30 formas de ser mais feliz — ou, pelo menos, ficar um pouco melhor

Todas as pequenas coisas contam.

~Ser mais feliz~ parece papinho de autoajuda, mas, realmente, há algumas coisas que podem ajudar qualquer um a se sentir um pouco melhor.

Mas, claro, cada um sabe do seu próprio momento. Problemas de saúde mental ou circunstâncias e situações ruins podem deixar tudo mais complicado. Apesar disso, esperamos que você possa encontrar aqui alguns conselhos que o(a) deixarão se sentindo um pouco melhor.

1. Perceba que a felicidade não significa ter tudo o que deseja e estar livre de problemas o tempo todo.

"A felicidade NÃO é um estado constante", já explicou para nós a conselheira de empoderamento Christine Hassler. "Como humanos, experimentamos e passamos por uma variedade de emoções. A expectativa de que devemos todos ser felizes o tempo todo deixará qualquer um com uma ressaca de expectativas."


Veja também:
13 formas inteligentes de ser mais feliz segundo especialistas em saúde mental

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2. Comece o seu dia lembrando a si mesmo(a) uma coisa positiva sobre a sua vida.

Tendemos a nos focar em pensamentos negativos muito mais do que nos positivos, então conceda a si mesmo(a) um momento para dar uma conferida nos seus pensamentos e suas lembranças mais felizes. Isso pode acontecer na forma de um diário em tópicos, se quiser, mas refletir um pouco também funciona.

3. Estabeleça um equilíbrio entre sua vida pessoal e sua vida profissional!

Saia do trabalho no horário, não cheque seus e-mails após certo horário da noite, e, de forma geral, não pense nas suas responsabilidades do trabalho em casa e vice-versa. Fazer o seu melhor em cada lugar — isto é, não se sentir culpado(a) pelo que você não está fazendo — te manterá sã(o) e satisfeito(a) com o seu rendimento.

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4. Escolha um passatempo que não tenha nenhum outro propósito, exceto ser prazeroso.

Rachel Miller / BuzzFeed

Não um passatempo que só pareça legal nas suas redes sociais ou no seu currículo. Algo que você ache bom e interessante. Aqui estão alguns passatempos para inspirá-lo(a), caso não saiba por onde começar.

5. Divida uma refeição com pessoas com quem você se importa.

Nada como dividir uma boa comida com boas pessoas para atrair boas vibrações.

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6. Livre-se de coisas velhas que você não possa usar agora ou que te magoem.

Se tem coisas no seu armário ou na sua casa que fazem com que você se sinta pior ao vê-las — como roupas nas quais você pretende caber "um dia" ou recordações de um relacionamento antigo — JOGUE FORA. Você não precisa dessa merda toda te deixando pra baixo.

7. Compartilhe aquilo pelo que você está passando com entes queridos.

"Existe coragem em ser vulnerável"

Muitas pessoas guardam seu sofrimento porque (1) não querem ser um fardo, (2) pensam que deveriam ser capazes de lidar com isso por conta própria ou (3) apenas por nervosismo. Se esse é o caso, tente se abrir mais e cultivar uma rede de apoio. Prometa a si mesmo(a) que, quando as coisas ficarem difíceis, você entrará em contato com pelo menos uma pessoa que te ama e que se importa com você.

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8. Sorria mais. Sério.

Pesquisas mostram que sorrir pode te deixar menos estressado(a). Então, sorria para seus colegas de trabalho, aceite elogios, assista a um filme da Disney — o que te deixar com um sorriso no rosto.

9. Tente monitorar seu humor e seus hábitos para descobrir quais coisinhas te deixam melhor ou pior.

"Quando sua vida e seus sentimentos parecerem estar fora de controle ou caóticos, há algo de imensamente terapêutico em organizá-los numa estrutura sistemática, como um diário em tópicos", disse ao BuzzFeed a psicóloga Andrea Bonior. "Só de fazer uma lista esteticamente atraente já dá aquela sensação de ser mais fácil de lidar com o problema. Como se você pudesse enfrentar e passar por tudo."

Aqui estão mais informações sobre como usar um diário em tópicos (ou bullet journal) pelo bem da sua saúde mental.

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10. Dê um nome aos seus pensamentos negativos e dê uma bronca neles.

"maneiras que eu lido com minha ansiedade
- me refiro a pensamentos intrusivos como Jerry, como o Jerry de 'Parks and Recreations', então, se do nada eu me vejo pensando: 'Meu Deus, e se eles me odiarem?', eu posso só dizer: Jerry, CALA A BOCA"

Quanto mais você tenta ignorar seus pensamentos negativos, mais poder eles têm sobre você — e mais verdadeiros eles parecem. Você precisa lembrar a si mesmo(a) que pensamentos negativos são assim: pensamentos, não fatos. E, sério, tratar essa voz interior como uma mala sem alça dando pitacos indesejados ou alguém cuja opinião você não respeita nem um pouco pode realmente ajudar.

11. Caminhe ou ande de bicicleta em vez de dirigir ou usar o transporte público, se puder.

Segundo o livro "Happiness Hacks" [Truques para a Felicidade, em tradução livre], de Alex Palmer, pessoas que caminham ou vão de bicicleta para o trabalho relatam uma satisfação maior do que a de passageiros de metrô e ônibus. Então, tome aquele ar fresco e se exercite!

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12. Faça da manutenção das suas amizades uma prioridade.

Quando ficamos muito ocupados com a escola, com o trabalho ou com a família, tendemos a considerar aquela saidinha com os amigos um luxo que podemos abrir mão para ter mais tempo. No entanto, ver os amigos é muito importante para nossa saúde mental.

