5 truques com óleo de coco para testar e 7 para evitar a todo custo

Mesmo que o óleo de coco possa resolver alguns problemas, existem situações em que ele só piora tudo.

Como você provavelmente já sabe, o óleo de coco tem uma bela reputação...

@theaddisonjhnsn / Via Twitter: @Slade

"cabelo com frizz? óleo de coco. sem creme de barbear? óleo de coco. pele seca? óleo de coco. sem crédito na praça? óleo de coco. namorado não se comportando? óleo de coco."

Tem gente que usa ele para tudo na vida. E tem quem jure que isso tudo é conversa fiada.

Então decidimos tirar isso a limpo — abaixo, tudo o que você pode fazer com o óleo de coco e tudo o que você não pode, e nem deveria, fazer com ele.

1. PODE: Usar óleo de coco para saltear a comida.

Se você gosta do sabor que o óleo de coco dá à comida, vá em frente, porque ele é ótimo para isso!

Publicidade

2. NÃO PODE: Usar óleo de coco para cozinhar em altas temperaturas, pois ele tem um baixo ponto de fumaça.

Quando se trata de métodos de cozimento em alta temperatura, como fritura e selagem, o óleo de coco vai acabar queimando e deixando sua comida com um gosto horrível.

3. NÃO PODE: Usar óleo de coco como substituto único para manteiga para fazer bolo.

Apesar de o óleo de coco e a manteiga serem bem compatíveis no fogão, as coisas mudam um pouco quando se trata de pães e bolos. O óleo de coco e a manteiga têm pontos de fusão e proporção de água diferentes, então não é possível simplesmente substituir um pelo outro nessas receitas. Se você quer fazer receitas com óleo de coco, procure aquelas que pedem explicitamente por ele.

Publicidade

Belchonock / Getty Images

4. PODE: Experimentar usá-lo como hidratante corporal, porque ele também tem muitas propriedades que são boas para a pele.

"O óleo de coco contém suavizantes como vitamina E, ácidos graxos ômega-3, e ácido láurico, que é um ácido que, segundo esse estudo, apresenta propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias," disse o dermatologista Sejal Shah, da Smarter Skin (EUA), ao BuzzFeed.

Publicidade

5. PODE: Experimentar usá-lo como removedor de maquiagem.

"O óleo de coco também pode ser um excelente removedor de maquiagem devido às suas propriedades antibacterianas," diz David E. Bank, diretor do The Center for Dermatology, Cosmetic & Laser Surgery [Centro de Dermatologia, Cosméticos e Cirurgia a Laser], ao BuzzFeed. "E não custa nada começar a usar antes nas regiões mais próximas dos olhos, que são menos propensas ao surgimento de espinhas."

6. NÃO PODE: Usar o óleo como hidratante facial, pois ele é comedogênico e pode bloquear seus poros.

"O óleo de coco tem nota 4, em uma escala de 0-5 de comedogenicidade. Ingredientes que não bloqueiam os poros têm nota 0 e os que são extremamente bloqueantes nota 5," disse Shah.

Ainda que algumas pessoas digam que usam o óleo de coco como hidratante facial e não passam por nenhum problema, considere-se avisado(a) de que ele pode não funcionar bem para todos, especialmente para quem tem propensão à acne e ao surgimento de espinhas.

Publicidade

Sageelyse / Getty Images

7. PODE: Usar o óleo de coco durante as preliminares, no sexo ou para masturbação.

Existem três tipos de lubrificantes: os à base de água, à base de silicone e à base de óleo. O óleo de coco se encaixa na terceira categoria.

Publicidade

8. NÃO PODE: Usar durante o sexo se estiver usando preservativos, pois ele danificará o látex.

Alguns especialistas dizem que lubrificantes à base de água e de silicone são os melhores, uma vez que produtos à base de óleo podem corroer os preservativos de látex. Então, se estiver usando preservativos para se proteger de DSTs ou contra gravidez, fique longe do óleo de coco na hora do sexo.

Yul38885 Yul38885 / Getty Images

Publicidade

9. NÃO PODE: Usar o óleo de coco no lugar do filtro solar, mesmo que ele ofereça um pequeno grau de proteção solar.

Mesmo que o óleo de coco bloqueie naturalmente 20% dos raios do sol, isso ainda é muito abaixo do protetor solar com FPS 30, que bloqueia 97% dos raios.

10. NÃO PODE: Ou melhor, não se dê ao trabalho de fazer o bochecho com óleo de coco, porque não há garantias de que isso funcione.

Apesar de você encontrar artigos em vários blogs por aí dizendo que bochechar óleo de coco pode branquear os dentes, refrescar o hálito e ~desintoxicar~ sua boca, a American Dental Association [Associação Dental Americana] emitiu um comunicado em 2016 explicando que eles não recomendam a prática.

Publicidade

Porechenskaya / Getty Images

11. PODE: Acreditar em alguns boatos por aí que dizem que o óleo de coco pode ajudar a prevenir alguns tipos de dano ao cabelo.

Um estudo de 2003 mostrou que o óleo de coco ajudou a prevenir danos causados por escovação excessiva do cabelo e também ajudou a prevenir contra a perda de proteínas dos fios.

Publicidade

12. NÃO PODE: Esperar que ele hidrate seu cabelo, pois na verdade ele pode acabar ressecando-o.

Como o óleo de coco não consegue penetrar o folículo capilar, ele pode acabar impedindo que a água seja absorvida pelo fio — o que pode acabar deixando mechas desidratadas, ainda que cheias de óleo. Se você tiver um cabelo super poroso que consiga acomodar a água e o óleo de coco, pode ser que seu cabelo reaja bem ao seu uso como máscara ou tratamento. Caso contrário, seu cabelo pode ficar extremamente ressecado.

Então, é isso aí! Óleo de coco: bom para algumas coisas, péssimo para outras!

E! / Via giphy.com

Publicidade

Veja também:

Testamos usar óleo de coco para tudo

Experimentei alguns truques de beleza com bicarbonato de sódio e não me arrependi

Testei alguns truques de beleza com vaselina e não me arrependi

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também