8 coisas simples que você pode fazer pelo feminismo

Faça de 2018 o ano da promoção da igualdade.

1. Leia, assista e ouça mais mulheres.

Pexels

Tente fazer com que pelo menos metade dos livros que você for ler neste ano tenham sido escritos por mulheres. A mesma coisa com filmes e shows que você for ver.

2. Diga "não" com mais frequência.

Pexels

Nós, mulheres, tendemos a assumir uma enorme quantidade de trabalho emocional: ouvimos pacientemente nossos amigos e seus problemas, assumimos o papel de "babá" em quase todas as situações e, em geral, monitoramos constantemente situações sociais para que todos se sintam confortáveis e não ameaçados por nossas opiniões/sentimentos/corpos.

Que tal neste ano parar de fazer disso um padrão e focar em fazer as coisas que realmente queremos fazer?

O dia é curto e, se não priorizarmos o que achamos realmente importante, estaremos gastando nossa valiosa energia em coisas que não precisam ou nem merecem esse esforço.

Publicidade

3. Faça as pazes com seu corpo.

Pexels

Faça as pazes com o seu corpo e o trate como você trataria sua melhor amiga. Não é uma máquina perfeita, mas é sua máquina.

4. Passe mais tempo com as mulheres da sua vida.

Pexels

Dedique mais tempo às amigas e às mulheres da sua vida. Tire aquela viagem em grupo do papel e tenta vê-las pelo menos uma vez por semana. Ao se cercar de garotas, você estará garantindo um ano incrível.

Publicidade

5. Apoie outras mulheres do seu ambiente de trabalho.

Pexels

Mesmo se você não estiver em uma posição de liderança, reconheça e valorize o trabalho das mulheres ao seu redor. Lembre-se: as outras mulheres não estão competindo com você, elas são suas aliadas.

6. Promova pequenas mudanças.

Pexels

Não vamos derrubar o patriarcado de uma só vez, mas talvez haja algumas coisas que você possa fazer já, como pedir um aumento se você tem um colega homem que tem exatamente seu cargo, mas ganha mais do que você, passar a colaborar mais com outras mulheres no trabalho ou exigir que seu escritório forneça absorventes no banheiro para as funcionárias.

O bom é que há um milhão de maneiras de pressionar por mudanças e tudo o que você precisa fazer para começar é escolher uma.

Publicidade

7. Faça sua voz ser ouvida.

Pexels

Faça sua voz ser ouvida. Defenda sua causa e entenda seu papel na defesa da causa de outras mulheres. Seja por risco financeiro, físico ou pessoal, muitas mulheres em todo o mundo são silenciadas e não conseguem militar por suas causas.

8. Aceite que não existe "a feminista perfeita" e use isso como uma razão para se educar constantemente.

Pexels

Não podemos ser feministas e só prestar atenção às necessidades das mulheres brancas e ricas, deixando para trás as necessidades das mulheres em situação econômica desfavorável, das mulheres negras ou das mulheres trans.

Ou seja, não podemos ser feministas sem nos educarmos constantemente para um mundo realmente igualitário.

Publicidade

Veja também:

20 coisas chocantes que as feministas andam fazendo

11 coisas bem simples que os homens podem fazer pelo feminismo

16 tipos de homens "feministas" que precisam parar

16 coisas que não te fazem menos feminista

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em espanhol) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também