30 personalidades que lutam pelo movimento LGBT que você precisa conhecer

Artistas, militantes e profissionais que fazem com que o movimento avance cada vez mais no país.

1. Rafucko

O carioca é um dos nomes mais interessantes da militância na cidade. Responsável por campanhas online e protestos, ganhou destaque nas manifestações de junho de 2013 e de lá pra cá segue sua luta com muita irreverência. Saiba mais aqui.

2. Renan Quinalha

O jurista que trabalha na Comissão da Verdade do Estado de São Paulo foi responsável pelo livro "Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade" ao lado do historiador americano James Green.

Publicidade

3. Daniela Andrade

Daniela Andrade é uma militante e ativista dos direitos e visibilidade trans, administra a página Transexualismo da Depressão, além de participar de debates e produzir textos sobre a temática trans para diversos sites. Para completar, administra ao lado de Márcia Rocha e Paulo Bevilacqua o site Transemprego, dedicado à colocação profissional de travestis e transexual no mercado de trabalho.

4. Tchaka

A drag queen Tchaka é figura certeira em manifestações e debates em São Paulo. Militante, foi responsável por puxar a 18ª Parada do Orgulho LGBT da cidade em 2015.

Publicidade

5. Edith Modesto

Escritora e psicanalista, Edith é responsável pela criação do Grupo de Pais de Homossexuais, a primeira ONG brasileira para pais de filhos LGBT. Seus livros e cursos auxiliam também jovens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros a passar pelo processo de aceitação da sexualidade.

6. Jean Wyllys

Deputado Federal, Jean é o único parlamentar brasileiro assumidamente homossexual. É responsável por colocar em pauta temas ligados ao direitos humanos e pela luta pelo casamento igualitário no país.

Publicidade

7. Erika Kokay

Também deputada federal, Erika sempre pautou os direitos humanos no Congresso. É uma defensora voraz dos direitos LGBT e de todas as minorias.

8. Silvetty Montilla

Uma das mais relevantes drag queens do Brasil, Silvetty tem enveredado para os palcos e para as telas, além de ter se candidatado à deputada estadual nas últimas eleições. Com humor e informação, traz visibilidade à causa LGBT.

Publicidade

9. Jéssica, Vítor, Mola e Debora, do Canal das Bee.

Estes são alguns dos responsáveis por um dos canais mais bacanas voltados para o público LGBT, em especial os jovens. Não tem tema que o grupo não consiga tratar. Vale o clique, sempre.

10. João Silvério Trevisan

Um dos maiores nomes do movimento LGBT, o escritor paulista foi um dos fundadores do primeiro grupo de militância do país na década de 70, o Somos. Foi também pioneiro ao criar e editar a revista Lampião, voltada exclusivamente para o público gay.

Publicidade

11. João W. Nery

João W. Nery é o primeiro transhomem operado (realizou a adequação para o gênero masculino) no Brasil e uma referência no movimento LGBT do país. Sua história está no livro "Viagem Solitária", que se prepara para ganhar as telas em breve.

12. André Pomba

André Pomba é um dos responsáveis pela grande mistura que é a noite paulistana. Dj residente do clube "ALôca", introduziu o rock na cena LGBT e é responsável pela fundação do PV Diversidade, o núcleo LGBT do Partido Verde.

Publicidade

13. Paulo Iotti

O professor e advogado constitucional Paulo Iotti é também diretor do Grupo de Advogados Pela Diversidade Sexual (GADVS), e defendeu o casamento igualitário perante o Supremo Tribunal Federal. Publica textos e notas em relação aos direitos de LGBT em seu site.

14. Léo Moreira Sá

Léo Moreira Sá foi também um dos integrantes do Grupo Somos e posteriormente se tornou uma referência na luta pela visibilidade das pessoas trans ao contar sua história na peça "Lou & Leo", na qual fala da sua passagem pela banda de punk rock "As Mercenárias" nos anos 80.

Publicidade

15. Carlos Tufvesson

O estilista (à esquerda) sempre militou pelos direitos LGBT e por isso assumiu em 2011 a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro.

