31 coisas que você talvez não saiba sobre o filme "Pantera Negra"

Foram criados mais de 1.000 figurinos para o filme inspirados no afrofuturismo, na moda afropunk e nos trajes tribais africanos tradicionais.

Marvel / Disney

1) Quando tinha 9 anos, o diretor Ryan Coogler foi apresentado ao personagem Pantera Negra quando foi até uma loja de quadrinhos local em Oakland e pediu para ver um super-herói que "parecesse com ele".

2) "Pantera Negra" faturou US$ 500 milhões em todo o mundo em sua primeira semana nos cinemas. Ele já é um dos mais vistos de todos os tempos na história, com mais de US$ 1,3 bilhão de bilheteria no mundo.

3) O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, disse que o filme do "Pantera Negra" estava em andamento desde a primeira fase do Universo Cinematográfico Marvel. Na verdade, eles deram uma pista sobre Wakanda em "Homem de Ferro 2", quando Tony Stark aparece na frente de um mapa da África com uma marcação no local onde fica Wakanda.

4) O ator Wesley Snipes tentou fazer um filme do Pantera Negra em 1992. Embora tivesse um roteiro completo, o projeto nunca passou da fase de desenvolvimento.

5) Chadwick Boseman foi a primeira e única pessoa considerada para o papel de T'Challa. Feige o apresentou em uma reunião criativa e ele ficou com o papel 24 horas depois.

Publicidade

Marvel / Disney

6) "Pantera Negra" é o primeiro filme de super-herói a ser indicado ao prêmio de melhor filme no Oscar, além de seis outras categorias: figurino, direção de arte, mixagem de som, edição de som, trilha sonora original e canção original.

7) O filme foi gravado em Atlanta, Geórgia, e em Busan, Coreia do Sul. As imagens aéreas de Wakanda são da África do Sul, Zâmbia, Uganda e Argentina. Lesoto, um país sem litoral na África do Sul, se tornou a inspiração para Wakanda depois que Coogler o visitou enquanto se preparava para o filme.

8) O dialeto de Wakanda foi inspirado pelo dialeto real xhosa, de John Kani (T'Chaka). Como ele interpreta o rei de Wakanda, parecia certo que o dialeto de todos refletisse o dele.

9) Ao desenvolver o personagem de M'Baku, Winston Duke usou influências nigerianas e igbo nigerianas. Ele queria ter certeza de que a tribo Jabari e M'Baku se destacassem do restante de Wakanda.

10) Ruth E. Carter criou mais de 1.000 figurinos para o filme. Ela buscou inspiração para os figurinos no afrofuturismo, na moda afropunk e nos trajes tribais africanos tradicionais.

11) A cor única do traje de cada personagem ajuda a estabelecer a identidade e presta homenagem aos quadrinhos de cores vibrantes. T'Challa é roxo, Okoye é vermelha e Nakia é verde.

Publicidade

Marvel / Disney

12) Cada penteado do filme foi feito à mão pela cabeleireira Camille Friend e sua equipe.

13) A designer de produção Hannah Beachler disse que era muito importante tanto para Coogler quanto para ela que a história de Wakanda estivesse representada no cenário. A dupla criou mais de 10.000 anos de história, pensando até mesmo nos nomes das ruas.

14) Visibilidade e inclusão foram importantes tanto na tela quanto fora dela. Coogler fez questão que muitos dos principais chefes de departamento fora da tela fossem afro-americanos, mulheres ou ambos.

15) Criar o vilão perfeito foi muito importante para Coogler, que se inspirou na dinâmica vilão/herói de Batman e o Coringa. Ele queria momentos em que o público realmente acreditasse que o herói poderia não vencer.

16) Lupita Nyong'o e Letitia Wright estrelaram a peça de teatro escrita por Danai Gurira, "Eclipsed". Wright estrelou a peça no West End, e Nyong'o assumiu seu papel quando ela chegou à Broadway. Foi a primeira peça com elenco e equipe totalmente negros na Broadway.

17) Coogler decidiu escalar Gurira em "Pantera Negra" após ver "Eclipsed" na noite de estreia. Nyong'o já estava ligada ao projeto.

Publicidade

Marvel / Disney

18) Tanto Gurira quanto Nyong'o assinaram contrato com "Pantera Negra" sem sequer ler o roteiro. Enquanto trabalhavam juntas em "Eclipsed", elas não sabiam que ambas estavam no filme até Coogler contar a elas.

19) Enquanto se preparava para o papel de Shuri, Wright não leu nenhum dos gibis. Ela não queria conhecer o arco da história de sua personagem nos quadrinhos enquanto interpretava o papel.

20) Michael B. Jordan criou um diário especial para se preparar para o papel de Killmonger. Ele faz isso com a maioria de seus papéis, para ajudá-lo a entrar na mentalidade do personagem.

21) Danai Gurira disse que ter que raspar completamente sua cabeça serviu como uma experiência de união para ela e as atrizes que compõem o exército de Dora Milaje.

22) O filho de John Kani na vida real, Atandwa Kani, interpreta o jovem T'Chaka no filme.

Publicidade

Marvel / Disney

23) O produtor executivo Nate Moore e Coogler lutaram para manter uma cena entre Okoye e W'Kabi, que acabou sendo cortada. Moore descreveu a cena como "uma das mais bem interpretadas em que já participei".

24) Para treinar para seus papéis, o elenco inteiro se aquecia junto antes de completar suas rotinas de treinos individuais. Isso ajudou a unir ainda mais o elenco.

25) Enquanto Gurira faz muitas acrobacias como Michonne em "The Walking Dead", o estilo de luta de Okoye foi completamente diferente para ela. Ela teve que aprender a ser mais focada e tradicional.

26) A luta na boate com T'Challa, Okoye e Nakia foi uma das primeiras cenas gravadas para o filme.

Publicidade

Marvel / Disney

27) Boseman tem formação em artes marciais e trouxe muito de seu conhecimento prévio para o estilo de luta de T'Challa/Pantera Negra.

28) A tecnologia avançada de Wakanda foi inspirada por conferências de tecnologia reais que Coogler e outras pessoas participaram.

29) A primeira cena pós-créditos, que apresenta T'Challa, Okoye e Nakia em uma coletiva de imprensa, foi inspirada na coletiva de imprensa de Tony Stark em "Homem de Ferro". Coogler viu o filme no dia da estreia enquanto frequentava a escola de cinema em Los Angeles.

30) Lupita Nyong'o comprou ingressos de "Pantera Negra" para 600 crianças em sua cidade natal, Kisumu, no Quênia.

31) E, por fim, enquanto assistia ao filme, a frase que levou Winston Duke às lágrimas foi: "Levante-se, você é um rei".

Publicidade

Marvel / Disney

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também:

Aqui estão alguns dos maiores babados da história do Oscar

Escrito por Clarissa Passos • há 5 anos

13 filmes que por incrível que pareça foram indicados ao Oscar

Escrito por Ben Henry • há 5 anos

Quantos filmes vencedores do Oscar dos últimos anos você ja viu?

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

Quantos indicados ao Oscar 2019 você já viu?

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

Veja também