29 pessoas revelaram por que deram 'ghosting' em alguém, e eu não consigo pensar em mais nada

"Eu só faço isso quando não confio na pessoa ou ela me deixa desconfortável. Você gostaria de falar essas coisas para alguém?"

Talvez você tenha lido uma coleção de histórias de terror do BuzzFeed de pessoas que já foram vítimas de "ghosting". Mas uma das piores partes de tomar um perdido é não ter nenhuma resposta para aquela pergunta tortuosa: "POR QUÊ??"

NBC / Via media.giphy.com

Bem, o usuário do Reddit u/TheEvilBunnyLord tirou o pó do tabuleiro Ouija e perguntou: "Pessoas que deram 'ghosting', por que vocês já fizeram isso?". Veja o que as pessoas disseram a seguir.

Publicidade

1. "Eu não quero magoar ninguém, então só sumo."

"Mas sei que essa não é a melhor maneira de fazer isso.”

u/SolidWoof 

2. "Se eu sumi foi porque fizeram mal para mim e acho que não merecem mais minha energia."

"Ou isso, ou eu esqueci de responder a mensagem."

u/Redbeard_Senpai

Publicidade

3. "É algo como 'o que os olhos não veem, o coração não sente'."

"Assim que eu decido, não quero mais estar ao lado da pessoa. Eu deixo de colocar energia nesse pensamento e sigo a vida."

u/NativeCereal

"Seguindo em frente"

MTV / Via media.giphy.com

Publicidade

4. "Eu fazia isso quando sentia que não estavam me ouvindo ou não me compreendiam, que não levavam meus sentimentos em consideração e desrespeitavam meus limites."

"Então, achava que era minha única opção, já que a comunicação não funcionava. Depois que fazem isso com você, a perspectiva realmente muda. É um comportamento de evitação e não é um bom exemplo de maturidade."

u/ialwayscrywhenimfine

5. "Só fiz isso algumas vezes em aplicativos de namoro, em geral por ter mudado de ideia sobre a pessoa."

"Talvez eu não tenha gostado da conversa, talvez tenha visto as redes sociais e não tenha curtido o que vi ou talvez tenha decidido que simplesmente não estamos comprometidos. É mais fácil se afastar e não gastar mais o tempo da pessoa. Mas nunca fiz na vida real, isso é bem pior."

u/TheJadedSF

Publicidade

"Não somos mais amigas."

Freeform / Via media.giphy.com

7. "Eu só faço isso quando não confio na pessoa ou ela me deixa desconfortável. Você gostaria de falar essas coisas para alguém? Se eu falasse, só criaria problemas piores, com os quais não quero lidar."

"Eu só sumo quando tenho uma justificativa e a pessoa não merece uma explicação, e uma conversa só me faria sentir pior. Se você levar um ghosting e ficar ofendido, pense sobre como interage com as pessoas e por que as pessoas podem querer se afastar de você."

u/Nameamongothers

Publicidade

8. "Eu só sumi quando uma pessoa se recusou a me deixar em paz."

"A gente brigava, eu dizia que não queria mais falar com a pessoa, e ela me mandava quatro ou cinco mensagens por dia me fazendo sentir culpa por não responder."

u/ambrosiadeux

NBC / Via media.giphy.com

Publicidade

9. "Eu não me importo com você."

u/Porgypuncher504

10. "Eu dei ghosting em toda a minha família. Meus pais e meu irmão mais velho são narcisistas dissimulados."

"Fiquei farto da manipulação e do bullying psicológico deles depois de aguentar isso por uma década. Não falo com eles desde 2017."

u/Tarasheep

Publicidade

11. "Eu sumo se tiver uma falta de interesse repentina e completa."

"Ou quando esqueci completamente da existência da pessoa por um período longo de tempo, e então fica estranho voltar a falar com ela."

u/general_actual_lee

12. "Eu fiz isso uma vez quando tive um encontro com um cara que conheci na internet. Nos encontramos em um restaurante depois de conversar, trocar mensagens e ligações, etc. Eu achei que a gente estava se dando bem. Quando estávamos esperando a mesa, percebi algo de errado, mas não sabia o que. Ele parecia relaxado falando no telefone, mas ali parecia tenso. Decidi ir ao banheiro, mas a mesa era perto dali, e eu conseguia vê-lo de costas e ouvir sua voz. Ele começou a falar todos os estereótipos de uma conversa entre marido e esposa. E ele realmente estava falando com ela. Eu não sabia que ele era casado, fui enganada. Esperei até a ligação terminar e voltei, e então ele começou a flertar e sorrir, enquanto eu tentava pensar em como lidaria com aquilo. Foi um saco, pois gostava dele, e não ia acontecer o que eu esperava."

