38 podcasts feitos por mulheres para começar a ouvir em março

E continuar pelo ano inteiro.

BuzzShe

1. Apenã

Projeto paraense sobre diversidade cultural, regeneração ambiental e impacto social positivo. Disponível também no Medium. Ouça aqui.

2. Baseado em Fatos Surreais

Um formato diferente de narrativa, com histórias em primeira pessoa apresentadas por Marcela Ponce de Leon e Sheylli Caleffi. Ouça aqui.

Publicidade

3. Chá Com Rapadura

O hilário Chá com Rapadura é cria de cinco amigas que mudaram do Ceará para a Inglaterra e falam sobre o dia a dia na terra da Rainha Elizabeth. Ouça aqui.

4. Coffeea

Projeto da jornalista especializada em café Kelly Stein, é o primeiro podcast bilíngue do mundo. A cada semana trata de temas diferentes relacionados à cultura do café, como ciência, produção, tecnologia, comportamento, história, consumo e novidades do mercado. Ouça aqui.

Publicidade

5. Conexão Feminista

Criado por Renata Senlle, jornalista e mestranda da comunicação e gênero, e Heloisa Righetto, escritora e mestre em gênero, o podcast trata de diferentes temas relacionados ao debate feminista, incluindo prostituição, misoginia e direitos reprodutivos. Ouça aqui.

6. Despautada

Cultura pop e entretenimento como base para questões sociais. Por Fernanda Eggers. Ouça aqui.

Publicidade

7. Dibradoras

Podcast de esporte feminino criado por Roberta Nina e Renata Mendonça, traz convidadas e assuntos dentro do noticiário atual. Ouça aqui.

8. Esquizofrenoias

Programa para desestigmatizar questões relacionadas a saúde mental criado e apresentado por Amanda Ramalho, que na primeira temporada conversou com Ronald Rios, Luciana Vendramini, Alexandre Nickel e outros. Ouça aqui.

Publicidade

9. Feito por Elas

Inspirado pelo desafio #52FilmsbyWomen (52 Filmes por Mulheres) da Women in Film, pretende fomentar debate em torno da produção cinematográfica feminima. Ouça aqui.

10. GordaCast

A jornalista Thamiris Rezende traz convidados para discutir temas do universo de pessoas gordas e/ou fora de padrões. Ouça aqui.

Publicidade

11. Grampos Vazados

"Um textão de zap para o grupo errado". As roteiristas Luciana Fregolente, Luiza Yabrudi e Martha Mendonça usam o humor para falar de tudo e todos. Ouça aqui.

12. High Low

Olivia Merquior e Isabel Junqueira falam toda a semana sobre as decisões dos grandes grupos de luxo, talentos emergentes e outros aspectos do mundo da moda mundial. Ouça aqui.

Publicidade

13. Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Podcast de uma temporada só, baseado no livro de mesmo nome. Cada capítulo tem um conto sobre mulheres extraordinárias e inspiradoras, apresentado por mulheres como Astrid Fontenele, Sarah Oliveira e Daniela Mercury. Ouça aqui.

14. Ideias Negras

Carine Nascimento e Cris Fernandes entrevistam personalidades negras de diferentes campos, buscando contribuir com a repercussão das vozes e ideias negras. Ouça aqui.

Publicidade

15. Imagina Juntas

Sim, é verdade que tem o Gus. Mas também é verdade que a Jéssika e a Carol Tchulim usam o espaço de conversa semanal para falar sobre assuntos pertinentes pras moças de hoje. Ouça aqui.

16. Jogo de Damas

Podcast original do Spotify com 12 episódios que une mulheres para dialogar sobre mudanças e desafios dentro do mercado de comunicação. Ouça aqui.

Publicidade

17. Laços Podcast

Um podcast sobre doguinhos e gatinhos. Informações, alertas, questões veterinárias e afetivas. Episódios semanais Ouça aqui.

18. Livre

Um podcast mensal sobre cultura, história e experiências de vida.com Magê Santos de Milão e Rapha Perlingeiro. Ouça aqui.

