50 coisas que você talvez não saiba sobre o "Domingão do Faustão"

O Faustão nunca assiste às "Videocassetadas" antes do programa e parte das bailarinas são formadas no Bolshoi.

Reprodução Rede Globo / Via gshow.globo.com

1. Até a publicação deste post foram exibidas 1.569 edições do "Domingão do Faustão".

2. O nome do programa foi sugerido pelo diretor Daniel Filho.

3. A estreia do "Domingão" aconteceu no domingo de Páscoa de 1989, no dia 26 de março.

4. A primeira atração musical foi a apresentadora Xuxa com As Paquitas cantando a música "Arco-Íris". Wando, Elba Ramalho e Lulu Santos também participaram daquele programa.

5. Um dia o filho do apresentador jogou um enorme balde de pipocas na cabeça do pai ao vivo. Até hoje a gente não entendeu porque ele fez isso.

Publicidade

Reprodução GloboPlay / Via globoplay.globo.com

6. Em abril de 2003, a dupla Sandy e Jr ia cantar ao vivo – mas na hora H a cantora teve uma dor de barriga. O Junior entrou no ar sozinho, com a maior cara de tacho, e ficou enrolando no palco até ela terminar de usar o banheiro.

7. Faustão já errou o nome de algumas celebridades ao vivo. Ele chamou a cantora Pabllo Vittar de "Pabllo Villar", o rapper Gabriel o Pensador de "Gabriel Pescador" e o ator Reynaldo Gianecchini de "Reynaldo Jaqueline", a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio foi chamada de "Teodoro e São Paulo". A banda Natiruts foi chamada de "Netiruts".

8. Nesses 30 anos de "Domingão do Faustão", até a Glória Maria já teve seu momento especial no programa. Em 2001 ela atravessou de um balão para outro ao vivo a 1.500 metros de altura. Ela contou que esta foi a coisa mais difícil que já fez na vida e lembra que depois que terminou ficou um tempão chorando sem conseguir falar.

9. A apresentadora Xuxa Meneghel anunciou sua gravidez no programa, ao lado do Luciano Szafir, em 1997. Ela anunciou confessando: "o sucesso tira a liberdade da gente, já me senti muito sozinha... Mas, a partir de ontem, não sou mais uma pessoa sozinha. Aconteça o que acontecer, sempre vou ter uma pessoa que vai ser minha. Estou grávida!".

Publicidade

Reprodução Rede Globo

10. As "Videocassetadas" são o quadro do programa no ar há mais tempo, desde abril de 1990.

11. Quem toma conta do momento em que são exibidas pessoas caindo, escorregando ou tomando sustos é o redator Riba Carlovich, que é sempre citado pelo apresentador e até conhecido do público.

12. O Faustão não assiste aos vídeos das Cassetadas antes do programa. Ele prefere o improviso no palco: "eu gosto de ver junto com o telespectador, se é boa eu dou risada, se é ruim eu meto o pau", contou Fau em uma entrevista no "Altas Horas".

13. Vários quadros da história do programa envolveram a participação de animais. Inclusive foi em um deles que um cachorro fez cocô ao vivo no palco, deixando ali aquela "mercadoria", como disse o apresentador.

Publicidade

Reprodução Rede Globo / Via ego.globo.com

14. Mais ou menos 500 pessoas trabalham no programa para colocar tudo no ar.

15. De acordo com depoimento do diretor Jayme Praça ao Memória Globo, a rotina deles é assim: na segunda todo mundo tem folga, nas terças à tarde eles reúnem a equipe geral para conversar sobre o programa. De quarta a sábado eles produzem tudo que vai ao ar domingo.

16. Dos 500 funcionários, cerca de 200 são as dançarinas do balé do programa. Algumas delas são formadas no Balé Bolshoi.

17. O "Domingão do Faustão" passou a ter um corpo de baile próprio a parte de 1994 e as dançarinas participam de todos os quadros e dos números musicais, ao lado dos artistas que cantam ao vivo.

18. 40 delas são fixas e as demais são eventuais, que participam dos quadros como o "Ding Dong" e o "Dança dos Famosos".

Publicidade

Reprodução Zé Paulo Cardeal/ TV Globo

19. Na estreia do programa foi ao ar o "Caminhão do Faustão", em que uma carta foi sorteada e uma pessoa ganhou um caminhão inteiro de eletrodomésticos.

