45 livros que todo mundo com 20 e poucos anos deveria ler

Para rir, chorar, se emocionar, viajar sem sair de casa, conhecer histórias novas e se identificar.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Esta lista contém alguns dos livros para jovens adultos mais conhecidos da literatura brasileira e estrangeira, mas aproveitamos para deixar dicas de livros novos ou recém-lançados que também vão agradar jovens de 20 e poucos anos. Sabemos que vários ficaram de fora, então deixe seu comentário com um ou mais livros que você indicaria.

Publicidade

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

1. "As Vantagens de Ser Invisível", de Stephen Chbosky.

Se você é ou foi jovem vai se identificar com os pensamentos de Charlie, o personagem principal desta história. É excelente para pensar no seu momento atual ou lembrar do passado. Mais "nossa, muito eu", impossível.

Publicidade

2. "Alta Fidelidade", de Nick Hornby.

Esta é a história do dono de uma loja de discos viciado em transformar tudo em listas. Sim, tudo em listas, igualzinho eu e você. Imperdível para todos os apaixonados pela cultura pop.

3. "Os 13 Porquês", de Jay Asher.

O livro conta a história dos 13 motivos que levaram a jovem Hannah Baker ao suicídio. Em meio a essa trágica história, o leitor toma uma surra de realidade sobre a vida e os possíveis problemas do jovem millenial. Tanta gente lê e pensa "nossa, muito eu" que o livro vendeu milhões de cópias e inspirou uma série da Netflix.

Publicidade

4. "Feliz Ano Velho", de Marcelo Rubens Paiva.

Com 20 e poucos anos, Marcelo Rubens Paiva subiu em uma pedra e resolveu mergulhar em uma lagoa. O que aconteceu: o pulo deu errado e ele perdeu os movimentos do corpo. Enquanto você acompanha todas as mudanças na vida dele em pleno anos 1980, lê um dos retratos mais fiéis de como pode ser a vida de um jovem.

5. "Morangos Mofados", de Caio Fernando Abreu.

Sabe o Caio Fernando Abreu das frases das redes sociais? Então, essa é sua obra mais famosa. Duvido que você vai ler sem se identificar com pelo menos um dos nove contos. Eles são divididos em duas partes: "mofo" e "morangos". "Mofo" é a parte triste, melancólica e difícil dos contos. "Morangos" é mais simples, mas com uma crise existencial não menos complicada ou interessante.

Publicidade

6. "Bonsai", de Alejandro Zambra.

Esta é a história de um casal. E de muito amor, muita dor e muita literatura. O livro começa contando como ele termina: “No final, ela morre e ele fica sozinho”. Sim, é assim mesmo, começa com spoiler. Um livro para entender que o importante pode ser o meio de um romance, não o começo, nem o fim.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Publicidade

7. "Comédias para se Ler na Escola", de Luís Fernando Veríssimo.

Luís Fernando Veríssimo escreve tão bem que parece até ser fácil. Sorte a sua, que pode ler e rir gostoso destas crônicas sobre uma das fases mais divertidas de nossa vida: a escola.

8. "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams.

Arthur Dent estava de boas vivendo sua vida quando, de repente, a casa dele e o planeta Terra inteiro são destruídos e ele é obrigado a lidar com todo o resto do universo. Isso incluindo um monte de gente absolutamente doida, seres estranhos e viagens por planetas jamais imaginados. O leitor viaja de graça e se diverte a valer. Este é um clássico do universo nerd e apenas o primeiro livro de uma sequência com mais quatro obras: "O Restaurante no Fim do Universo", "A Vida, o Universo e Tudo Mais", "Até mais, e Obrigado pelos Peixes!" e "Praticamente Inofensiva".

Publicidade

9. "Toda Rebordosa", de Angeli.

Esta belíssima coletânea concentra todas as tirinhas da louca Rebordosa, seu humor infortúnio e vontade de viver bêbada pelos lugares mais sórdidos de São Paulo. Ótima pedida para os fãs do cartunista Angeli e para quem está a fim de conhecer sua obra.

10. "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.

Você já viu o filme, já viu a série da Globo e mesmo assim merece ler este livro incrível de Ariano Suassuna. É pra enxergar Chicó, João Grilo, o Padeiro, a Mulher do Padeiro, o Cangaceiro, a Compadecida e todos aqueles personagens inesquecíveis com outros olhos. E, principalmente, rir tudo de novo.