"Eu não queria ir embora, senão ele não saberia que eu estava no seu encalço. Então, fingi que estava tudo bem, conversamos sobre trabalho, coisas normais e comemos nossa refeição. Ele não parava de me olhar, demos as mãos, e eu só fingindo.

A conta chegou, ele pagou. Aí, saímos do restaurante, e ele me abraçou. Eu só abracei de volta e agradeci pelo jantar e deixei que segurasse minha mão enquanto caminhávamos até os carros. Ele tentou me beijar, e eu disse que queria muito, mas que tinha que acordar cedo para trabalhar.

Então nos abraçamos de novo, e ele disse que me ligaria em breve e que queria me ver de novo. Eu fingi entusiasmo, nos despedimos, e eu fui para casa.

Quando cheguei lá, ele começou a me ligar, mas eu não atendi. Ele deve ter ligado dez vezes por dia vários dias seguidos e enviou um monte de mensagens. Eu não respondia nada, mas ele continuava perguntando por que eu não estava respondendo, o que ele ele tinha feito de errado, etc. Daí mandei uma mensagem para ele dizendo: 'Se quiser saber o que há de errado, pergunte para sua esposa', e sumi."

u/Wintermoon70

Publicidade

"Como anda seu casamento?"

Amazon Prime Video / Via media.giphy.com

13. "Eu só faço isso com pessoas que não gosto ou com quem não converso há muito tempo."

"Não me sinto bem, mas é melhor do que sofrer conversando com elas."

YoRt3m

Publicidade

14. "Eu dei ghosting em um grupo de três meninas de quem eu era amiga desde o ensino médio (eu tinha 30 anos na época). Um dia, percebi como me sentia tensa e infeliz toda vez que nos encontrávamos. Uma delas sempre criticava meu peso, minha dieta, meus treinos e o que eu gostava de assistir na televisão. Outra sempre ficava do lado dela, e a terceira só queria que todas se dessem bem, mas se recusava a reconhecer as merdas que aconteciam. Então, bloqueei o telefone de todas e saí das redes sociais. Me senti muito aliviada. Resumindo: sumir pode ser um comportamento adequado em algumas situações, então não julgue quem faz isso."

"Tentei conversar várias vezes com a amiga que me criticava. No final das contas, eu acabava chorando, e ela rindo, dizendo que eu não precisava me ofender com o comportamento dela, porque ela estudou artes e tinha uma visão estética melhor do que a minha.

Percebi que nada do que eu fazia causava melhora alguma. Eu estava crescendo, mudando e feliz com isso, mas cansada de remoer o que acontecia no ensino médio.

Desde então, fiz novos amigos com quem tenho mais paz e afinidade. Encontrei várias mensagens bloqueadas no meu telefone, em que uma delas chorava e brigava por eu estar sendo horrível... Mas deletei todas elas sem culpa alguma."

u/Ok_Clock_8658

15. "Eu só faço isso quando não aguento mais."

"Quando ultrapassam DEMAIS meus limites, mas uma só vez."

u/Farrageau

Publicidade

"Ok, já chega"

POP/CBC / Via media.giphy.com

16. "Eu sempre me sinto desnecessário, incomodando as pessoas por dizer qualquer coisa, então simplesmente não digo nada."

u/boulomai_mathein

Publicidade

17. "Eu me esforço para não fazer mais isso, pois sei como pode magoar e como é imaturo. Já fiz algumas vezes em aplicativos de namoro, quando ainda não conhecia a pessoa ao vivo e ainda estávamos no início, mas não gostava da forma como ela se comunicava. Em geral, era porque só falavam de si mesmas e não perguntavam nada de mim. Achava que era cedo demais e não me importava o suficiente para chamar a atenção a respeito disso."

"Não quero continuar nenhum tipo de conversa, amizade ou relacionamento com alguém egocêntrico. É melhor se afastar e focar em alguém que queira me conhecer de verdade."

u/thatsnotaride

"Tenho permissão para falar de mim agora?"

