8 coisas super simples que ajudam a manter as amizades à distância

O que é uma amizade sem piadas internas?

1. Não deixar morrer os velhos hábitos que formaram a amizade, mesmo à distância.

BuzzFeed

Se não dá para chamar seu melhor amigo para o bar – pois ele está a alguns milhares de quilômetros de você – que tal abrir uma cervejinha juntos na hora de conversar no Skype, ou então passar um café? Seguir fazendo outras coisas que definem a amizade entre vocês ajuda a se sentirem próximos, como telefonar só para ficar comentando o final de The Walking Dead, ou acompanharem juntos um jogo de futebol com o WhatsApp ligado, cada um no seu fuso horário.

2. Jogar papo fora e matar a curiosidade sobre o que acontece enquanto você está longe.

BuzzFeed

Mesmo que vocês troquem várias mensagens no grupo de WhatsApp ou no Facebook, é muito legal conseguir bater um papo sem hora para terminar. Cobrir todos os assuntos, das maiores dúvidas existenciais até o meme da semana. Contar quem tá pegando quem, se abriu algum bar novo na cidade e se o vizinho continua o chato de sempre. Chega uma hora em que parece que a distância desaparece e é como se estivessem conversando na mesma sala, mesmo.

Publicidade

3. Amizade é para sempre, como uma tatuagem. Então por que não fazer uma?

Gustavo Panichi / Instagram

Se vocês gostam de tatuagens e têm vontade de fazer uma, pode ser emocionante escolher um desenho que simbolize a amizade entre vocês. Os gaúchos Mariana Mancia, 34 anos, Gustavo Panichi, 31 e Matheus Trevisan, 28, contam que durante uma época estiveram morando cada um em uma cidade ou país diferentes. “Dai a gente fez uma tatuagem de brothers, um triângulo, pra se obrigar a nunca perder o contato e a amizade. E sempre que a gente consegue se ver pessoalmente rola uma foto das tattoos”, diz Gustavo.

4. São as pequenas coisas que dão a liga no dia a dia.

Só porque vocês moram longe não significa que vocês precisem conversar apenas sobre os grandes temas da vida. Para muitos, o mais gostoso da amizade é justamente aquele monte de piadinhas sem noção que a gente faz sem pensar. Mandar um gif com hamsters ou a última façanha da Carreta Furacão pode fazer vocês se sentirem como se fossem se ver dali a dez minutos. “O foda mesmo na relação à distância é manter o dia a dia. Então falar dos detalhes, tirar fotos, contar tudo uma para a outra é muito importante” pondera Carla Said, 33 anos, carioca radicada em São Paulo que também tem uma tatuagem em comum com a amiga Tainah Sakatsume, que mora no Rio.

Publicidade

5. O que é uma amizade sem piadas internas?

“Eu e uma amiga temos a mania de sempre chamar uma à outra de gata. Quando passei um ano em Portugal, gata se tornou ‘gacta’, e a gente se mandava mensagens sem motivo nenhum dizendo “oi gacta”, conta Melina Tamelini, publicitária de 30 anos. Mandar uma foto de algo que seu amigo gosta – um cachorro, um livro, um grafite – ganha uma dimensão muito maior quando se está longe. A pessoa sabe que mesmo em um contexto totalmente diferente do usual, a amizade entre vocês é a primeira coisa que veio à sua cabeça.

6. Fazer planos juntos, e colocá-los em prática, consolida as amizades.

Se você, ou seu melhor amigo ou amiga, não está só passando um tempo longe mas construiu uma vida em outro lugar, conseguir se ver é um acontecimento, mas dá para pensar a longo prazo, por exemplo planejando uma viagem. Pode ser uma visita à cidade onde o outro mora, pode ser juntando a turma ou um encontro só dos mais próximos, que vai criar muitas novas lembranças e renovar os laços entre vocês.

Publicidade

7. Aproveite a tecnologia para encontrar seu jeito preferido de manter contato.

Você pode mandar um vídeo no Snapchat só para seus amigos verem o tamanho do hamburguer com bacon que você está comendo, ou a festa que está boa mas seria melhor ainda com todo mundo lá. Nem sempre foi assim, como conta o estudante Caio Lima, 25 anos: “Morei fora em 2008 e perdi contato com muitos amigos porque não tinha smartphone. Hoje uso bastante o FaceTime”. Quando o fuso horário ou o tempo disponível dificulta ficar horas em uma ligação de vídeo, você pode contar sua vida aos poucos dessa forma.

8. Cada um no seu tempo, sem pressões, afinal entre amigos isso não é necessário.

A amizade à distância é mais legal quando não tem cobrança, e os dois sabem que não vão se perder de vista mesmo que seja difícil se falar sempre. “Tenho uma amiga que está viajando pelo mundo há alguns anos. Além de nos falarmos pelo Skype, sempre mantivemos contato através dos cartões postais que ela me manda de todo lugar. Nossas conversas não têm regras de periodicidade, pois ela nem sempre tem internet disponível”, conta Mariana Lima, 26 anos, produtora. “Mas a gente sempre encerra nossas comunicações com a frase ‘wish you were here’!’”.

Publicidade

Veja também:

16 ideias simples que vão fazer a diferença nas suas amizades

20 coisas que só quem é amigo de verdade faz

Veja também