Listamos as diferenças entre personagens femininas que foram escritas por mulheres e por homens

A diferença é gritante!

BuzzShe

Os memes sobre personagens mulheres escritas por homens vêm ganhando mais espaço nas redes sociais, com algumas comparações hilárias e comentários importantes. Nós separamos algumas personagens que foram escritas por mulheres e e outras que foram escritas por homens para evidenciar como mulheres são vistas pela nossa sociedade atual.

Aviso: menções de abuso, estupro e gravidez.

1. Dominika em "Operação Red Sparrow" foi claramente escrita por um homem.

Jennifer Lawrence as "Sparrow"
Jennifer Lawrence as "Sparrow"

20th Century Fox

"Operação Red Sparrow" é um filme de 2018 escrito por Justin Haythe e inspirado pelo romance de Jason Matthews. A história narra uma espiã russa que usa o sexo como ferramenta para obter segredos e informações durante a Guerra Fria. Supostamente, para se tornar mais forte, ela passa por uma série de violências, físicas e sexuais. Este "treinamento" visa libertá-la. Vamos falar o óbvio: violência sexual não é libertadora. É traumatizante.

Publicidade

2. Mas Aimee, de "Sex Education", foi claramente escrita por uma mulher.

Courtesy Netflix

A série foi criada por Laurie Nunn e está repleta de mulheres incríveis e muito bem escritas, como Aimee. A narrativa nas temporadas 2 e 3, onde Aimee lida com o abuso sexual que sofreu, é extremamente realista.

3. As mulheres em "The Big Bang Theory" são muito mal escritas – por homens, é claro.

CBS / Via tenor.com

A maioria das mulheres na série foram escritas de forma péssima. Para começo de conversa, a narrativa toda da Penny envolve tirar o Leonard de sua zona de conforto. Ao longo da série, ela deixa claro que não quer ter filhos, mas no episódio final, é revelado que ela está grávida e feliz. Isso é muito espelhado na nossa sociedade, que insiste em dizer que mulheres que não querem ter filhos vão acabar mudando de ideia. A mesma coisa acontece com a Bernadette. E também com Amy – uma mulher inteligente e independente – é representada como uma louca por sexo.

Publicidade

4. "Orange Is the New Black" foi criado por uma mulher.

Piper sitting in an airplane in orange overalls
Piper sitting in an airplane in orange overalls

Netflix

A série foi criada por Jenji Kohan e tem várias personagens muito bem desenvolvidas, com relacionamentos e amizades bem escritas. As personagens são independentes e cada uma possui sua própria backstory (um passado próprio).


5. Bethany, de "Jumanji 2", é a prova de que homens não entendem nada sobre mulheres e seus peitos.

Columbia Pictures / Via tenor.com

"Jumanji 2" foi co-escrito por Chris McKenna, Erik Sommers, Scott Rosenberg, e Jeff Pinkner.

Na cena onde Bethany consegue seu corpo de novo, ela agarra seus peitos e diz: "senti saudades!" Um recado para escritores homens, nós não somos tão obcecadas por nossos peitos quanto vocês pensam.

Publicidade

6. "O Quarto de Jack" foi criado por mulheres e conta com uma personagem incrível.

The mother hugging the child
The mother hugging the child

Courtesy Everett Collection / Everett Collection / Everett Collection

"O Quarto de Jack", escrito por Emma Donoghue, conta a história de uma mulher que foi mantida em cativeiro e teve um filho enquanto estava presa. O filme lida com as emoções de uma mãe de forma realista e aborda questões como abuso sexual, a busca por ajuda, responsabilidade materna e processos de reabilitação.

7. As mulheres em "Fullmetal Alchemist" foram escritas por uma mulher.

Bones / Via tenor.com

"Fullmetal Alchemist" é baseado no mangá de mesmo nome escrito por Hiromu Arakawa.

A história segue as aventuras de dois irmãos, Edward e Alphonse Elric, em sua busca pela Pedra Filosofal. Apesar dos personagens principais serem homens, o anime conta com personagens mulheres muito bem escritas, como Winry Rockbell e Nina Tucker, que têm suas próprias narrativas.