Publicidade

11. "Fim", de Fernanda Torres.

Estamos acostumados a ver a atriz Fernanda Torres no teatro, no cinemas e na TV com seus personagens femininos, mas aqui ela dá voz a cinco homens. Um junkie, um rato de praia, um marido fiel, um rabugento que vive indo a médicos e o galã da turma. Em comum eles têm o Rio de Janeiro, a morte e o bom humor.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Publicidade

12. Série "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin.

Se você curte a série "Game of Thrones", precisa conhecer os livros da série e viajar de verdade para "Westeros, a terra onde verão e inverno podem durar décadas". Mande ver na leitura dos cinco livros escritos por George R.R. Martin: "A Guerra dos Tronos", "A Fúria dos Reis", "A Tormenta de Espadas", "O Festim dos Corvos" e "A Dança dos Dragões".

13. Série "Harry Potter", de J.K. Rowling.

Embora esses livros tenham vendido mais que água com gás, quem só viu os filmes precisa se divertir com as aventuras de Harry, Rony e Hermione nos sete livros da saga: "A Pedra Filosofal", "A Câmara Secreta", "O Prisioneiro de Askaban", "O Cálice de Fogo", "A Ordem da Fênix", "O Enigma do Príncipe" e "As Relíquias da Morte". Você vai ler, rir e chorar ainda mais.

Publicidade

14. Série "O Senhor dos Anéis", J.R.R. Tolkien.

A trilogia "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei" é um prato cheio para quem gosta de fantasias e grandes sagas de um universo de muita fantasia. Vale demais curtir a saga de Frodo pelas Terras Médias.

15. "A Culpa é das Estrelas", de John Green.

Esta é a história extremamente inspiradora da paciente terminal Hazel e do garoto Augustus que se encontram em um grupo de apoio. Mesmo sem muitas perspectivas e esperanças de vida, eles unem forças para enfrentar suas vidas.

Publicidade

16. "Clube da Luta", de Chuck Palahniuk.

A primeira regra sobre o clube da luta é não falar sobre o clube da luta. É lá que o fracassado e perdido no mundo Tyler acha um jeito de viver longe da sociedade do jeito que ele realmente gostaria. Neste enredo com muito sarcasmo e humor duvidoso está uma das histórias de grande sucesso do cinema dos anos 1990.

17. "O Iluminado", de Stephen King.

Se você tem medo, nem chegue perto. O livro que inspirou o clássico do cinema de terror vai te deixar com ainda mais medo e frio na espinha. Por exemplo, você teria coragem de se encontrar com o seus maiores pesadelos em um misterioso e aterrorizante quarto de um hotel praticamente abandonado? Depois não diga que eu não avisei.

Publicidade

18. "Cidade de Deus", de Paulo Lins

Terror, suspense, poesia, ação, drogas, festas e paixões estão todos nas páginas deste livro. Este é um retrato dos mais sinceros e verdadeiros de um dos picos mais barras pesadas do Rio de Janeiro e inspirou um dos melhores filmes da história do cinema brasileiro.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Publicidade

19. "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.

Esqueça a leitura obrigatória para o vestibular ou a prova de literatura que te chateou. Leia por livre e espontânea vontade e saiba que cada linha vai valer a pena. Em um dos melhores livros já escritos em português, Machado de Assis conta a história da vida de um homem morto, mostra seus melhores e piores pensamentos e de terror psicológico e, de quebra, é uma viagem no tempo para o Brasil do século XIX.

20. "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.

Se você não se emocionar com a história da família de Fabiano, Sinha Vitória, seus filhos e a cachorra Baleia, você está morto. Um clássico do escritor Graciliano Ramos que você merece conhecer na íntegra, não pelos resumos para passar no vestibular.

Publicidade

21. "A Hora da Estrela", Clarice Lispector.

O livro conta a história de Macabéa, que se muda do Nordeste para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Tudo parece bem normal e até chato demais, até ela cruzar um lindo homem louro alto em seu caminho. A chance de esse livro mexer com seus sentimentos é de 110%, para o bem ou para o mal.

22. "Primeiras Estórias", de Guimarães Rosa.

Este é o melhor livro para começar a entender o universo incrível, fantástico e, ao mesmo tempo, difícil (vamos ser sinceros) de Guimarães Rosa. São 21 belos contos do escritor para ler aos poucos ou pra ler tudo de uma vez sem parar. O importante é saber que você vai encontrar sempre uma linda e bela história. Dica, comece por um dos mais conhecido: "A Terceira Margem do Rio".