13. Em vez de gastar dinheiro com coisas, gaste com experiências.

Eu não vou dizer que o dinheiro não compra a felicidade porque sei que eu seria muito mais feliz se não precisasse me preocupar em pagar aluguel e boletos. DITO ISSO, usar o dinheiro que você tem com sabedoria pode melhorar a sua vida.

Pagar por experiências — como férias, tratamentos em spa, idas ao cinema, aulas etc — dá mais prazer a longo prazo do que comprar bens materiais, de acordo com o livro "Happiness Hacks".

Não só as experiências em si costumam exceder as expectativas bem mais que bens materiais, mas você também obtém prazer antes e depois delas — seja se divertindo antes delas ou falando sobre elas com amigos e família depois.

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14. Crie uma rotina matinal que dê o clima para o dia inteiro.

Será diferente para cada um, mas encontre uma rotina que deixe você centrado(a) e de bom humor antes de encarar o dia. Por exemplo: fazer exercícios, meditação, escrever sua lista de afazeres, alongamento, pensar sobre as coisas pelas quais você é grato(a), até mesmo tirar um tempo para o café da manhã, tomar café e ouvir ao seu podcast favorito.

Esta newsletter para deixar suas manhãs infinitamente melhores pode ser um ótimo lugar para começar. Ah, e arrume a sua cama, porque isso fará milagres na sua vida.

15. E por falar nisso, desenvolva uma rotina antes de ir para a cama também.

Arrume o seu quarto. Lave seu rosto. Faça um chazinho. Desconecte-se e vá ler. Qualquer coisa que você possa fazer para espairecer e encerrar o dia de forma positiva pode melhorar MUITO o seu estado mental.

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16. Faça algo para outra pessoa. Isso mudará seu foco e colocará o mundo em perspectiva.

Que tal usar algumas horas da semana para um trabalho voluntário?

17. Deixe seu celular no modo Não Perturbe à noite.

Não há nada acontecendo entre meia-noite e 7 da manhã que não possa esperar até você acordar, com raríssimas exceções. Você dormirá melhor e sua mente vai agradecer — a falta de sono pode piorar seriamente sentimentos de insatisfação ou causar depressão e ansiedade.

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18. Volte a fazer algumas das suas coisas favoritas da infância.

Nickelodeon / Via tenor.com

Releia "Harry Potter", coma a sua comida favorita da época da escola, ouça a primeira banda que você amou, o que for. Absorva toda essa nostalgia.

19. Tire intervalos do trabalho, da escola etc. durante o dia.

"Evite ocupar os seus intervalos com mais trabalho (mesmo que seja diferente do trabalho pelo qual você é pago para fazer)", escreveu Palmer em "Happiness Hacks". "Use esses momentos para se recuperar completamente e ter energia para quando voltar para o escritório."

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20. Invista em uma massagem de vez em quando.

Eu aposto R$10 que você tem um monte de tensão acumulada em algum lugar agora e que você merece se livrar dela. Nem precisa ser uma experiência de ~spa~ completa — você provavelmente pode encontrar um lugar desconhecido que seja legal e com um bom preço pesquisando um pouco.

21. Use à vontade os botões de silenciar, bloquear e de desfazer amizade.

Porque ninguém merece os haters.

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22. Pare de tomar para si o trabalho de deixar todo mundo feliz.

Ser uma pessoa compreensiva e legal = bom.

Se preocupar com a felicidade dos outros, sendo que eles não movem um dedo para sua felicidade e seus desejos = não bom.

Você não pode agradar a todos — aceite isso, pois é perfeitamente normal.

23. Guarde palavras gentis e reconfortantes para que você possa voltar a elas quando precisar.

Faça capturas de tela de textos de amigos ou e-mails positivos do seu chefe. Guarde-os em uma pasta para que você possa lê-los de novo e de novo.

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24. Monte um kit de ferramentas que "torne a vida um pouco mais fácil".

Imagine que seja uma caixa da felicidade. Encha-a de produtos relacionados a spa, livros de colorir, uma vela aromática, seu livro favorito, lembranças de memórias felizes, o que for que você ache que tenha o poder de animá-la um pouco.

25. Se está se sentindo triste ou deprimido(a), experimente se preparar para o dia mesmo que planeje ficar em casa.

Às vezes é muito difícil sair, quem dirá levantar da cama. Mas tente ao menos realizar a higiene básica e vestir roupas limpas. Pegue a sua escova de dentes e lave o rosto, penteie o cabelo, fique à vontade. Seja bom(a) consigo mesmo(a).

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26. Seja sociável, mesmo que signifique dar as caras e ficar um pouco entediado.

Às vezes socializar é difícil até quando você sabe que estar com pessoas te deixará melhor. Então apareça. Junte-se a um grupo de amigos que você ame e que amem você e, depois, vá embora com eles. Participe das conversas. Deleite-se com a energia.

27. Decore a sua casa de forma que ela te acolha.

Cuide bem da sua casinha — limpe-a, decore-a de forma que ela reflita os seus gostos, torne-a um lugar que o(a) deixe seguro(a).

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28. Fique com pessoas positivas que incentivem você.

Não pessoas que sejam rabugentas, pessimistas ou ruins o tempo todo.

29. Se precisar chorar, chore.

Falando por experiência própria, quanto mais você reprime suas emoções, mais elas aumentam e pairam sobre você. Então libere-as, mesmo que você precise induzir o choro com um filme sentimental ou uma música triste.

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30. Busque ajuda se precisar.

Essas sugestões são uma ótima forma de elevar o humor. Mas você nunca deve ter medo de buscar tratamento, seja consultando um terapeuta, buscando medicação ou outro método.

Se está se sentindo curioso sobre fazer terapia, você pode saber mais sobre isso aqui. E, se precisar de um empurrãozinho, leia aqui 25 boas razões para fazer terapia.

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A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.