Freeform / Via media.giphy.com

Publicidade

18. "Sumi da vida do meu ex porque ele me humilhou com um noivado falso, me traiu com uma de minhas amigas e eu fui a última pessoa do grupo a ficar sabendo. Quando veio à tona, todos nossos amigos em comum ficaram do lado do novo casal e fingiram que eu não tinha existido por mais de sete anos. Sério, não sei como sobrevivi nesse período tão sombrio."

"Todos sabiam o que estava acontecendo, mas ninguém teve a decência de me contar. Aí, eles fingiram que nada tinha acontecido, e eu fiquei solteira, sem casa e devastada.

Descobri que, de vez em quando, eles entravam nas minhas redes sociais para rir dos meus posts tristes e patéticos, e acho que era isso que eu precisava ouvir. Deletei meu Facebook, me demiti, cancelei minha linha de telefone, me mudei para outro continente e nunca mais falei com nenhum deles.

Estou bem agora, casei com uma pessoa maravilhosa e construí uma vida nova e feliz aqui."

u/Eldrun

19. "Eu faço isso sem querer."

"Minha vida fica caótica, e eu sumo quando as pessoas conversam demais, pois não consigo lidar quando são assim. Não quero pedir para que me deixem em paz. Só não respondo, porque fisicamente não consigo fazer isso."

u/DuckSwimmer

Publicidade

20. "Acho que isso faz parte da vida. As redes sociais e as mensagens de texto tornaram essa ação bem mais palpável."

"Eu também evitava o contato com pessoas de propósito nos anos 80 e 90... Só que agora é bem mais óbvio. A vida é curta. Não há espaço para pessoas que nos prejudicam.

Se a pessoa te deixa infeliz, corte da sua vida. Mas era mais fácil 30 anos atrás, é claro."

u/sir_percy_percy

"Cara, bons tempos."

ABC / Via media.giphy.com

Publicidade

21. "Às vezes faço isso por não ter energia para responder, mas me sinto muito mal."

u/Inevitable-Curve-628

22. "Eu só sumo quando a pessoa está drenando minha energia e afetando minha saúde mental de forma negativa, e eu já pedi para me deixar em paz, mas não adiantou."

u/Blobbadillo34

Publicidade

23. "Não sei manter um relacionamento. Não sei nem como é ter uma amizade."

u/timbotheny24

24. "Porque não quero mais falar com a pessoa."

"Antes de sumir, fico distante, então fica óbvio que eu não quero continuar me comunicando."

u/skincarelovaaa

Publicidade

"- Você anda muito distante.

- O quê?"

TBS / Via media.giphy.com

25. "Eu dou ghosting quando a conversa parece unilateral."

"Por exemplo, se o único motivo para ainda estarmos conversando é por que eu estou fazendo todas as perguntas, é muito cansativo. Se for o contrário também. Se o único papo com a pessoa é ela reclamando de tudo que está errado na sua vida, isso é bem desgastante. Tipo, eu não sou terapeuta, sou seu amigo."

u/ocean_potato549

Publicidade

26. "Às vezes eu imagino uma resposta, mas esqueço de escrever por estar sem energia naquele momento."

"Aí, só me dou conta depois que não respondi nada e, então, o que eu ia dizer parece menos relevante ainda. Fico sem saber o que falar."

u/boulomai_mathein

27. "Fiz isso algumas vezes, mas não vou tentar me defender. Foi quando as coisas ficaram íntimas demais e quando se declararam para mim."

"Não sei por quê, mas fiquei sobrecarregado com a situação e não soube o que fazer. Então fugi, cortei o contato e voltei para a minha zona de conforto. Muitas pessoas que conheço sonham em receber uma declaração de amor, mas eu nunca entendi por quê. Foi um pesadelo para mim.

Acho que não mudei desde então, mas entendo como ter feito isso pode ter causado danos. Então a próxima pessoa que se declarar para mim vai ganhar, pelo menos, uma rejeição adequada."

u/PleaseTakeThisName

Publicidade

28. "Isso ainda não tinha nome quando fiz milhões de anos atrás. Mas eu fiz por que quis, e eu era uma adolescente imatura."

u/Chaucers_Mistress

E, por último...

Publicidade

29. "Eu não devo nada a ninguém."

u/stacmop

TBS / Via media.giphy.com

Publicidade

Nota: Algumas respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza do texto.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também