9 dicas para manter o foco

Aplicativos gratuitos que vão te ajudar a manter a cabeça funcionando.

Muita gente está precisando lidar com trabalho remoto pela primeira vez. E todos nós, independente de localização, estamos tendo que lidar com ansiedade e muito nervosismo, o que também atrapalha horrores a concentração no trabalho, nos estudos e atividades rotineiras tipo limpar a casa ou fazer exercícios. Aqui vão algumas dicas e apps pra te ajudar a lidar melhor com isso:

1. Desligue todas as notificações não-essenciais.

Bsd555 / Getty Images

Cada vez que você se distrai com uma notificação, leva vários minutos para voltar ao que estava fazendo. Então se você mantém ligadas notificações como "fulano curtiu sua foto" ou "fulana respondeu ao seu comentário", não é surpresa que não esteja conseguindo fazer nada direito. Pense quais notificações são essenciais pra você, desabilite notificações de grupos de WhatsApp e considere a ideia de desinstalar aplicativos que sugam seu tempo como o Twitter, o Facebook e o Instagram.

Se você precisa de uma ajuda pra isso, o Freedom (iOS, web, gratuito, em inglês) é uma opção.

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2. Use a técnica Pomodoro.

Maria Volkova / Getty Images

Duas horas respondendo emails parece (e é) muita coisa? Tente dividir em pequenos intervalos, se dando recompensas. A ideia aqui é dividir seu tempo em períodos de 25 minutos em que você ficará totalmente focado em uma atividade, com pausas de cinco minutos para respirar, beber água, fazer xixi ou olhar o Twitter.

Como o nome diz, Pomodoro Technique é mais uma técnica do que um aplicativo mesmo, então se você colocar "pomodoro" na App Store ou no Google Play vai encontrar dezenas de apps gratuitos para experimentar. Na verdade você nem precisa de um aplicativo pra isso: o temporizador do celular ou um time normal de cozinha resolve.

3. Considere um aplicativo de listas tipo o Mindly (gratuito, iOS, Android e via web, em inglês)

MindlyApp

A ideia do Mindly é "ter controle sobre seu cérebro", criando listas de afazeres dividida em ciclos, com cores, emojis e ideias co-relacionadas.

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4. Use sons que ajudam a concentrar, como o Noisli (gratuito, via web)

Noisli

O Noisli é um site gratuito que gera ruídos como som ambiente. Simples assim. Faça um cadastro básico com email e configure sua mistura de sons tipo floresta, chuva, ondas ou café cheio de gente.

5. Instale uma extensão de browser para bloquear endereços, como o Stay Focusd (Google Chrome, gratuito)

StayFocusd

Aqui é para quando você precisa levar alguma coisa a sério: essa extensão para Chrome permite que você bloqueie endereços durante o período de tempo. Encontre aqui.

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6. Controle o tempo gasto com um aplicativo como o Moment (iOS, Android, gratuito)

Moment App

Saber quando tempo você gasta em cada coisa é um bom começo para ter um uso mais inteligente do celular. Spoiler: é bem, bem mais do que você imagina, e o resultado pode inclusive ser chocante. O Moment é um dos muitos aplicativos que existem que registram quanto tempo você deixa a tela aberta em cada aplicativo disponível no seu celular, mas o legal dele é que ele traça uma rotina de uso, com gráficos, para que você possa exercer autocontrole.

7. Mantenha registro do que já fez e precisa fazer com um "habit tracker" tipo o Streaks (iOS, gratuito, em português)

Streaks App

Apps tipo "habit tracker", aplicativo de hábito, são melhores amigos de pessoas que tem muitas funções para cumprir ou que estão na batalha contra a procrastinação. A ideia é que você consiga acompanhar o que precisa fazer sem perder de vista o que já alcançou, seja rotina de exercícios, compromisso com alimentação, remédios ou funções domésticas. Um dos mais completos é o Streaks, que pode ser usado com um smart watch e está disponível em 16 línguas. Opção para Android, em português: o Loop.

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8. Estabeleça (e cumpra!) períodos sem conexão com o Forest (iOS, Android, gratuito)

Forest App

Esse é um aplicativo fofinho e super útil que apela para o seu compromisso para com o meio-ambiente. Você coloca um período de tempo e deixa o aplicativo aberto em primeiro plano. Quanto mais tempo ele fica aberto, mais árvores crescem – no seu celular e na vida real, já que o Forest tem uma parceria com a organização “Trees for the Future” (link em inglês), que planta milhares de árvores/ano. Disponível também como uma extensão do Chrome.

9. Lembre de beber água!

Às vezes a incapacidade de concentração pode ser explicada por uma coisa simples: falta de água. Em casa é sempre legal ter um copo ou garrafinha de água perto de onde você está trabalhando, mas levantar a cada meia hora patra tomar um gole e esticar as pernas também é bom. E para provar que não é só você que esquece de beber água, existem vários aplicativos que não passam de timers que mandam notificações para lembrar de se hidratar. O Hydro é um deles e está disponível para iOS e Android em português.

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