Publicidade

19. Mamilos

Cris Bartis e Juliana Wallauer comandam a cada semana uma conversa sobre temas urgentes ou espinhosos (ou os dois). O mote é "jornalismo de peito aberto". Ouça aqui.

20. Más Feministas

Histórias da vida real misturadas a feminismo e cultura pop. Ouça aqui.

Publicidade

21. Mas Você Vai Sozinha?

O meu podcast sobre viagem e outras coisas mais. Ouça aqui.

22. Mathildas

Podcast de entretenimento com pensamento feminino como pilar central das discussões. Novos episódios todas as terças. Ouça aqui.

Publicidade

23. Maria Vai Com as Outras

Um dos podcasts da Revista Piauí, fala sobre a presença da mulher no mercado de trabalho e tem updates quinzenais. Apresentado por Branca Vianna. Ouça aqui,

24. Mulheres que Escrevem

Programa quinzenal de leitura e debate de literatura produzida por mulheres. Ouça aqui.

Publicidade

Conversas entre amigas com participação de podcasters como Tchulim e Bárbara Dos Anjos Lima. Episódios quinzenais. Ouça aqui.

Projeto feminista que busca atribuir novos olhares sobre as lutas das mulheres e exercitar o espaço de fala e de espaço de escuta. Ouça aqui.

Publicidade

27. Outras Mamas

Um podcast feminista vegano. Já tem mais de trinta episódios, que acompanham textos no Medium do projeto. Ouça aqui.

28. Papo Delas

Podcast de três amigas que estão descobrindo suas semelhanças e diferenças. Ouça aqui.

Publicidade

29. PodProgramar

Apresentado pelas desenvolvedoras Jessi Zanelato e Ana Eliza, é um podcast semanal sobre programação, hacks, mercado de trabalho e empreendedorismo. Ouça aqui.

30. Ponto G

Ira Croft e Beatriz Santos em papos esclarecedores sobre mulheres que marcaram a história. Ouça aqui.

Publicidade

31. Potocas

O tipo de podcast pra se sentir amiga da turma, acompanhando casos e histórias reais da dupla Camila Pons e Sacha Brasil. Ouça aqui.

32. TPM Cast

Feito por e para mulheres, opinião feminina de uma forma descontraída e sincera. Ouça aqui.

Publicidade

33. Prato Frio

Podcast de ficção criado pela Cia de 4 Mulheres para o canal Hysteria e o Spotify. Cada episódio é baseado em quatro áudios de diferentes mulheres. Ouça aqui.

34. Pretas na Rede

Gabriela Santos, Larissa Barboza e Liliane Ribeiro falam com leveza e humor sobre sobre a vida, o universo e tudo o mais. Ouça aqui.

Publicidade

35. Quarta Parede

A cada semana duas amigas analisam a construção de seus personagens favoritos da literatura, cinema e televisão. Ouça aqui.

36. Rascunhos Esquecidos de Uma Caixa Sem Saída

Um podcast terapêutico onde e-mails jamais enviados são lidos por atrizes convidadas. O conteúdo, sempre anônimo, é apresentado nas vozes de Alinne Moraes, Deborah Bloch, Malu Galli e outras. Ouça aqui.

Publicidade

37. Sinuca de Bicos

Desafios, diversidade, empatia e humor em conversas sobre maternidade real. Episódios quinzenais. Ouça aqui.

38. uma leitura toda sua;

Podcast pessoal da mineira Gabi Barbosa para falar sobre literatura escrita por mulheres. Episódios curtos e atualização quinzenal. Ouça aqui.

Publicidade

O BuzzFeed Brasil está comemorando o Dia Internacional da Mulher com uma semana de posts e vídeos para educar sobre o feminismo e celebrar as mulheres e a sororidade. Leia mais aqui.

Veja tambem:

34 podcasts brasileiros para você ouvir em 2019

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

14 podcasts feitos por pessoas negras para quem está procurando o que ouvir

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

19 youtubers negros que falam sobre tudo e você não vai querer perder

Escrito por Susana Cristalli • há 5 anos

Descobri que o YouTube é uma fada poliglota e meu dia melhorou 230%

Escrito por Juliana Kataoka • há 6 anos

Publicidade

Veja também