9 coisas que você talvez não saiba sobre o Instituto Butantan

Criado para combater a peste bubônica, hoje é referência internacional e abriga uma celebridade peçonhenta.

As notícias falam o tempo todo sobre o Instituto Butantan, que tem produzido diariamente um milhão de doses de Coronavac, a vacina da COVID-19. Além de ser um dos centros de pesquisa mais importantes do mundo, o Butantan trabalha para muito além da pandemia. Por isso, a Débora Lopes e eu criamos este post para te contar algumas curiosidades sobre essa joia da ciência brasileira.

1. O Butantan opera desde 1899.

Primeiras instalações do Butantan.
Primeiras instalações do Butantan.

Reprodução / Via linhatempo.butantan.gov.br,

Em 1899 o Porto de Santos era assolado pela peste bubônica. Por isso, o governo do Estado de São Paulo resolveu comprar a Fazenda Butantan, espaço onde foi criado um laboratório que tinha como objetivo desenvolver um soro contra a peste. As imagens acima mostram umas das primeiras instalações do Instituto, que foi montado em uma área longe dos centros urbanos porque a população da época tinha medo de pegar alguma doença que era estudada por lá.

Publicidade

2. Mas só foi reconhecido como instituição em 1901.

Imagem mostra Bonilha de Toledo, Vital Brazil e Arthur Mendonça.
Imagem mostra Bonilha de Toledo, Vital Brazil e Arthur Mendonça.

Reprodução / Via saopauloinfoco.com.br

Sob o comando de Vital Brazil, que atuava como cientista, imunologista e pesquisador, o Butantan foi oficialmente reconhecido como uma instituição em fevereiro de 1901. Naquela época ele tinha um nome um pouco mais complicado: Instituto Serumtherápico. Na imagem Vital Brazil aparece no centro.

3. Já recebeu visita de um presidente dos Estados Unidos.

Theodore Roosevelt olhando uma cobra com a equipe do Instituto.
Theodore Roosevelt olhando uma cobra com a equipe do Instituto.

Reprodução / Via saopauloinfoco.com.br

Em 1913 o Instituto Butantan recebeu a visita de ninguém menos que Theodore Roosevelt. Na época, o vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos já havia concluído seu mandato. Nesta imagem vemos Roosevelt no centro cercado de funcionários e da sua equipe.

Publicidade

4. O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo.

E também é referência internacional na produção de soros para o tratamento de picadas de animais peçonhentos. Além disso, é um dos principais fornecedores de vacinas do Brasil. Com seus 27 laboratórios, o instituto realiza pesquisas relacionadas à COVID-19 e ainda estuda imunizantes para outras doenças graves como zika e dengue.

5. Lá tem um serpentário, um museu microbiológico e até um macacário!

Dentro do complexo do Instituto Butantan existem quatro museus, além de outras atrações, como um macacário, um serpentário, um reptilário e um parque. Infelizmente, por causa da pandemia do coronavírus, as visitas estão suspensas.

Publicidade

6. A famosa Naja de Brasília mora no Instituto Butantan.

Em julho de 2020, o estudante de medicina veterinária Pedro Henrique Krambeck Lehmkuhl, de 22 anos, foi picado por uma cobra naja que ele mantinha ilegalmente e acabou internado em estado grave. O animal é conhecido como um dos mais peçonhentos do mundo. Na época, os médicos e a família de Pedro Henrique tiveram de solicitar o soro contra o veneno para o Instituto Butantan, o único lugar do país que tinha o antídoto. Pedro se recuperou, mas foi indiciado por suspeita de tráfico de animais por ter em casa outras 18 serpentes. Já a cobra acabou ficando no Instituto. Ela é conhecida como naja-de-monóculo (Naja kaouthia) e vem da Ásia. Bonitinha, né?

7. Um incêndio no Instituto Butantan destruiu o maior acervo de serpentes do mundo.

Imagem do acervo queimado.
Imagem do acervo queimado.

Estadão / Via ciencia.estadao.com.br

Em maio de 2010, o Prédio das Coleções foi atingindo por um incêndio devastador que destruiu meio milhão de exemplares de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais. Dentre as perdas haviam espécies raras e em extinção que ainda nem tinham sido classificadas. Três anos depois, o prédio foi reinaugurado sob protestos dos funcionários direcionados ao então governador do estado Geraldo Alckmin. A principal reclamação era de que outras unidades do Butantan também apresentavam problemas estruturais e falhas nos sistemas de segurança.

Publicidade

8. O Butantan aceita doações de animais peçonhentos, vivos ou mortos.

Boa parte dos animais que estão no Instituto foram doados e servem para estudos e para a produção de soros antivenenos. São serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, carrapatos e insetos que podem ser doados seguindo todos os protocolos de segurança e transporte. Não vai colocar o bicho em qualquer caixa e levar lá, hein? No site tem todas as recomendações necessárias. Ah, e vale lembrar que capturar ou manter animais selvagens em cativeiro é crime!

9. O Instituto Butantan tem um site só pra falar sobre a Coronavac!

Imagem do site.
Imagem do site.

Reprodução / Via vacinacovid.butantan.gov.br

Em tempos de fake news, o Instituto criou uma página oficial pra esclarecer todas as dúvidas sobre a vacina que está produzindo junto com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. A página alerta também sobre o falso recrutamento de voluntários. Portanto, quando tiver alguma dúvida, é só acessar o site!

Publicidade

Veja também