7 coisas que pessoas brancas podem fazer ao presenciarem um ato racista

"Nem tudo o que é enfrentado pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado até que seja enfrentado."

Publicado por Aline Ramos e Gabriel Sukita

Há 3 anos

O racismo é um problema de todos. Por isso todos devem fazer algo quando presenciarem um ato racista. Apenas quando toda a sociedade assumir essa responsabilidade vamos conseguir avançar e garantir que ninguém será tratado de forma diferente apenas pela sua cor, raça ou etnia.

1. Se ouvir um comentário racista num grupo de amigos, não tenha medo de dizer que aquilo é racista.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

A missão de intervir e falar que algo é racista não deve ser apenas das pessoas negras. Se você notou que alguém falou algo racista, não deixe de pontuar que aquilo é racista. Essa não é uma situação fácil, mas é como disse o escritor norte-americano James Baldwin: "Nem tudo o que é enfrentado pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado até que seja enfrentado."

O racismo é tão enraizado que às vezes a pessoa nem tem ideia de que o que ela está falando é racista, por isso é importante que alguém faça isso para que ela possa refletir e ter a oportunidade de mudar. Se alguém já fez isso com você um dia, porque você não pode fazer pelo outro?

Publicidade

2. Se presenciar uma cena de racismo com desconhecidos, registre a situação com fotos e vídeos com o seu celular.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

Você nunca sabe quando vai se deparar com uma situação do tipo, mas como andamos sempre com celular, podemos registrar o que está acontecendo. Isso poderá servir como prova caso a vítima queira registrar o caso numa delegacia.

3. Se perceber que é o caso, não hesite em chamar a polícia para que o racista seja detido em flagrante.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

Racismo é crime e geralmente é muito difícil que o caso siga adiante porque raramente há provas ou porque o racista não é detido no momento da ação. Se você está presenciando tudo, não custa nada ligar para a polícia e solicitar uma viatura. Talvez a vítima não esteja em condições de fazer isso.

Publicidade

4. Se o caso for adiante, se prontifique a ser testemunha à favor da vítima.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

Você é branco e tem um privilégio enorme por conta disso. Se você fala que algo é racista, exatamente por causa do racismo da sociedade, vão te ouvir muito mais do que se uma pessoa negra disser o mesmo. Eu sei que no mundo ideal, deveríamos tratar todas as vozes de maneira igual. Mas ser estratégico nesses momentos é essencial. Então use o seu privilégio para alguma coisa e ajude uma vítima de racismo.

5. Caso a situação de racismo seja em um estabelecimento, boicote aquele lugar e diga para seus amigos fazerem o mesmo.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

Estabelecimentos são geridos por pessoas, e às vezes essas pessoas só se importam com o impacto das atitudes racistas que tomaram quando isso mexe no bolso delas. Então, se possível, boicote o lugar e peça para que as pessoas ao seu redor faça isso. Esse é um ato silencioso de um pequeno grupo, mas que pode ter um impacto grande.

Publicidade

6. Ofereça apoio emocional ou material para a vítima de racismo.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

Eu não sei bem com qual tipo de situação você vai se deparar, mas com certeza a pessoa que passa por racismo precisa de apoio, nem que seja um abraço. Ofereça qualquer tipo de ajuda e veja o que ela precisa no momento. Saber que não está sozinha e que existem pessoas que se importam é muito importante. Tenha isso sempre em mente.

7. Se você está num espaço de poder, utilize ele para combater o racismo.

@violetanoy / Via Instagram: @violetanoy

Não precisamos de dados para que você perceba que não temos muitos negros em cargos de lideranças nas empresas e instituições. Basta você olhar ao seu redor e perceber isso. Se você está num cargo de liderança, aproveite para guiar sua equipe ou empresa e estabelecer uma cultura anti-racista entre os funcionários. Tenha isso sempre em mente, porque o ambiente de trabalho é um dos espaços em que mais as pessoas negras sofrem com o racismo e se calam, afinal precisam do emprego. Não espere uma bomba chegar na sua mesa para agir.

Publicidade

Veja também:

9 maneiras de pessoas brancas apoiarem a luta contra o racismo

Leia isto se você não quer ser racista com seu amigo negro

15 ideias totalmente equivocadas que pessoas brancas precisam abandonar

Veja também