30 curiosidades sobre filmes de terror que você provavelmente não sabia

Cuidado! Esta lista contém alguns spoilers!

1. Nas gravações de "O Exorcista", o diretor William Friedkin pedia para algumas pessoas da equipe darem tiros de mentira para assustar o elenco.

Warner Bros.

Seu objetivo era conseguir capturar as reações de susto mais autênticas dos atores com a câmera.

2. H.R. Giger foi o responsável por todas as caracterizações dos monstros no filme "Alien". Ele chegou a usar um crânio humano de verdade na cabeça do alienígena.

20th Century Fox

Quando perguntaram sobre o crânio, ele apenas respondeu: "não me pergunte onde consegui isso".

Publicidade

3. No filme "A Morte do Demônio", nozes e um frango foram usados para os efeitos sonoros.

New Line Cinema

"Nós tínhamos um frango morto e o cortávamos com um cutelo para simular o barulho da carne sendo despedaçada. As nozes serviam para simular o barulho de um pescoço sendo quebrado", disse Bruce Campbell, estrela de "A Morte do Demônio" para o BuzzFeed no ano passado.

4. O filme "Pânico" foi inspirado em fatos reais que ocorreram em Gainesville, Flórida (EUA), no início dos anos 90.

Dimension Films

O roteirista Kevin Williamson assistiu a uma matéria na TV sobre os assassinatos de estudantes pelo serial-killer Gainesville Ripper e ficou "completamente aterrorizado". O medo o inspirou a escrever a cena de abertura de "Pânico".

Publicidade

5. Linda Blair, que interpretou Regan em "O Exorcista", fez uma pequena ponta em "Pânico".

Dimension Films

Ela interpretou uma repórter que perseguia Sidney Scott.

6. O icônico diretor Wes Craven também fez uma ponta.

Dimension Films

Craven criou a franquia "A Hora do Pesadelo" e, na sua cena, vestiu o suéter e o chapéu de Freddy Krueger.

Publicidade

7. Por causa das campanhas de divulgação do filme "A Bruxa de Blair", algumas pessoas realmente acreditaram que a atriz Heather Donahue estava morta e mandaram cartões de condolências para a mãe dela.

Artisan Entertainment

Na época do lançamento, muitas pessoas acreditaram que os acontecimentos do filme eram reais. O site oficial da produção trazia relatórios falsos da polícia, e folhetos sobre o "desaparecimento" de pessoas – com fotos dos atores – eram distribuídos nos cinemas em que o filme era exibido.

8. Os atores de "A Bruxa de Blair" concordaram em não sair de seus personagens durante as gravações. Então, se precisassem de um tempo ou quisessem fazer algum comentário, tinham que falar a palavra-chave "taco".

Artisan Entertainment

Publicidade

9. O punhado de gravetos mostrado no filme tinha dentes e cabelos humanos de verdade.

Artisan Entertainment

Os dentes são do dentista do codiretor Eduardo Sánchez e o cabelo é do ator Josh Leonard.

10. Michael Cera fez testes para o papel de Cole em "O Sexto Sentido".

Fox, Buena Vista Pictures Distribution

Ele não sabia que o filme era sobre pessoas mortas, então foi na audição todo otimista e animado.

Publicidade

11. O diretor M. Night Shyamalan vem de uma família de médicos. Era esperado que ele também se tornasse um, mas acabou se apaixonando pelo cinema.

Buena Vista Pictures Distribution

E, como homenagem à família, ele fez uma ponta em "O Sexto Sentido" como um médico.

12. O filme "Jogos Mortais" foi inspirado em uma reportagem.

Lionsgate Films

Quando tinha apenas 17 anos, o diretor de "Jogos Mortais", James Wan, viu uma reportagem sobre um homem que invadia a casa das pessoas para fazer cócegas nos pés de crianças que estavam dormindo. Wan ficou tão assustado que passou a deixar um martelo ao lado da sua cama durante a noite.

Quando o homem foi finalmente capturado, ele revelou que não cometia os crimes sozinho e que era forçado a fazer isso. Isso deu a Wan a ideia de forçar os personagens do seu filme a fazerem o que fosse mandado.

O criminoso das cócegas disse que também recebia uma peça de quebra-cabeças que dizia a ele o que fazer, e isso acabou inspirando o diretor a criar o assassino Jigsaw nos filmes.

Publicidade

13. O famoso boneco de "Jogos Mortais", chamado Billy, era tão importante para James Wan e Leigh Whannell que eles pagaram para o boneco ter seu próprio assento em um voo de Melbourne (Austrália) para Los Angeles (EUA).

Lionsgate Films

Isso foi na época que eles estavam tentando vender a ideia para Hollywood e só tinham um exemplar do boneco.