16. André Fischer

Andre Fischer foi por muitos anos colunista da Folha de São Paulo, onde abordava o universo LGBT. É também fundador do grupo Mix Brasil que conta com um portal de notícias e uma revista direcionada ao público gay e o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade que reúne anualmente os melhores títulos sobre diversidade.

Publicidade

17. Gustavo Don

O jovem de Mogi das Cruzes ganhou destaque na militância nacional com a página "Beijos Para Feliciano" e é um dos maiores disseminadores de informações do segmento no país.

18. Bill Santos

Ativista dos Direitos Humanos, Bill foi candidato à deputado federal nas últimas eleições. Atualmente segue com a militância concorre ao Conselho Gestor do Parque Ibirapuera, um dos maiores points LGBT da cidade de São Paulo.

Publicidade

19. Neto Lucon

O jornalista que vem se dedicando à dar visibilidade a minorias, transformou o seu site NLUCON em uma referência de comportamento e visibilidade de pessoas trans.

20. Valesca Popozuda

A funkeira é talvez umas das mais expressivas artistas a militar pelo movimento LGBT. Madrinha de eventos voltados ao público, sempre se posiciona em redes sociais e entrevistas sobre o apoio aos direitos LGBT.

Publicidade

21. Laerte Coutinho

A cartunista da Folha de São Paulo é uma das maiores referências nas questões de gênero do país. Talentosa e enigmática, expões suas opiniões e adequações em seus trabalhos e entrevistas.

22. Bianka Carbonieri

Responsável pelo site Sapatômica, a jovem criou um dos mais importantes veículos voltado exclusivamente para o público lésbico.

Publicidade

23. Edu Castelo

Marcella Zamith / facebook.com

Responsável pela festa carioca "V de Viadão", o designer e artista plástico criou um espaço de ode a todos os pintosos e performes na festa LGBT mais democrática da cidade. Tudo com a ajuda de Maria Luiza Vianna, Cris Pinheiro, Mathias do Valle e Barbara de Oliveira.

24. Maria Berenice Dias

A advogada e ex-desembargadora gaúcha é especializada em Direito Homoafetivo e maior referência em direitos LGBT do país. O termo homoafetivo inclusive foi cunhado por ela. Hoje comanda um escritório especializado em casos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Conheça mais sobre ela aqui.

Publicidade

25. Luiz Mott

Fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), o polêmico militante é uma grande referência na militância do país, tanto que o levantamento de crimes contra LGBT realizado por sua organização é utilizado como fonte para a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República.

26. Vitor Ângelo

O jornalista que passou pelos maiores veículos e emissoras do país é autor de "Aurélia - A Dicionária da Língua Afiada", dedicado ao pajubá, e também responsável pelo Blogay, da Folha de São Paulo.

Publicidade

27. Nelson Carneiro, Pedro HMC e Felipe Abe, do Canal Põe Na Roda.

Turma nova na militância, o trio do canal do Youtube tem sido sucesso com suas tiradas bem humoradas sobre o universo LGBT.

28. Maju Giorgi

Ativista e uma das organizadoras do grupo Mães Pela Diversidade, que reúne pais de LGBT que militam por direitos dos seus filhos.

Publicidade

29. Salete Campari

Outra drag queen de grande importância no país, Salete é figura constante em manifestações pró LGBT, além de ser a dona do trio elétrico que encerra a Parada Gay de São Paulo há 14 anos.

30. Daniela Mercury

A cantora que "comunicou", como ela mesmo diz, seu casamento com a jornalista Malu Verçosa em 2013, virou referência em direitos LGBT, além de protagonizar ao lado de Ricky Martin a campanha da ONU por direitos igualitários.

Publicidade

Sentiu falta de alguém na lista? Conta pra gente nos comentários.

Veja também:

18 posts para celebrar e refletir sobre o Dia do Orgulho Gay

Repórter da ESPN dá bronca ao vivo em torcedor por comentário homofóbico

Veja também