Publicidade

23. "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.

Um clássico da literatura em língua portuguesa, escrito há mais de 500 anos, mas com uma história tão atual que é como se tivesse sido lançada semana passada nas livrarias. Você vai rir, chorar e adorar.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Publicidade

24. "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos.

Com seis anos, Zezé mora em um bairro humilde do Rio de Janeiro e precisa viver com as dificuldades e limitações de uma vida pobre. Para a sorte dele, a imaginação é algo que não custa nada e assim ele brinca, explora o mundo, descobre coisas e apronta das suas.

25. "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago.

Um dia você acorda e descobre que está cego. Aos poucos você descobre que o mundo inteiro está cego. Pra piorar, o ser humano se revela o pior ser vivo que já pisou na face do planeta Terra. É essa situação que este clássico da literatura te faz pensar: "será que isso tudo aconteceria de verdade?".

Publicidade

26. "A Arte de Produzir Efeito sem Causa", de Lourenço Mutarelli.

Júnior é um fudido na vida, desempregado e sem ter onde morar. Sem perspectivas de botar seus pensamentos no lugar, ele se vê obrigado a morar com seu pai. Sua vida passa a ser dividida entre um sofá velho, o bar onde bebe com desocupados e as conversas com uma universitária que aluga um quartinho no apartamento do pai. Tudo fica ainda pior quando ele começa a receber pacotes com recortes de notícias velhas pelo correio. Tente descobrir o que é sanidade e o que é loucura nesta história.

27. "Toda Poesia", de Paulo Leminski.

Toda a poesia já publicada por Leminski cabe em um lindo livro de 412 páginas. Mesmo quem não curte tanto linguagem da poesia vai se dar muito bem nos versos leves, eruditos e pop do autor. A obra está dividida em categorias peculiares como "caprichos & relaxos", "distraídos venceremos", "la vie en close", "o ex-estranho" e "winterverno".

Publicidade

28. "A Coragem do Primeiro Pássaro", de André Dahmer.

O cartunista mostra seu lado poeta em uma história de amor. Este é um bom livro para sentar e ler tudo de uma vez só. Espere para encontrar um baita pé na bunda no início e muita vontade de amor no final.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Publicidade

29. "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", de Marçal Aquino.

Cauby é fotógrafo, está numa pior em uma cidade no interior do Pará e conheceu o inferno na Terra por causa de sua paixão por Lavínia, a esposa de um pastor evangélico. Por onde passa vai encontrando pessoas e conflitos que sempre o fazem encontrar o pior dos mundos, tudo por amor. A história é envolvente e te prende ao livro de uma maneira inexplicável.

30. "A Droga da Obediência", de Pedro Bandeira.

Um clássico da literatura adolescente brasileira mostra um futuro distópico "muito Black Mirror, meu" bem antes da série "Black Mirror". Nele, diversos alunos de colégios de São Paulo somem misteriosamente e caem nas mãos do Doutor Q.I., um homem poderoso que quer dominar a humanidade.

Publicidade

31. "1984", de George Orwell.

Imagina viver num mundo distópico onde absolutamente tudo que existe é controlado por um tal de Grande Irmão, o olho que tudo vê e tudo pode?

Descubra que vibe é essa acompanhando a vida do personagem Winston, morador de um continente horrível e sombrio chamado Oceania.

32. "Assassinato no Expresso do Oriente", de Agatha Christie.

Quem gosta de literatura de mistérios e aventuras não pode passar sem descobrir quem é o assassino a bordo do Expresso do Oriente – o trem que liga Ásia até a Europa. Um dos clássicos da autora Agatha Christie, conhecida por histórias policiais capazes de deixar milhões de leitores sem fôlego.

Publicidade

33. "A Volta ao Mundo em 80 dias", de Julio Verne.

O rico senhor Phileas Fogg aposta com seus amigos que consegue dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Hoje isso seria muito fácil, mas imagine em 1872. O único problema deste livro é terminar com vontade de fazer o mesmo um dia nesta vida.