20. O sorteio foi feito ao vivo no Memorial da América Latina, em São Paulo, pelo ator Danton Mello, que na época tinha 14 anos. Uma família de Guaratinguetá (SP) venceu – o filho da família queria uma mobilete e o pai não tinha dinheiro para comprar, porém eles ganharam muito mais.

21. Depois do Caminhão, nos anos 2000 rolou uma promoção parecida, mas com o nome de "Avião do Faustão", que tinha conceito igual, mas levava os prêmios dentro de um avião para os espectadores.

22. Em 1998 aconteceu uma promoção especial para a Copa do Mundo em que as pessoas participavam por telefone. Na época existiam apenas quatro milhões de linhas de celular no Brasil, mas eles receberam 36 milhões de ligações feitas de celular.

Publicidade

Reprodução Rede Globo

23. Mais de 1.600 pessoas já se apresentaram no quadro "Se Vira nos 30", que está no ar desde o ano 2002.

24. Entre as apresentações mais famosas está a do Gato Louco, que ficou gritando como um gato durante 30 segundos.

25. Em ocasiões especiais o programa vira uma pizzaria no clássico quadro "Pizza do Faustão", quadro inspirado no "Almoço com as Estrelas", da TV Tupi.

26. Por causa da famosa pizzada, em julho de 2012 Faustão lançou um livro de mesmo nome com 51 receitas de pizza, incluindo algumas das favoritas dos famosos.

Publicidade

Reprodução Rede Globo

27. Outro quadro clássico foi a "A Ponte do Rio que Cai", em que as pessoas tentavam atravessar uma ponte capenga e perdia quem caía em um rio. Um boneco de animação do apresentador brincando na ponte fazia parte até da abertura do programa.

28. A "Pegadinha do Faustão", quadro que chegou a virar referência no humor, estreou com o ator Cássio Gabus Mendes tentando vender pão de porta em porta sem ser reconhecido.

29. Foram exibidas 1.300 pegadinhas de 1989 até o ano 2001.

30. A primeira edição do quadro "Arquivo Confidencial" aconteceu em 1995 com o ator Victor Fasano. A partir de então, a frase "você está no Arquivo Confidencial" virou um clássico e depois que inventaram as redes sociais se transformou em um meme.

31. Este formato de quadro em que uma celebridade tem sua vida e intimidade revelada ao público foi inspirado no programa "Esta é a Sua Vida", apresentado por J. Silvestre na antiga TV Tupi.

Publicidade

32. O programa também tem sua participação nos momentos políticos mais importantes dos últimos anos. No dia das eleições de 1989, Lobão cantou "Lula lá" e pediu votos para o candidato. Ele foi banido por isso e só voltou a participar do programa no ano 2000.

33. Depois da eleição de Collor, Lulu Santos resolveu opinar no programa. Em uma apresentação, ele comentou sobre o confisco na poupança dizendo que Collor deveria sofrer um impeachment, tomar um tiro na cabeça ou na têmpora.

34. Em junho de 2015, Faustão disse ao vivo que o Brasil era o país da corrupção, do desemprego e da desesperança. Aí a atriz Marieta Severo discordou completamente, dizendo: "acho que temos uma crise, sim, mas, para mim, uma coisa muito importante que se chama inclusão social, a chamada luta contra a desigualdade. A gente teve muito isso nos últimos cinco anos". O debate causou um certo desconforto no palco.

Publicidade

Reprodução Rede Globo / Via youtube.com

35. Fausto vive mexendo com a equipe do programa dele ao vivo, então alguns de seus funcionários ficaram famosos. Caçulinha (foto abaixo) era diretor musical do programa e trabalhou com o apresentador até 2009, quando saiu por não se encaixar mais na atração.

36. A produtora Lucimara Parisi era uma das chefes do programa e trabalhou com o Faustão por 30 anos, desde antes da Globo, mas depois de brigar muito com ele, resolveu sair e hoje trabalha com o apresentador Ratinho.

37. Já Russo foi assistente de palco de diversos programas na Globo durante 40 anos, mas não era exclusivo do Faustão. Ele saiu da Globo em 2014 e morreu em 2017.

Publicidade

Reprodução Rede Globo / Via gshow.globo.com

38. Nos anos 1990 e 2000 o câmera mais famoso do "Domingão" foi o Renatão, que sempre aparecia no palco fantasiado. Hoje ele está aposentado e lembra com carinho do tempo que trabalhou no programa. Renatão contou ao UOL que foi o apresentador que o incentivou a ir fantasiado pois uma faixa do programa passou a ser dedicada para crianças.

