9 personagens da Disney que foram inspirados em pessoas famosas

Alyssa Milano só descobriu que a Ariel de "A Pequena Sereia" havia sido feita à sua imagem e semelhança um ano após o filme ser lançado.

1. Tom Cruise foi a inspiração para a aparência do Aladdin depois que os animadores decidiram abandonar a ideia original de fazê-lo "parecer menos heroico" e menor.

Aladdin sorrindo no filme de animação
Aladdin sorrindo no filme de animação
Tom Cruise sorrindo em um filme
Tom Cruise sorrindo em um filme

Disney, Buena Vista Distribution

Segundo o documentário "Diamond in the Rough: The Making of Aladdin", os animadores originalmente criaram Aladdin como um personagem menor e com uma aparência menos heroica porque queriam "dar a ele um obstáculo real contra o qual lutar". No entanto, Jeffrey Katzenberg, presidente dos Estúdios Walt Disney na época, disse que simplesmente não acreditava que Jasmine fosse se apaixonar por um personagem como ele, dizendo: "Descobri que a personalidade da Jasmine o deixou maravilhado. Não entendo porque ela se interessa por ele. Entendo porque ele se interessa por ela — isso é fácil. Ela é maravilhosa".

O estúdio achou que precisava melhorar a aparência do Aladdin para tornar a história mais plausível e seu relacionamento com Jasmine mais merecido. Finalmente, Katzenberg teve a ideia: "Pessoal, vocês têm a Julia Roberts e o Michael J. Fox. Eles não combinam. Vocês precisam do Tom Cruise e da Julia Roberts. Eles, sim, combinam. Vocês precisam de mais Tom Cruise".

Aqui está uma comparação da evolução da aparência do Aladdin após ganhar algumas das características físicas do Tom Cruise:

Comparação da evolução do Aladdin
Comparação da evolução do Aladdin

Disney / youtube.com

Publicidade

2. Ao criar "A Pequena Sereia", os animadores basearam a aparência da Ariel em uma jovem Alyssa Milano... e ela só ficou sabendo disso um ano após o filme ser lançado.

Ariel em "A Pequena Sereia"
Ariel em "A Pequena Sereia"
Alissa Milano jovem
Alissa Milano jovem

Disney, ABC

Em uma entrevista, Milano contou que nem sabia que a Disney havia modelado Ariel à sua imagem até a convidarem para participar de um especial sobre os bastidores de "A Pequena Sereia" após o filme já não estar mais nos cinemas.

Ela entrou em detalhes sobre como a experiência foi legal (e meio bizarra), dizendo: "Aparentemente, a Disney desenhou o rosto da Ariel a partir de fotos minhas. Pois é. Isso é bem bacana e adorável. Eu não fiquei sabendo disso na época que aconteceu. E aí, acho que um ano depois de o filme ser lançado, me pediram para fazer um especial sobre os bastidores e sobre como ele foi feito. Foi aí que me contaram, o que eu achei bacana".

3. Muito da aparência e da personalidade da Tiana em "A Princesa e o Sapo" foi baseado em Anika Noni Rose, que a dublou e cantou como ela no filme.

Tiana vestida de princesa
Tiana vestida de princesa
Anika Noni Rose em uma entrevista
Anika Noni Rose em uma entrevista

Disney, Disney / youtube.com

Segundo Mark Henn, um dos supervisores de animação da Disney, parte da aparência da Tiana foi baseada em Jaimie Milner, uma estagiária do departamento de pós-produção (até tiraram fotos dela como referência para desenhar o cabelo igualzinho). Mas quando chegou a hora de desenvolver as características mais marcantes e a aparência da personagem, os animadores olharam diretamente para Anika Noni Rose. Por exemplo, deram covinhas à Tiana e a fizeram canhota porque Rose tem covinhas e é canhota.

Publicidade

4. Os abutres em "Mogli - O Menino Lobo" foram inspirados pelos Beatles. Eles também quase dublaram os personagens no filme original em 1967.

Os abutres em "Mogli - O Menino Lobo"
Os abutres em "Mogli - O Menino Lobo"
Os Beatles em um programa de televisão
Os Beatles em um programa de televisão

Disney, Bettmann / Bettmann Archive / Getty

Os Beatles tinham sido escolhidos para dublar os personagens e cantar uma música em "Mogli - O Menino Lobo" (1967), mas segundo os rumores, John Lennon recusou a oferta, dizendo que seria melhor para a Disney contratar Elvis Presley no lugar deles.

