele é "exclusivo para homens". Ele foi projetado com o intuito de provocar "desconforto" em quem se sentasse nele.

Publicidade

Um cartaz colocado sob o assento diz: "É desconfortável sentar aqui, mas isso não se compara à violência sexual que as mulheres sofrem em suas viagens diariamente".

Apesar de ser apenas parte da campanha, o banco gerou muita controvérsia nas redes sociais. Algumas pessoas demonstraram sua convicção de que o projeto é "necessário" para combater um problema generalizado.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Apesar de toda a controvérsia, a iniciativa chamou bastante atenção para o problema.

O BuzzFeed México entrou em contato com os organizadores do projeto para que eles comentassem a respeito dele, sem resposta.

Publicidade

Assista ao filme da campanha abaixo:

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também