Publicidade

8. Por outro lado, Karin Uzumaki, em "Naruto", foi escrita por um homem.

Pierrot / Via tenor.com

Masashi Kishimoto escreveu a Karin de forma completamente centrada no Sasuke. Está é uma thread no Reddit que explica como e por que Karin Uzumaki é mal escrita.

9. Arlequina em "O Esquadrão Suicida" foi escrita por um homem...

Harley Quinn in The Suicide Squad
Harley Quinn in The Suicide Squad

DC Films

Arlequina em "O Esquadrão Suicida", escrito e dirigido por James Gunn, aparece vestida com roupas super curtas que definitivamente não a preparam para o combate.


Publicidade

10. ...e a mesma personagem, em "Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa", foi escrita por uma mulher.

Harley in Birds of Prey
Harley in Birds of Prey

DC Films

Em "Aves de Rapina", escrito por Christina Hodson e dirigido por Cathy Yan, Arlequina usa roupas mais largas e tênis. Até seu penteado é mais apropriado para as cenas de combate.

11. As mulheres em "Spring Breakers: Garotas Perigosas", como Candy e Faith, são tão mal escritas que eu chego a sentir vergonha alheia pelo roteirista.

Warner Bros. / Via tenor.com

A maioria das personagens neste filme foram escritas por Harmony Korine. Em uma das cenas, a personagem da Vanessa Hudgen, Candy, diz: "Ver todo esse dinheiro deixa minha b*ceta molhada." Sério, gente...

Publicidade

12. As mulheres em "Jane, a Virgem" foram 100% escritas por uma mulher.

Jane, Xiomara, and Abuela sitting with matching coffee mugs in their hands and smiling with tears in their eyes
Jane, Xiomara, and Abuela sitting with matching coffee mugs in their hands and smiling with tears in their eyes

The CW / Netflix

A série foi criada por Jennie Snyder Urman, e conta com personagens muito amáveis. "Jane, a Virgem" aborda gravidez, amizades femininas, relações entre mãe e filha, inveja feminina e relacionamentos LGBTQI+. No geral, uma série perfeita.

13. Nem precisamos dizer que a cena do parto em "Nove Meses" foi escrita por um homem.

"Nove Meses", filme escrito e dirigido por Chris Columbus, conta com uma das cenas mais absurdas e irreais que já vi. A personagem da Julianne Moore, Rebecca Taylor-Faulkner, grita e geme sem interrupções durante a cena toda, sem nem sequer uma pausa entre suas contrações.


Publicidade

14. Em contrapartida, a cena de parto em "Olha Quem Está Falando" é perfeita.

No filme escrito e dirigido por Amy Heckerling, a cena de parto em "Olha Quem Está Falando" foi claramente escrita por alguém que já passou pelo processo. Na cena, a personagem de Kirstie Alley, Mollie, pede remédios para ajudar com a dor.

15. Jenny, em "Forrest Gump", meio que só está por ali no filme.

The Tisch Company / Via tenor.com

Escrito e dirigido por Eric Roth, a personagem Jenny é a clássica "garota adorável dos sonhos." Segundo Nathan Rabin, estas mulheres "apenas existem nas imaginações de escritores-diretores ara ensinar garotos complicados a abraçar a vida e seus mistérios." Neste caso, Jenny está no filme para tornar Forrest uma pessoa melhor.


Publicidade

16. Por último, Iris e Amanda, em "O Amor Não Tira Férias", foram claramente escritas por uma mulher.

Iris and Amanda looking down
Iris and Amanda looking down

Columbia Pictures

O filme foi escrito e dirigido por Nancy Meyers e conta com as personagens Iris e Amanda, interpretadas por Kate Winslet e Cameron Diaz. Ambas são muito bem escritas e se destacam dos protagonistas masculinos.

Quais outros exemplos você adicionaria à lista? Conta pra gente nas redes sociais.

Publicidade

Veja também