9 coisas que mães solo gostariam de te falar

Mães solo são as que criam os filhos sozinhas (ou praticamente sozinhas).

Todas as imagens deste post são da página Mãe Solo, uma página sobre desromantização, revelação de direitos e verdades sobre a maternidade, mas não há vinculo do conteúdo deste post com a página. As frases deste post formam escutadas de outras mães solo reais.

1. Um termo melhor para chamar uma "mãe solteira" que cria os filhos sozinha (ou praticamente sozinha) é "mãe solo".

"Mãe solteira" acaba por destacar mais o fato de ela não estar mais em um relacionamento como uma característica mais importante do que o fato estar lidando com a maior parte da responsabilidade de criar um filho.

Publicidade

2. Mães não são criaturas imaculadas, puras e santas.

A essa altura você deveria saber que não foi a cegonha que te trouxe e que toda mãe já fez sexo. Mães - com exceção de alguma condição fisiológica - continuam tendo desejos e vontades, igualzinho a qualquer pessoa. Inclusive a sua!

3. Uma mãe solo não é uma mulher que não se cuidou.

Quase todo mundo já vacilou na hora de se proteger em uma transa. Para algumas pessoas nada muda, mas outras acabam por ter uma das experiências mais transformadoras que existem. Algumas mães não imaginavam que a maternidade iria virar solo. Às vezes, acaba o amor entre os pais. E ninguém vira uma pessoa descuidada por causa disso.

Publicidade

4. E é tão boa mãe quanto qualquer outra mãe.

O estado civil não diz nada sobre a capacidade de uma mulher ser uma boa mãe. Mas pode dizer um pouco sobre sua capacidade em jogar em cima da mulher a expectativa de que toda mãe deve ser uma entidade perfeita e sobrenatural.

5. Não leve para o lado pessoal se uma mãe solo não falar de cara sobre o(s) filho(s) dela.

Quando você acaba de conhecer uma pessoa você fala sobre a sua mãe ou sua saúde financeira? São coisas que são muito importantes na vida de qualquer um, mas, a depender do quanto você conhece, o grau de intimidade, é uma informação que não diz respeito a todo mundo.

Publicidade

6. Uma mãe solo não é uma "foda fácil", nem está desesperada por um relacionamento.

Há mulheres que querem relacionamentos e outras que querem só algo casual. Algumas dessas mulheres têm filhos e outras não. O importante é lembrar que o fato de ser mãe não diz sobre o que uma mulher quer de um relacionamento, mas o que você acha disso diz um pouco sobre os seus preconceitos.

7. E, por favor, pare achar que elas estão procurando um pai para seu(s) filho(s).

Por mais que a maternidade solo não seja fácil, uma mãe solo dificilmente vai querer que um príncipe em um cavalo branco venha e assuma o papel de pai para o filho dela. Primeiro porque príncipes encantados não existem, segundo, como a experiência ensinou, sempre existe a preocupação de proteger os filhos de qualquer vínculo que pode se quebrar, e, terceiro, porque esse filho provavelmente já tem um pai.

Publicidade

8. Parem de glorificar de pé o pai que não faz mais do que sua obrigação.

Toda ajuda é bem-vinda, claro, mas parceria é uma coisa bem diferente. Ser pai não é só pagar a pensão em dia, ser pai não é só pegar o filho aos finais de semana, ser pai não é só postar fotos acompanhadas de textos lindos nas redes sociais, ser pai é DIVIDIR IGUALMENTE a criação da mesma forma que pai e mãe foram responsáveis por gerar uma vida. Não joguem confete para qualquer coisa que um pai na média faça aos finais de semana porque isso é bolinho na comparação com as responsabilidades e pressões que uma mãe solo sofre todos os dias.

9. E de crucificar qualquer coisa que uma mãe solo faça por ela não ser uma mãe de propaganda de margarina.

Não é ok que na balança as responsabilidades de criar um filho sempre sejam mais pesadas para o lado da mãe, muito menos cobrar da mãe solo um estilo de vida igual ao de uma mulher que pode contar com a parceria do pai da criança.

Aliás, não é ok cobrar um estilo de vida de ninguém, cada pessoa terá sua individualidade inclusive na hora de criar seus filhos e nenhuma é melhor e pior, é apenas o estilo da pessoa.

Não pergunte "quem ficou com a criança", não passe para frente a crença que o homem ser um pai ausente é "assim mesmo". Se as responsabilidades deveriam ser dividas igualmente porque um pai solo não será cobrado da mesma maneira que uma mãe solo?

Publicidade

Veja também:

Estes anúncios mostram a realidade de ser mãe no mercado de trabalho

15 coisas da relação entre mãe e filha que ninguém te conta

As 16 piores frases que você pode dizer para as mães

Veja também