3 mil pessoas tiraram suas roupas e se pintaram de azul

O espetáculo nu, "Sea of Hull" (Mar de Hull), foi a última instalação humana do artista Spencer Tunick em uma cidade inglesa.

Mais de 3.000 voluntários tiraram suas roupas, foram pintados de azul e se reuniram no centro da cidade de Hull, no Reino Unido, na manhã do sábado.

Danny Lawson / PA WIRE

Publicidade

O espetáculo nu foi a última instalação do artista Spencer Tunick, que é famoso por seus retratos de multidões nuas. Em 2005, ele criou uma obra parecida em Gateshead, e de novo em Salford em 2010.

Com estimadas 3.200 pessoas participando do projeto em Hull, no sábado, esta é a maior instalação de Tunick no Reino Unido até hoje.

As pessoas foram pintadas em diversos tons de azul e verde, para que pudessem parecer uma grande massa de água para a obra, que se chama "Sea of Hull" (Mar de Hull).

Danny Lawson / PA WIRE

Publicidade

Hull é um dos portos mais históricos da Inglaterra, e Tunick se esforçou para representar isso em sua obra.

"A instalação Mar de Hull foi um dos projetos mais fantásticos que eu já fiz, e foi inspirador conseguir entrelaçar a herança marítima da cidade com um pano de fundo urbano", o artista disse ao Hull Daily Mail.

Danny Lawson / PA WIRE

Publicidade


Quando Tunick convocou os participantes nus em março, ele recebeu uma resposta entusiasmada.

Publicidade

"O convite decolou como um foguete desde o primeiro dia, com um número assombroso de pessoas se inscrevendo, e nós estamos encantados em ver como o Spencer os reuniu hoje para criar novas imagens extraordinárias e memórias inesquecíveis para eles", disse Kirsten Simister, curador de arte da Galeria de Arte de Ferens da cidade.

Os nus serão exibidos na galeria no ano que vem, como parte das celebrações da UK City of Culture de Hull.

Danny Lawson / PA WIRE, Danny Lawson / PA WIRE

Publicidade

Martin Green, diretor executivo do Conselho Municipal de Hull ficou feliz pelo espetáculo nu liderar os eventos culturais do ano que vem em Hull.

"A exposição de Spencer Tunick será a primeira apresentação de um artista grande anunciada para 2017. A equipe da Galeria de Arte de Ferens se esforçou muito para trazer esse artista de primeira classe a Hull, acrescentando à empolgação de ser a cidade da cultura do Reino Unido", ele disse ao PA.

"Essa também é uma oportunidade fantástica para pessoas locais e de fora se envolverem com a exposição antes de 2017, e eu mal posso esperar para ver as imagens quando forem reveladas na galeria, no ano que vem, como parte de uma exibição emocionante."

Publicidade

A atmosfera do evento foi considerada "incrível". "Foi incrível. Gente de todas as idades e tamanhos participando. Havia bebês, idosos e até pessoas cegas e em cadeiras de rodas participando", disse a repórter Amy Nicholson, do Hull Daily Mail.

Publicidade


Tunick também ficou encantado pela variedade de pessoas que abraçaram sua obra. "É sempre maravilhoso ver pessoas de todos os tamanhos cobertas de tinta andando pelas ruas da cidade que eu admiro", ele disse. "Estou ansioso para ver a exibição do resultado final do meu trabalho aqui em Hull, na primavera de 2017."




Veja também