14. O boneco de madeira original foi feito à mão por Wan.

Lionsgate Films

Por isso Billy era especial demais para ser jogado em uma mala.

Publicidade

15. Billy também fez pontas em outros filmes além de "Jogos Mortais". Ele apareceu rapidamente em "Sobrenatural", "Gritos Mortais" e "Sentença de Morte".

Blumhouse Productions

Isso porque todos os três filmes também foram dirigidos por Wan.

16. Wolf Creek é um lugar real. Fica na Austrália Ocidental e o nome verdadeiro é Wolfe Creek.

Instagram: @duggan1992 / Via instagram.com

Publicidade

17. John Jarratt, que interpretou o assassino em série Mick Taylor, costumava ser o apresentador do programa australiano "Better Homes and Gardens".

Seven Network / Via youtube.com

Mas ele não era tão assustador falando de cabides e varais.

18. O diretor e roteirista de "Atividade Paranormal", Oren Peli, rodou o filme na própria casa. Mesmo assim, ele não teve problemas para vender a propriedade mais tarde.

Paramount Pictures

Divirta-se nessa casa cheia de demônios.

Publicidade

19. A boneca de "Invocação do Mal" e o spin-off "Annabelle" é baseada em uma boneca real que, na verdade, é bem diferente da do filme. A verdadeira Annabelle é apenas uma boneca de pano comum.

Warner Bros., http://www.warrens.net/

20. O filme "Canibais", de Eli Roth, foi gravado em um vilarejo remoto na Amazônia. Todos os dias, era preciso viajar 5 horas de carro e mais uma hora e meia de barco para chegar ao local.

Worldview Entertainment

Publicidade

21. Na verdade, o vilarejo era tão remoto que os moradores locais nunca tinham visto um filme antes. Os produtores exibiram "Holocausto Canibal", que não assustou ninguém. Algumas pessoas disseram que o filme era "a coisa mais engraçada que elas já tinham visto".

Worldview Entertainment

22. A atriz Lorenza Izzo quase morreu durante as gravações de "Canibais". Em uma cena, ela era jogada em um rio e tinha que se segurar em uma pedra, mas a água acabou puxando ela para baixo e a atriz quase se afogou.

Worldview Entertainment

Publicidade

23. Segundo Roth, que também fez "Albergue" e "Cabana do Inferno", a melhor forma de deixar as cenas sangrentas mais realistas é usando frutas. De acordo com ele: "Uma uva, quando filmada do ângulo certo, parece muito com um globo ocular".

Philippe Desenrck / Getty Images

Agora você não vai mais conseguir olhar para uvas da mesma forma.

24. "Babadook" foi inspirado em uma história bem estranha que a roteirista/diretora Jennifer Kent ouviu no começo dos anos 2000.

Entertainment One

Kent tinha uma amiga com um filho pequeno que achava que estava sendo perseguido por um bicho-papão imaginário. A mãe dele fingia falar com a "criatura" para conseguir acalmá-lo.

Publicidade

25. E anos após o lançamento do filme, em 2014, o monstro, de alguma forma bizarra, se tornou um ícone gay na internet.

Entertainment One

O Babadook foi apresentado como uma criatura assustadora e demoníaca, mas, graças ao Twitter, agora ele é visto de forma completamente diferente.

26. Joaquin Phoenix estava cotado para estrelar "Fragmentado" antes de James McAvoy ser selecionado.

Kevin Winter / Getty Images, Michael Loccisano / Getty Images

Phoenix já havia trabalhado com o diretor de "Fragmentado", M. Night Shyamalan, em dois outros filmes: "A Vila" e "Sinais".

Publicidade

27. James McAvoy quebrou a mão durante as gravações de "Fragmentado". Isso aconteceu quando ele bateu em uma porta que parecia ser falsa, mas que na verdade era de metal maciço.

Universal Pictures

28. O especial de comédia de Eddie Murphy "Delirious" (1983) inspirou o filme "Corra".

HBO / Via youtube.com

Na apresentação, Murphy tira sarro das pessoas brancas nos filmes de terror que se recusam a sair de casas mal-assombradas.

Publicidade

29. Havia diversos finais alternativos para "Corra". De acordo com o diretor e roteirista Jordan Peele, um deles envolvia Chris, o protagonista, sendo levado pela polícia e posteriormente condenado por matar uma família branca.

Universal Pictures

30. E, felizmente, Jordan Pelle pretende continuar escrevendo mais filmes de terror. Em um bate-papo com fãs no Reddit, ele disse que "tem várias ideias de filmes em desenvolvimento" e que pretende fazer o roteiro e dirigir todas elas.

Universal Pictures

Publicidade

Esta é a Semana do Terror no BuzzFeed Brasil. Clique aqui por sua conta e risco para ver todos os posts arrepiantes da nossa semana especial.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também