O diretor Jon Favreau tentou fazer isso finalmente acontecer com seu remake em live-action de 2016, mas não deu certo: "cheguei a falar em tentar colocar o Paul [McCartney] e o Ringo [Starr] no filme, porque queriam os Beatles no original, mas não consegui colocá-los. Tivemos a ideia tarde demais. Quem sabe se houver uma continuação..."

5. Jessica Rabbit foi inspirada por uma mistura de várias atrizes da Era de Ouro de Hollywood, mas sobretudo por Rita Hayworth.

Jessica Rabbit de vestido vermelho e luvas compridas lilás
Jessica Rabbit de vestido vermelho e luvas compridas lilás
Rita Hayworth jovem
Rita Hayworth jovem

Disney / Touchstone Pictures, Silver Screen Collection / Silver Screen / Getty Images

Richard WIlliams, diretor de animação de "Uma Cilada Para Roger Rabbit", revelou que recebeu a tarefa de criar Jessica Rabbit como "a fantasia masculina definitiva". Como resultado, ele se inspirou em algumas atrizes icônicas da Era de Ouro de Hollywood, dizendo: "Tentei deixá-la parecida com a Rita Hayworth", a quem a imprensa se referia como "A Deusa do Amor" nos anos 1940.

Williams também revelou ter "tirado o cabelo [da Jessica Rabbit] de Veronica Lake, e [Robert] Zemeckis (diretor do filme) continuava dizendo: 'que tal o visual que a Lauren Bacall tinha?'" Basicamente, pegaram inspiração em várias atrizes da era de ouro de Hollywood.

Publicidade

6. Chegar ao visual perfeito para Ursula em "A Pequena Sereia" foi difícil para os animadores, que não ficaram satisfeitos até alguém desenhar uma personagem inspirada na drag queen Divine.

Ursula olhando para a câmera com um olhar maléfico
Ursula olhando para a câmera com um olhar maléfico
Divine em produção completa na capa do álbum
Divine em produção completa na capa do álbum

Disney, Bellaphon Records

Tiveram algumas versões diferentes para a Ursula quando os animadores da Disney começaram a criar a personagem, e uma delas foi "uma arraia inspirada na Joan Collins". Segundo o diretor John Musker, nada parecia dar certo até que Rob Minkoff, um dos animadores do filme, desenhou uma vilã vampiresca que todo mundo concordou que se parecia muito com a Divine".

Divine faleceu em 1988 de cardiomegalia, mas aqueles que a conheciam bem disseram que "ela mesma aceitaria interpretar o papel [de Ursula]". Um de seus melhores amigos, John Waters, concordou, dizendo: "que anti-herói obsceno não adoraria um belo papel desses?" Pat Carroll acabou sendo a dubladora de Ursula.

E para criar movimentos perfeitos para Ursula, a animadora Kathy Zielinski assistiu a "Crepúsculo dos Deuses", de 1950, e estudou os movimentos extravagantes e exagerados de Gloria Swanson como Norma Desmond.

Esboços da animação de Ursula em "A Pequena Sereia"
Esboços da animação de Ursula em "A Pequena Sereia"
Gloria Swanson em "Crepúsculo dos Deuses"
Gloria Swanson em "Crepúsculo dos Deuses"

Disney / youtube.com, Paramount Pictures

Em um especial para televisão de 1989 sobre "A Pequena Sereia", Zielinski detalhou seu processo para animar Ursula, dizendo: "Estudei a maneira como ela se mexia e como ela reagia ao William Holden. Isso ajudou muito. Foi o que me inspirou quando tentei dar vida à personagem".

Publicidade

7. Branca de Neve foi modelada à imagem e semelhança de Hedy Lamarr... e a Mulher-Gato também!

Branca de Neve na animação
Branca de Neve na animação
Foto antiga da Hedy Lamarr
Foto antiga da Hedy Lamarr

Disney, De Carvalho Collection / Getty Images

Hedy Lamarr foi uma atriz MUITO famosa na Era de Ouro de Hollywood, e seu visual inspirou dois personagens marcantes na história da cultura pop: Branca de Neve e Mulher-Gato. Lamarr também foi uma inventora genial que ajudou a desenvolver um sistema de navegação a rádio para torpedos dos Aliados no início da 2ª Guerra Mundial. Essa tecnologia basicamente levou às invenções do Bluetooth, do GPS e do Wi-Fi (se quiser saber mais sobre ela, recomendo assistir a "Bombástica: A História de Hedy Lamarr").

