A Arezzo coloca Jade Picon na campanha de sandálias com "elementos da cultura africana" e ainda fala em "autenticidade e representatividade"

Alguém avisa?

A Arezzo, marca brasileira de sapatos femininos, lançou uma coleção inspirada em seus 50 anos na qual estilistas fazem releituras de calçados icônicos.

E os estilistas Meninos Rei trouxeram uma proposta inspirada "no nosso DNA ancestral, nosso berço, a África", como diz um post da marca no Instagram.

E para divulgar o novo produto, a modelo da campanha é Jade Picon.

No post com a influencer, a marca diz que "os estilistas Meninos Rei trouxeram elementos da cultura africana em cores vibrantes e textura marcante, com a proposta de criar uma sandália que traduza os códigos da marca: ousadia. autenticidade, beleza e representatividade!".

Publicidade

Falar sobre "elementos da cultura africana" e "ousadia, autenticidade, beleza e representatividade", e contratar uma modelo branca para representar isso... sério, Arezzo?

Os post no Instagram da Arezzo, feitos há uma semana, tiveram muitas críticas - que se intensificaram na terça (27).

reprodução

Publicidade

Muitos dos comentários são de pessoas pretas que não se sentiram representadas.

E questionando a escolha de uma modelo branca.

reprodução

Publicidade

No post com Jade no perfil dos Meninos Rei, também há críticas e questionamentos nos comentários.

reprodução

Publicidade

Publicidade

Publicidade

O perfil do Meninos Rei compartilhou um tweet que diz ser "desonesto o que estão fazendo" e que a polêmica "atrai hate" para o trabalho deles - e esclarece que a campanha não é inspirada nas mulheres africanas, e se trata de um convite para repaginar uma coleção dos anos 70.

Procurada pelo BuzzFeed Brasil, a Arezzo, através de sua assessoria de imprensa, disse que "a coleção e campanha não foram construídas com o tema de homenagem a mulheres africanas" e que "em toda a campanha de Arezzo 50 anos estiveram presentes outras mulheres negras".

"A Arezzo convidou 5 novos talentos da moda brasileira para reinterpretar um modelo clássico da marca de cada década. Uma das marcas colaboradoras deste projeto foi a Meninos Rei, dupla de estilistas pretos e baianos, que recriou um dos modelos mais conhecidos da Arezzo, a sandália Anabella, representada em campanha por duas vozes femininas brasileiras - Clara Buarque, atriz e cantora (filha de Carlinhos Brown) e Jade Picon, influenciadora e atriz. A coleção e campanha não foram construídas com o tema de homenagem a mulheres africanas, mas de uma representação dos 50 anos da Arezzo, com o DNA criativo de cada marca participante do projeto. Em toda a campanha de Arezzo 50 anos, estiveram presentes outras mulheres negras, como Sheila Bawar (modelo), Cecilia Chancez (cantora) e Malia (cantora)."

Publicidade

Veja também