5 séries para aprender mais sobre a comunidade LGBTQIA+

Dá para descobrir muita coisa importante indo além de ler textão, sabia?

No último ano, uma das principais piadas sobre a 21ª edição do Big Brother Brasil era que as pessoas queriam "só se alienar" e acabavam mergulhando, episódio após episódio, em discussões sociais importantes e reflexivas. Pois é isso mesmo: nossas produções culturais, por mais ingênuas e inofensivas que pareçam, refletem a sociedade na qual elas estão inseridas.

Assim como acontece com o Big Brother, existem vários produtos de entretenimento que divertem, emocionam e, ao mesmo tempo, ensinam sobre vivências diferentes ou que, de certo modo, são completares às nossas. Para conhecer um pouco mais sobre essas vivências, segue abaixo uma lista com cinco sugestões de programas de TV sobre a comunidade LGBTQIA+!

1. When We Rise (ABC)

Cena de When We Rise com personagens segurando velas
Cena de When We Rise com personagens segurando velas

Divulgação/ ABC

A minissérie conta como foi o surgimento do movimento LGBTQIA+ politicamente organizado nos EUA a partir da ótica de três personagens que são ativistas que existem na vida real. A trama aborda assuntos como direito ao casamento, políticas públicas de saúde, maternidade LGBT. E é muito, muuuito emocionante.


Publicidade

2. Pose (FOX)

Cena de Pose, com Angel arrasando na pista
Cena de Pose, com Angel arrasando na pista

Divulgação/ FOX

Pose apresenta pro público vivências LGBTQIA+ que têm muitas diferenças em relação às de hoje, mas que, principalmente, ajudam a explicar as de hoje. Fala sobre arte, sobre como o HIV afetou a comunidade e fala muito sobre existências trans, algo que deveria estar mais no foco quando se aborda a comunidade LGBTQIA+.


3. RuPaul's Drag Race (VH1)

Parte do elenco da mais recente temporada de RuPaul's Drag Race
Parte do elenco da mais recente temporada de RuPaul's Drag Race

Reprodução/ VH1

O reality tem difundido ao longo dos anos uma das principais manifestações culturais LGBTQIA+, a arte drag, pelo mundo - tem Drag Race Canadá, UK, Japão, tem drag no mundo todo sendo enaltecida por uma manifestação artística que lá na origem ficava reservada só pra comunidade LGBTQIA+ por conta do preconceito. 


Publicidade

4. Visible: Out on Television (Apple TV)

Frames de alguns dos depoimentos do doc Visible: Out on Television
Frames de alguns dos depoimentos do doc Visible: Out on Television

Reprodução/ Apple TV

São cinco episódios que contam maravilhosamente bem a histórica da representação LGBTQIA+ na televisão norte-americana. É uma série extremamente didática para entender a importância de representatividade e para conhecer nomes de pessoas que foram pioneiras na luta por espaço, reconhecimento e respeito. 


5. Legendary (HBO)

Cena do corpo de jurados de Legendary
Cena do corpo de jurados de Legendary

Divulgação/ Zach Dilgard / HBO Max

Assim como RuPaul fez um trabalho incrível levando a arte drag pro mais próximo possível de um cenário mainstream, Legendary envelopa a cultura ballroom em uma estética de superprodução televisiva. No reality da HBO, a gente tem diversas houses mostrando muito talento e carão na pista na luta pelo primeiro lugar!


Publicidade

Curtiu a lista? Há uma discussão bastante forte rolando por aí sobre a necessidade de "ensinar e ser ensinado" - parte do processo de desconstrução está justamente em reaprender comportamentos violentos que foram transmitidos a nós de forma naturalizada, certo? Muitas vezes, porém, essa nova demanda social é tratada como mais uma responsabilidade jogada nas costas de quem já carrega o peso da opressão. O indivíduo oprimido, além de lidar com as violências cotidianas, ainda precisa educar o agressor para que, assim, não seja mais agredido.

Ao invés de impôr mais esse papel a quem já está tentando lidar com a opressão com todas as dificuldades referentes ao lado mais fraco dessa corda, liga a TV e vai ver uma série!

Siga o Rafa no Instagram e no Twitter!

Veja também