Lamarr também serviu de inspiração parcial para a Mulher-Gato, segundo o cocriador Bob Kane. De certa forma, o ciclo foi completado com Anne Hathaway revelando que, no filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", de 2012, ela também se inspirou em Lamarr para interpretar a Selina Kyle/Mulher-Gato: "Sei que soa estranho, mas a respiração [de Lamarr] é extraordinária. Ela inspira o ar de forma demorada, profunda e lânguida, e expira lentamente. Tem uma cena dela em "Êxtase" dando uma baforada em um cigarro e eu devo ter respirado umas cinco vezes durante uma só expiração dela. Foi assim que eu comecei a trabalhar bastante na minha respiração".

8. Boa parte do visual e dos movimentos do Dr. Facilier em "A Princesa e o Sapo" foi baseada no Michael Jackson e no Usher.

Dr. Facilier, Michael Jackson, e Usher em comparação
Dr. Facilier, Michael Jackson, e Usher em comparação

Disney / Ebony Jet / BBC One

Em um painel, o animador Bruce W. Smith revelou ter tirado elementos de seus atores preferidos para criar o Dr. Facilier, dizendo: "Eu gosto da elasticidade do Jim Carrey. Eu gosto da atuação excelente do Jack Lemmon. Tentei ressaltar muito do que eles trouxeram às telas neste personagem".

Mas em se tratando de animar o personagem, Smith foi inspirado sobretudo por Michael Jackson e Usher: "Conforme comecei a desenhá-lo, percebi que ele tinha que ser bem magro, e que eu teria que conseguir movê-lo por toda a tela. Pensei em caras como Michael Jackson e Usher, e nos movimentos que eles fariam à medida que atravessassem a tela correndo".

Publicidade

Smith também disse que o Dr. Facilier era praticamente o filho bastardo de dois de seus vilões preferidos da Disney: Capitão Gancho e Cruella de Vil. De certa maneira, ele misturou os dois para conseguir a inspiração para a personalidade e a aparência do personagem.

Bruce W. Smith animando Dr. Facilier na sua mesa
Bruce W. Smith animando Dr. Facilier na sua mesa

Disney / youtube.com

Smith pensou em alguns de seus vilões preferidos da Disney para ajudar a criar o Dr. Facilier: "Do catálogo de personagens da Disney, um dos meus preferidos é o Capitão Gancho. O Capitão Gancho é bem engraçado quando age de um jeito assustador, algo que achei importante para esse personagem. Ele tem que ser bem engraçado".

Mas Smith também queria uma certa elegância no Dr. Facilier. Foi aí que ele teve a ideia de também se inspirar na Cruella de Vil: "Ela tem uma certa grandeza — ela é alta, magra e maligna. E eu pensei: certo, que tal se eu misturar os dois? Achei que juntar esses dois personagens seria um ótimo ponto de partida para a criação do Dr. Facilier".

9. E o Gênio de "Aladdin" foi literalmente criado para Robin Williams.

O Gênio na animação  "Aladdin"
O Gênio na animação  "Aladdin"
Robin Williams em uma enrtevista
Robin Williams em uma enrtevista

Disney, Harpo Studios / OWN

Os diretores Ron Clements e John Musker queriam tanto que Robin Williams interpretasse o Gênio que literalmente criaram o papel com ele em mente. Até animaram falas de um de seus antigos álbuns de comédia como se o Gênio as estivesse interpretando para convencer Williams a aceitar o papel.

Eric Goldberg, supervisor de animação do Gênio, disse que o personagem encarnava Robin Williams completamente. De fato, Williams pegou o roteiro e o personalizou, improvisando frequentemente: "Não esperávamos que ele refizesse todas as imitações de famosos da primeira vez que o gravamos, então fizemos uma readaptação. Incorporamos as improvisações do Robin à trama do filme".

Após a morte de Robin Williams em 2014, Goldberg relembrou em lágrimas seu relacionamento com Williams no filme, dizendo: "Ele era um Gênio da vida real. E rapaz, ele realizou nossos desejos mesmo".

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Só quem é um verdadeiro especialista em Disney vai conseguir identificar 10 desses 12 personagens pela boca

Escrito por Kayla Yandoli • há 2 anos

Você sabe dizer quais personagens coadjuvantes da Disney falaram estas frases?

Escrito por Leonora Epstein • há 2 anos

Você consegue encontrar todos estes personagens escondidos da Disney?

Escrito por Tessa Fahey • há um ano

Prove que você é fã da Disney/Pixar identificando estes personagens pelo nariz

Escrito por Matheus Saad • há 2 anos

Publicidade

Veja também