9 plantinhas para ter em casa e que são super fáceis de cuidar

Atenção: rega e luz mínimas envolvidas.

1. As espadas-de-são-jorge podem sobreviver semanas sem umidade e não precisam de luz solar direta, tornando-as a planta perfeita para aqueles que nunca se lembram de regar.

Karimpard / Getty Images

Existem mais de 70 espécies de espada-de-são-jorge, mas as comuns são a Sansevieria trifasciata (foto acima) e a S. zeylanica.

Como cuidar: espere até que o solo esteja completamente seco antes de regar e não se preocupe em encontrar uma janela com muito sol — elas não precisam de muita luz para florescerem.

2. Os clorofitos podem sobreviver em diversas gamas de luz (embora prefiram a luz solar direta) e crescem na maioria das condições — então, basicamente, você consegue mantê-lo vivo.

Eles são ótimos para os pais de plantas de primeira viagem. Eles podem suportar diferentes tipos de luz e não precisam de horários de rega muito rigorosos.

Como cuidar: para melhores resultados, coloque-os sob luz solar direta (embora eles também sobrevivam sob luz parcial). No verão, regue regularmente, mas diminua no inverno e certifique-se de que eles não fiquem expostos a correntes frias (então, não os coloque na frente do ar-condicionado, se tiver um).

Publicidade

3. As heras-do-diabo (ou jiboias) são difíceis de matar, porque elas curtem o solo seco e conseguem resistir à pouca rega.

Mykeyruna / Getty Images

Assim como as espadas-de-são-jorge, as heras-do-diabo não precisam de muita luz! Elas são ótimas para vasos pendentes e não precisam ser podadas — e crescerão sem parar.

Como cuidar: regue com moderação, apenas quando as folhas parecerem caídas e o solo estiver seco. Se o solo ainda estiver úmido entre as regas, as raízes podem apodrecer. Se as folhas continuamente parecerem tristes depois de regadas, é provável que você tenha que trocar de vaso. Isso significa que as raízes já estão muito grandes para o local atual.

4. As babosas — como você já sabe — têm propriedades medicinais incríveis e são superfáceis de cuidar se você conhece as técnicas adequadas.

citygirlfarmlife / Instagram: @citygirlfarmlife

Ao contrário das mencionadas acima, as babosas precisam de condições específicas para prosperarem. A boa notícia é que, se você conhecer algumas coisas básicas sobre a planta, ela será surpreendentemente fácil de cuidar.

Como cuidar: ao plantar, escolha uma mistura de terra para cactos. As babosas precisam de muita luz, então certifique-se de que fiquem perto de uma janela que receba muito sol. Elas não ficam bem com solo encharcado, por isso é crucial ter um vaso que drene. Ao regar, molhe o solo permitindo que a água escorra e aguarde até que o solo esteja completamente seco antes de regar de novo.

Publicidade

5. As plantas ZZ (Zamioculcas zamiifolia) são basicamente indestrutíveis, pois podem sobreviver a vários ambientes. Se você realmente não consegue manter nada vivo, essa é a planta para você.

Dugwy / Getty Images

Essas plantas têm um brilho que lembra a cera, então são lindas, mas não demandam muita atenção.

Como cuidar: coloque a planta em um local livre da luz solar direta. Elas também crescerão com pouca luz, sendo ótimas para escritórios ou salas sem janelas. Elas ficam melhores quando deixadas quietas, então, se as folhas começarem a amarelar, provavelmente é porque você está regando demais. Dito isso, regue somente quando o solo estiver completamente seco.

6. Os imbés precisam de um pouco de atenção, mas são ótimos para iniciantes pois podem ensinar habilidades básicas do cultivo de plantas.

hverdagsplanter / Instagram: @hverdagsplanter

As folhas dessa planta conseguem dizer exatamente o que precisam (ao contrário de mim — que assume de forma passivo-agressiva que meu namorado entenderá minhas dicas sutis — e da maioria das outras plantas). De qualquer forma, como essa espécie requer mais cuidados do que as outras, é um bom ponto de partida se você estiver querendo aprender sobre plantas.

Como cuidar: mantenha a planta sob luz indireta e certifique-se de que nenhum raio de sol realmente atinja as folhas (elas ficarão amareladas se expostas a muita luz). Você saberá quando for necessário regar quando os primeiros centímetros de solo ficarem secos; simplesmente use seu dedo para medir a secura. Se as folhas parecem caídas, é porque a planta está recebendo muita ou pouca água. A planta vai se recuperar se você tiver um horário de rega regular. Na primavera e no verão, regue com um fertilizante líquido mensalmente, e a cada seis a oito semanas no outono e no inverno.

Publicidade

7. As patas-de-elefante também conseguem tolerar certa negligência.

stupid_egg_interiors / Instagram: @stupid_egg_interiors

As patas-de-elefante fazem parte da família do agave, então são tecnicamente consideradas suculentas.

Como cuidar: as patas-de-elefante prosperam com luz intensa, mas podem sobreviver se ficarem metade do tempo sob pouca luz. Então, no verão, elas ficarão felizes do lado de fora, mas também aceitarão ficar dentro de casa durante o inverno. Regue assim que o solo estiver completamente seco e fertilize duas a três vezes por ano.

8. As peperômias são plantas fáceis de cuidar e ficam lindas em cima de mesas.

Joloei / Getty Images

Existem mais de 1.000 espécies de peperômias, mas existem alguns tipos comuns encontrados em domicílios: Peperomia caperata e P. argyreia (foto acima).

Como cuidar: plante-a em uma mistura de terra e cascalho (ou em um solo de perlita). Isso permitirá que o oxigênio chegue às raízes e mantenha a circulação de ar adequada — a chave para a sobrevivência da planta. Mantenha sob luz média a baixa (elas vão até mesmo crescer sob iluminação fluorescente, sendo plantas perfeitas para escritório). Deixe o solo secar até 12 cm entre as regas.

Publicidade

9. As fitônias (também conhecidas como plantas-mosaico) gostam de umidade, então, se você sabe que exagera na rega, você e essa plantinha se darão muito bem.

Amawasri / Getty Images

Essas belas plantas domésticas são conhecidas por suas folhas desenhadas e você pode encontrá-las em uma variedade de cores, como rosa, branca e verde.

Como cuidar: essas plantas gostam de crescer em solos à base de turfa, que é ideal para manter a umidade, mas não fica superencharcado. Use um vaso com boa drenagem para evitar que as raízes apodreçam. Aguarde o solo secar antes de regar e molhe as folhas no meio, pois elas adoram umidade.

Leia também:

Publicidade

25 plantas que vão te inspirar a ter um jardim dentro de casa

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também