A apresentação de "Til It Happens To You" de Lady Gaga foi aplaudida de pé no Oscar

Mas ela perdeu o prêmio de Melhor Música para Sam Smith para o choque de todo mundo.

Publicado por Kate Aurthur e Adam B. Vary

Getty Images

Lady Gaga

Em um dos momentos mais emocionantes do Oscar, Lady Gaga, rodeada por 52 vítimas de violência sexual, cantou "Til It Happens to You", uma música indicada ao Oscar de autoria da cantora e de Diane Warren.

A música apareceu no documentário The Hunting Ground, de Kirby Dick, que aborta da grande polêmica sobre violência sexual nos campi universitários. Antes da cerimônia, "Til It Happens to You" foi considerada a favorita em sua categoria, mas acabou perdendo para a frequentemente ignorada "Writing's on the Wall", de Sam Smith, do filme 007 contra Spectre.

Antes da virada, Gaga foi apresentada pelo Vice-presidente Joe Biden, que foi aplaudido de pé pela plateia. Biden, que abraçou a causa do estupro em universidades, implorou aos espectadores para que eles assumissem o compromisso de respeitar o consentimento sexual no site itsonus.org.

Publicidade

Kevin Winter / Getty Images

Joe Biden apresentando Lady Gaga.

Gaga cantou e tocou piano com sua paixão de sempre. No meio da apresentação, o palco foi ocupado por vítimas de violência sexual, muitas das quais tinham aparecido em The Hunting Ground. Elas cercaram o piano com frases como "NÃO É CULPA SUA" escritas no antebraço. Quando a música acabou, as vítimas levantaram os braços juntas, deram as mãos, e Gaga se juntou a elas.

Quatro dessas vítimas falaram com o BuzzFeed News logo após a música perder o prêmio. Elas disseram que descobriram que participariam da apresentação de Gaga cerca de cinco dias antes e que alguns deles eram americanos, enquanto que outros eram de outros países. Muitos viajaram com o próprio dinheiro para participar, disse uma das mulheres. "Espero que as vítimas que assistiram saibam que não estão sozinhas e que não é culpa delas", disse Annie Clark, uma das mulheres que participou da apresentação. "Há 52 pessoas naquele palco que acreditam nisso."

Durante uma entrevista da ABC no tapete vermelho do Oscar, Gaga falou sobre como esse assunto é importante para ela. "É algo que está profundamente ligado ao meu coração", disse ela. "Eu mesma sou uma vítima; Diane Warren também é uma vítima de violência sexual. Estamos aqui nesta noite, muito gratas à Academia por nos dar este palco mundial para recompensar as vítimas por terem a coragem de se expor."

Publicidade

Kevin Winter / Getty Images

The Hunting Ground estreou no Festival Sundance de Cinema de 2015. O diretor Dick e a produtora Amy Ziering — cujo documentário de 2012 sobre abuso sexual nas forças armadas, A Guerra Invisível, foi indicado a um Oscar — entrevistaram dezenas de alunos de graduação e pós-graduação para seu filme, e se concentraram em alguns casos durante a maior parte do filme. Os cineastas se concentraram especialmente nas ativistas Andrea Pino e Clark, que foram pioneiras no uso do Title IX para induzir investigações por parte do governo federal sobre como faculdades e universidades lidam com alegações de abuso sexual e estupro.

"Til It Happens to You" é a oitava indicação ao Oscar da compositora de sucessos Diane Warren. (Suas outras músicas indicadas incluem "I Don't Want to Miss a Thing", de Armagedom, e "How Do I Live", de Con Air — A Rota da Fuga). O vídeo da música, dirigido por Catherine Hardwicke, teve viralizou imediatamente.

Antes da cerimônia da entrega do Oscar, Gaga também relacionou explicitamente sua apresentação à atual batalha jurídica da cantora Kesha contra a Sony Music e o produtor Dr. Luke, que ela alega tê-la estuprado. Ela twittou, "@kesharose vou estar pensando em você esta noite. Isso não acabou. Vamos estar ao seu lado até que você esteja livre para ter uma vida FELIZ. Todo mundo merece isso."

Depois da apresentação, Kesha twittou,"Obrigada @ladygaga e VP @JoeBiden por chamarem a atenção para a violência sexual no Oscar. Isso tocou fundo em meu coração por motivos óbvios."

Publicidade

Veja também