8 coisas que você não sabia sobre Brasília

O projeto da cidade tem o formato de uma borboleta e não de um avião. E ah, tem jacaré no lago Paranoá, viu?

1. A bandeira do Brasil que está hasteada na praça dos três poderes provavelmente é maior do que seu apartamento.

José Cruz/ABr

Segundo o Guiness Book, o livro dos recordes, ela mede 286m² e é a maior bandeira hasteada do mundo. O tamanho é maior do que grande parte dos apartamentos do Plano Piloto.

2. Existiu um projeto chamado "Onda Verde", que dava aos motoristas a possibilidade de cruzar a principal via da cidade com todos os sinais abertos.

Desde que eles respeitassem o limite de velocidade da via (60 km/h) e o trânsito estivesse livre, era possível atravessar a W3 inteira. Mas o projeto foi descontinuado em 2012 por prejudicar o tráfego nas vias arteriais.

Publicidade

3. Brasília deve ser a única cidade do mundo na qual os bombeiros correm para colocar fogo em alguma coisa.

A tocha do Panteão da Pátria, monumento em homenagem a Tancredo Neves, fica acesa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas quando apaga, os bombeiros correm para acendê-la.

4. Tem jacaré no lago Paranoá.

O bichinho aí em cima é jacaré tinga, nativo do lago Paranoá. A espécie já foi alvo de estudos em Brasília. Além disso, vivem no lago capivaras, cobras e várias espécies de aves aquáticas, além de outros animais.

Publicidade

5. 52,4% da população empregada de Brasília está no setor privado.

Bento Viana

Enquanto 22,3% da população empregada está no setor público.

6. O Parque da Cidade é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e é maior até do que o Central Park, em NY.

O parque de Brasília tem 420 hectares, mais do que os 320 do parque de Nova York. Alguns sites consideram o Parque da Cidade não só um dos maiores, como o maior do mundo.

Publicidade

7. Fica em Brasília o maior lixão de toda a América Latina.

No arredores do lixão da Estrutural vivem cerca de 12 mil famílias. O lixão fica pouco mais de 15 km do Palácio do Planalto.

8. Lúcio Costa teria desenhado Brasília em formato de borboleta, e não de um avião.

Google Earth,

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural, Jarbas Marques, disse Lúcio Costa defendia que o projeto de Brasília era mesmo uma borboleta. Disse que "as duas asas são bem mais largas que uma asa de avião". Vários outros sites defendem a tese de que Lúcio Costa teria dito que Brasília era uma borboleta, embora hoje em dia o formato tenha ficado popularmente conhecido como o de um avião.

Publicidade

Veja também