34. "Barba Ensopada de Sangue", de Daniel Galera

Após a morte do pai, o professor de educação física protagonista da história (que nunca sabemos o nome), abandona toda sua vida, fica longe de família e amigos e vai morar sozinho com sua cachorra Beta na beira da praia. Aos poucos, ele começa a viver uma nova vida com seus novos alunos, uma garçonete, a recepcionista de uma agência de turismo e um budista histriônico. Ler este livro é como pegar suas coisas e fazer uma longa viagem de férias para o litoral de Santa Catarina. Boa viagem.

Publicidade

35. "Ás Águas-Vivas Não Sabem De Si", de Aline Valek.

Corina trabalha no oceano, no fundo do mar, testando roupas de mergulho com uma equipe de cinco pessoas na imensidão do mar. Lá ela encontra a seguinte questão: se as águas-vivas não sabem de si, sobre o que sabem então?

36. "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder.

Prestes a completar 15 anos, Sofia começa a receber cartas em sua casa de um homem estranho. Enquanto ela tenta descobrir o que raios tudo isso significa, acaba aprendendo tudo sobre a história da filosofia ocidental.

Publicidade

37. "O Jogo da Amarelinha", de Julio Cortázar.

Conheça a história de Horácio, suas andanças, frustrações, ideias, vitórias e derrotas em sua vida em Paris, ao lado de sua amada Maga, e em Buenos Aires, morando com o amigo Traveler e sua esposa Talita. O mais incrível é que você pode ler esta história de dois jeitos: comece pelo capítulo 1 e siga em ordem cronológica até o 56 ou comece pelo capítulo 73 e siga a ordem que o autor sugere ao fim de cada capítulo. Sim, são dois livros em um. Boa viagem.

38. Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante.

A história acompanha a vida de duas meninas nascidas em Nápoles (Itália) – Lila e Lenu – e seu processo de crescimento e descobrimento. É impressionante como uma premissa simples como esta pode se transformar em uma história tão comovente. Leia na ordem: "A Amiga Genial", "História do Novo Sobrenome", "História de Quem Foge e Quem Fica" e "História da Menina Perdida".

Publicidade

39. "A Vida Como Ela É...", de Nelson Rodrigues.

Estas crônicas não são necessariamente baseadas em fatos reais, mas provavelmente vão te chocar demais. Prepare-se para reconhecer o lado mais perverso e pervertido dos brasileiros. Ou... prepare-se para se identificar com os personagens.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Imagens Instagram

Publicidade

40. "A Sangue Frio", de Truman Capote.

Prepare-se para ficar completamente sem fôlego e não conseguir parar de ler a história real do assassinato do fazendeiro Herbert Clutter, sua esposa Bonnie e os filhos Nancy e Kenyon. Este livro inventou (literalmente) o jornalismo literário e, não à toa, até hoje é um dos melhores do gênero.

41. "Rita Lee - Uma Autobiografia".

Reprodução / Via instagram.com

Da primeira à última página é como se a cantora sentasse com você no bar ou na sala da sua casa e contasse os melhores momentos da vida dela sem filtros, com emoção e sem medo de rir de si mesma. Imperdível para fãs da cantora ou não.

Publicidade

42. "Vida", de Keith Richards.

Divulgação

Há quem diga que, com essa história de vida, ele já deveria estar morto, mas Keith segue firme e forte comandando a guitarra dos Rolling Stones. Só isso é argumento suficiente para te convencer a ler a autobiografia e um dos poucos rockstars do mundo com mais de 50 anos de carreira.

43. "O Livro Amarelo do Terminal", de Vanessa Barbara.

As histórias da escritora Vanessa Barbara têm o poder de transformar o Terminal Rodoviário do Tietê, um lugar de passagem sem a menor graça, em um dos lugares mais interessantes do mundo.

Publicidade

44. "O Irmão Alemão", de Chico Buarque.

Quando tinha 22 anos, Chico Buarque descobriu que tinha um irmão perdido na Alemanha enquanto conversava com Vinícius de Moraes. Em busca desse irmão, ele acabou escrevendo um livro maravilhoso. Em muitos momentos, o leitor fica em dúvida sobre o que exatamente é ficção e o que é realidade.

45. "Steve Jobs", por Walter Isaacson.

Estamos falando do cara que inventou o iPod, o iPhone, o Mac, a Apple. Pode encarar as 586 páginas do livro, não tem como não ser interessante.

Publicidade

Veja também:

20 livros que nunca mais vão sair da sua cabeça

9 poemas para ler quando a vida exigir muito de você

Veja também