7 mulheres brilhantes que mudaram a sua vida sem que você soubesse

Quem disse que super-heroínas não existem no mundo real?

1. Maria Beasley.

Google / John-borda / Getty Images

Não conta pro Jack e pra Rose, mas a Beasley registrou uma patente em 1882 para o primeiro bote salva-vidas – um tipo de bóia dobrável e à prova de fogo – o mesmo modelo que foi usado para resgatar a maioria das mulheres e crianças quando o Titanic realmente afundou, 30 anos depois. Antes disso, os botes eram bem parecidos com a porta de madeira usada por Rose no filme.

2. Letitia Geer.

A seringa, capaz de injetar vacinas e fluídos que salvam vidas, é um aparato relativamente simples, mas que levou muito tempo para ser aperfeiçoado. Durante séculos, um médico ou uma enfermeira tinham que usar as duas mãos para operar seringas. Nem um pouco prático, né? Geer registrou um modelo mais eficiente em 1889, que podia ser manuseado com apenas uma mão, assim como as seringas que conhecemos atualmente. Para as pessoas que regularmente precisam se injetar com seringas, como os diabéticos, esse é um recurso de extrema importância.

Publicidade

3. Mary Anderson.

Você provavelmente sabe como é irritante – sem mencionar assustador – quando o limpador do para-brisa de um carro fica emperrado e começa a fazer aqueles barulhos estranhos durante uma tempestade. Bem, antes de Anderson, as pessoas não tinham nem como reclamar, já que os limpadores de para-brisa não existiam.

Anderson pensou em criar um aparelho que limpasse as janelas dos carros em 1902, após uma tempestade terrível em Nova York. Ela patenteou a ideia, mas como o próprio para-brisa não era uma peça obrigatória em carros, os fabricantes recusaram sua criação. Anos depois, vários homens seguiram a ideia de Mary e criaram limpadores semelhantes, declarando que eles eram uma medida de segurança. Obrigada, Mary, por ser à frente de seu tempo e tentar nos proteger!

4. Katharine Burr Blodgett.

E por falar em para-brisa, a invenção do "vidro invisível" de Blodgett, em 1940, abriu o caminho para os que são usados em carros atualmente. Blodgett era engenheira e cientista no Laboratório de Pesquisa da General Electric – e a primeira mulher a se tornar doutora em física pela Universidade de Cambridge. Ela descobriu como criar vidros com pouco reflexo, perfeitos para para-brisas e óculos de grau. Valeu, Blodgett!

Publicidade

5. Stephanie Kwolek.

Kevlar, a fibra sintética super potente, foi inventada por Kwolek quando ela trabalhava na DuPont em 1965. O nome que parece de super-herói não é à toa. O material é tão resiliente que é usado atualmente em coletes à prova de bala, em capacetes, e luvas de segurança. Pensando bem, a heroína aqui é a própria criadora do material, a Kwolek!

6. Marie Van Brittan Brown.

Google / Getty Images

Brown, junto com o marido, inventou o primeiro sistema de segurança com câmeras, em 1966. Nele, o contratante conseguia ver quem estava na porta de sua casa. O sistema também disparava um alarme e notificava uma empresa de segurança caso o visitante parecesse suspeito. Brown e seu marido registraram a patente da criação em 1969 e se tornaram pioneiros para CCTV (circuitos fechados de televisão) e sistemas de segurança residenciais.

Publicidade

7. Flossie Wong-Staal.

National Cancer Institute/Bill Branson

Os exames vitais de HIV que fazemos hoje são resultado da pesquisa incansável de Wong-Staal ao lado de seu time. Em 1983, ela foi a primeira pessoa a identificar o HIV como a causa da AIDS, um passo essencial para entender a doença que na época ainda era um mistério. Wong-Staal clonou e mapeou geneticamente o vírus, o que permitiu a pesquisa e o desenvolvimento de uma enzima capaz de suprimir o HIV em células-tronco.

Veja também