39. Não só os funcionários ficam famosos, o pessoal da plateia também. No início dos anos 2000, André Luiz Cardoso de Paula aparecia vestido de Super-Homem semanalmente na plateia do programa e chamou atenção não só do público em casa, mas também do apresentador, que pagou uma faculdade de jornalismo pra ele.

40. Outra famosa da plateia é a empregada doméstica Maria José Matos, a Michael Jackson do Faustão, que frequenta a plateia vestida como o cantor famoso há décadas e em 2016 se apresentou no palco.

Publicidade

Reprodução Memória Globo

41. Em 1997 o maior grupo de axé do Brasil, o "É o Tchan", iria trocar de dançarina. A escolha foi feita em um concurso ao vivo no programa do Faustão. O país parou para ver a escolha da vencedora Scheilla Carvalho.

42. Em 1998 eles repetiram a dose, dessa vez um concurso para a nova loira do Tchan, que escolheu Sheila Mello no lugar de Carla Perez.

43. Existe um perfil no Twitter que divulga o preço das roupas e acessórios que o apresentador usa toda semana. De acordo com o perfil, a camiseta usada por ele no domingo, dia 5 de maio (que está na primeira imagem deste post), custa 750 euros.

44. Fau já teve de entrar no ar do nada ao vivo arrumando as calças e ajeitando a camisa. Durante a apuração da eleição de 1998 o programa teria um intervalo de 20 minutos para o jornalismo mostrar as notícias políticas. Cinco minutos depois o apresentador estava trocando de roupa quando soube que teria de voltar correndo pro palco. Como resultado, ele terminou de se ajeitar no palco mesmo.

Publicidade

Reprodução Rede Globo

45. O apresentador também já se estabacou ao vivo no palco. No quadro "Sexolândia" ele tropeçou e caiu no meio do programa ao vivo. Não filmaram a cena, então ele resolveu caiu ao vivo pra todo mundo assistir. Sem medo de passar vergonha na frente do público.

46. Não foi a única vez que ele caiu em 30 anos de programa: também teve o dia em que a Adriane Galisteu o derrubou no palco. Ela era uma das participantes do "Dança dos Famosos", ganhou nota 10 dos jurados e ficou completamente enlouquecida com o fato. Na empolgação ela pulou em cima do apresentador e ele se estabacou ao vivo no palco.

47. O meme "tá pegando fogo, bicho" surgiu depois que o Faustão falou a frase alto no palco em 1994. Foi quando um senhor levou ao palco uma churrasqueira que supostamente acendia por controle remoto. O troço explodiu ao vivo, pegou fogo e os bombeiros foram chamados para apagar tudo.

Publicidade

Reprodução Rede Globo

48. Outro momento notório aconteceu no quadro "No Sufoco", quando o Faustão gritou "ERRRRROU!". No quadro, o Fau deu absolutamente todas as dicas necessárias pra alguém acertar uma resposta, que era Holanda. Eram elas: "É um país da Europa. Invadiu o Brasil. É terra dos moinhos de vento. Eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 2010 e perdeu a final para a Espanha. E fala holandês! Que país é esse?". Quando erraram, ele criou o bordão involuntário e o momento virou um meme.

49. Depois de tanto viralizar na internet, o Faustão ganhou um fã-clube, as Faustanetes.

50. Em outubro de 2016 o apresentador ofereceu um de seus abraços para o fã-clube e para a Selena Gomez. Sim, a cantora. Tudo porque existe uma fanfic completamente maluca na internet que garante que, secretamente, eles são apaixonados.

Publicidade

Veja também:

22 vezes em que o "Domingão do Faustão" saiu completamente do controle

Escrito por Davi Rocha • há 7 anos

15 provas de que o Faustão pode ter entrado na mente de todos nós

Escrito por Susana Cristalli • há 8 anos

O abecedário do Faustão vai te fazer ver o alfabeto de uma outra forma

Escrito por Raphael Evangelista • há 7 anos

Você precisa ver a cara do Faustão ao ouvir "Faustão te ama"

Escrito por Raphael Evangelista • há 7 anos

19 gifs com videocassetadas pra você esboçar uma risadinha

Escrito por Raphael Evangelista • há 7 anos

O Faustão cantando "Admirável Gado Novo" rendeu um gif ótimo

Escrito por Raphael Evangelista • há 7 anos

Qual bordão do Faustão você é?

Escrito por Raphael Evangelista • há 5 anos

Publicidade

Veja também