7 sinais de que a eleição de 2018 é a mais antecipada dos últimos tempos

Só para lembrar: ainda estamos em 2015.

1. Ainda estamos no meio de 2015, mas já temos pesquisa Ibope sobre quem venceria as eleições em 2018.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda faltam mais de três anos para o início da campanha presidencial de 2018, mas já sabemos que Aécio venceria Lula no segundo turno.

Publicidade

2. Mesmo no meio de 2014, antes da reeleição de Dilma Rousseff, já se falava em 2018: o vice Michel Temer (PMDB-SP) cravou em maio que o PMDB teria candidato próprio.

Em outubro ele ainda estava no meio da campanha política quando repetiu que seu partido não se contentaria com a cadeira de vice em 2018.

3. Neste ano o próprio nome de Temer, que além de vice-presidente é responsável pela articulação política do governo, ganhou força como pré-candidato à Presidência.

Romerio Cunha / Via Fotos Públicas

Só lembrando, estamos em 2015.

Publicidade

4. Este cara aqui embaixo é pré-candidato desde que saiu do poder, em 2010. Também ainda no ano passado Lula mandou avisar: tá vivo para a disputa de 2018.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicidade

5. Outro que também está em campanha presidencial desde já é Jair Bolsonaro, que em abril pediu desfiliação do PP para "seguir sonho da Presidência".

Wilson Dias

Publicidade

6. Ainda dentro do PMDB, com a benção de Eduardo Cunha, outro pré-candidato à Presidência surgiu: Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. Há quem tenha apontado a possibilidade ainda em 2012.

Publicidade

7. Geraldo Alckmin também já começou a mexer os pauzinhos e, segundo a Folha de S.Paulo, pretende usar a gestão da crise hídrica em SP como um "case de sucesso" para sentar-se no lugar da Dilma no Palácio do Planalto.

Lula Marques/Agência PT

Publicidade

Veja também