5 conselhos para os criativos que não conseguem mais criar

Ter ideias boas em 2021 tá bem difícil.

Ultimamente você tem acordado com a sensação de que sua capacidade criativa te abandonou e de que seus processos de criação foram jogados no mar do esquecimento? Passar mais de 12 horas por dia nas redes sociais comparando suas entregas com trabalhos que não fazem parte do seu nicho tem roubado sua brisa?

Pois é, saiba que você não está só. Muita gente tem pensado sobre a grande pergunta para a qual ainda não temos resposta: é justo continuar com essa cobrança criativa quando estamos há mais de um ano vivendo praticamente a mesma coisa todos os dias?

Publicidade

Existe uma pressão constante para que pessoas que trabalham com criação, em diferentes empresas e contextos, estejam sempre inovando e tendo grandes ideias mesmo em tempos tão difíceis como esses em que vivemos atualmente. O problema é que nem sempre o tempo do processo de criação de cada é respeitado, gerando uma grande frustração para quem não inventou a roda durante as horas de trabalho.

Claro que todo mundo precisa ganhar dinheiro, mas ao mesmo tempo não vale a pena prejudicar sua saúde mental para agradar pessoas e empresas que podem te abandonar a qualquer momento, independente do conteúdo que você produz. Pensando nisso, escrevi aqui algumas dicas para que você não surte ainda mais com essas cobranças por produtividade e criatividade:

Publicidade

1. Não se iluda com postagens e textos que supervalorizam a fantástica vida online.

Artur Debat / Getty Images

Geralmente, por trás desses posts existe uma pessoa que está tão física e mentalmente esgotada quanto você.

2. Buscar referências é importante, mas não se esqueça de ser você!

Momo Productions / Getty Images

É importante ter boas referências como base em todos os trabalhos, não só naqueles que lidam com criatividade. Porém, estar constantemente atrás de algo para referenciar pode acabar apagando o que você tem de melhor. Tente voltar a alguns dos seus hábitos antigos, tente lembrar do que você gosta e do que te motiva de fato para que as ideias ressurjam.

Publicidade

3. Dê uma pausa na redes sociais.

Tetra Images / Getty Images

Mas não estou falando daquela pausa de uma horinha, não! Se for possível, tente se desconectar completamente por alguns dias. Sua saúde mental vai te agradecer.

4. Não se culpe por não ter o que entregar.

Maskot / Getty Images

Muita gente tem medo de impor limites e acabar estragando uma oportunidade de trabalho. Porém, às vezes é preciso aceitar que nem sempre você está em um bom momento para externar suas grandes ideias. Estude mais, entenda mais, repense mais e se cobre menos. Suas ideias podem sim ser revolucionárias, mas não deixe que a pressa ou a pressão se tornem suas inimigas.

Publicidade

5. Lembre-se das suas conquistas.

Klaus Vedfelt / Getty Images

Você pode estar em um momento de ócio criativo agora, mas isso não significa que você vai ser sempre assim. Lembre-se de tudo o que você já conquistou até aqui, isso pode te ajudar a reativar o seu amor por aquilo que você faz e despertar a sua originalidade.

Veja mais:

Minha vida seria diferente sem a sua opinião sobre o meu cabelo

Com o lançamento do clipe de ROLLIE, WillsBife se firma como um dos grandes nomes do trap nacional

Publicidade

Veja também