6 propostas dos candidatos "nanicos" que merecem a atenção de Dilma, Marina e Aécio

Reforma política, imposto sobre riqueza e descriminalização do aborto são questões encontradas nos programas de governo dos candidatos que não tem números expressivos de votos, mas devem ser levados a sério.

1.

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Salário igual para trabalho igual, independente de gênero: É o que exige o programa de governo do candidato do PSTU, Zé Maria, exige em seu .

Políticas públicas para as mulheres e de combate ao machismo: Zé Maria também propõe a aplicação da Lei Maria da Penha de forma mais efetiva, construção de casas abrigo e descriminalização do aborto, que é também pauta dos candidatos Eduardo Jorge, do PV e Luciana Genro, do PSOL.

Luciana também se mostra contrária ao Estatuto do Nascituro.

Publicidade

2.

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Fim dos privilégios para os políticos: Eduardo Jorge sugere mudanças nas esferas federal, estadual e municipal e, para todas elas, quer o fim de verbas de gabinete e frota de carros oficiais, assim como um salário de no máximo 20 salários mínimos e uma redução expressiva de funcionários por político.

Mais poder para os municípios: Para o governo federal, Eduardo Jorge defende a extinção do Senado, que faz sentido levando em conta que seu projeto é baseado no fortalecimento dos municípios que vão contar com grandes conselhos de cidadãos para ajudar a tomar decisões políticas.

Ainda na reforma política, o plebiscito sobre o parlamentarismo exalta a importância de se poder substituir democraticamente o executivo e parlamento caso falhem em suas tarefas, algo raro no atual sistema.

Eduardo Jorge

Publicidade

3.

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Mudanças na estrutura tributária: Tema em praticamente todos os programas de governo, os impostos não são muito detalhados. Luciana Genro, no entanto, propõe uma auditoria da dívida pública para mapear o que é feito com o dinheiro recolhido. Além disso, mudar a estrutura tributária de regressiva para progressiva, onde quem tem mais dinheiro paga mais.

Regulamentação do Imposto sobre as Grandes Fortunas: No programa de governo da candidata ela sugere também a implementação do Imposto sobre as Grandes Fortunas, uma medida que consta na Constituição desde 1988 mas até hoje não foi regulamentada e, como o nome já diz, tributa grandes somas de dinheiro.

Luciana Genro

Publicidade

4.

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Casamento igualitário, adoção por casais homoafetivos e criminalização da homofobia: Eduardo Jorge e Luciana Genro defendem o casamento de pessoas do mesmo sexo, adoção de crianças por casais homoparentais e a criminalização da homofobia, como já acontece com o racismo.

Publicidade

5.

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Menos carros: Defensor de meios de locomoção alternativos, Eduardo Jorge propõe o pedágio urbano em grandes centros urbanos para moderar o uso de carros individuais e gerar receita para investir no transporte coletivo.

Publicidade

6.

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Fim da influência de grandes empresas nos processos eleitorais: Luciana Genro é a favor de leis que coíbam a influência de grandes empresas, indústrias e demais grandes financiadores de campanha sobre os processos eleitorais, tal como sugere a Coalizão Democrática por Eleições Limpas e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política citada em seu programa de governo. Ou seja, impedir que o financiamento de campanha seja feito em troca de favores posteriores.

Publicidade

Veja também:

Proposta de governo de Levy Fidelix para 2014 é de 2010 ¯\_(ツ)_/¯

Publicidade

Candidatos à presidência ignoram criminalização da homofobia e direitos trans em seus programas de governo

33 fotos com clichês de campanhas devidamente cumpridos pelos presidenciáveis

Publicidade

Veja também