28 tatuagens que vão inspirar todas as feministas

"nolite te bastardes carborundorum."

Pedimos às integrantes do BuzzFeed Community que nos mostrassem suas tatuagens feministas. Abaixo, algumas das mensagens mais bonitas e comoventes que recebemos:

1. "Garotas são incríveis, e ter duas dando uns amassos no meu braço demonstra meu amor pelas minhas companheiras e por mim mesma."

"Acabei de fazer essa tatuagem e estou obcecada por ela — ela não representa apenas o feminismo para mim, mas também a importância de não dar a mínima. Ela me lembra que o corpo é meu e posso fazer o que quiser e amar quem eu quiser."

myak409780a88

Publicidade

2. "Somos muito poderosas e precisamos dizer isso umas às outras, assim como para nós mesmas."

"Fiz essa tatuagem depois do Dia Internacional da Mulher. Não vou mentir, não sou grande fã do trabalho do tatuador, mas o símbolo em si é muito empoderador."

jenniferc415e6d0f2

3. "Fiz o símbolo de Vênus após me formar na faculdade para simbolizar meu despertar feminista."

triciaingramw

Publicidade

4. "Ainda há muita luta pela frente."

"Essa é minha tatuagem sufragista, criada pela incrível Natalie Rogers, no Alternative Art, em Northampton (Inglaterra). 'Ações, não palavras', o lema da União Social e Política das Mulheres, de Emmeline Pankhurst, tem sido meu mantra por muitos anos, e o roxo e o verde eram as cores das sufragistas. As mulheres foram presas, alimentadas à força e morreram para que pudéssemos votar, e só em 1928 as mulheres no Reino Unido ganharam o direito ao voto. Ainda há muita luta pela frente — no momento, estou focada em trabalhar com bancos de alimentos e abrigos na minha região para fornecer kits de menstruação para mulheres necessitadas. #DeedsNotWords"

daniellew24

5. "As pessoas me disseram que um dia minhas crenças mudariam, mas nunca deixarei de acreditar nas minhas companheiras."

A tatuagem que desenhei para mim um dia quando estava entediada na sala de aula se tornou realidade. Foi só minha segunda tatuagem e ainda a amo até hoje. ❤️ "

victoriae4fd396c07

Publicidade

6. "Eu sempre quis o símbolo, mas meu tatuador o transformou nesta obra incrível."

leaw48f9ca2ed

7. "É um grande lembrete para ter em mim: apesar disso, ela persistiu"

"Fiz essa tatuagem com minha irmã como parte de um evento de arrecadação de fundos que meu estúdio de tatuagem estava fazendo. Metade do lucro foi para a organização Women's Law Project."

erinschlipf

Publicidade

8. "A foto não mostra a citação inteira, mas ela diz 'nolite te bastardes carborundorum', que significa 'não deixe os bastardos te oprimirem' em latim".

"É uma citação do meu livro preferido: 'O Conto da Aia'. Eu o li há anos, enquanto tentava melhorar e superar um vício. Fiz essa tatuagem para me lembrar que sou uma mulher forte que não pode ser contida!"

melaniekrull12

9. "Esta tatuagem diz: foda-se os padrões de beleza, foda-se os papéis de gênero e sim à liberdade!"

"Fiz essa tatuagem de sutiã em chamas há cerca de um mês. Eu a fiz, em parte, para representar o movimento dos direitos das mulheres na década de 1960 e o movimento que está acontecendo agora."

samb4a3427d86

Publicidade

10. "Esta obra sempre me lembra das dificuldades que passei e de todas as vezes que me disseram 'não' ou 'você não consegue'."

"Assim que ouvi as palavras, elas ressoaram em mim."

catip

11. "Em um momento em que tantos Estados dos EUA estão implementando restrições ao aborto, agora, mais do que nunca, isso é importante para mim."

"Fiz essa tatuagem há quatro anos para representar todas as pessoas que perderam a vida devido a abortos inseguros e não regulamentados, e como um símbolo da importância de mantermos o aborto seguro, regulamentado e legal neste país [EUA]."

quinnb450374422

Publicidade

12. "Fiz estas duas senhoras com uma tatuadora muito foda para representar todas as fazendeiras que tenho na minha família."

"Aprendi a dirigir trator, ordenhar vaca e cortar casco de cabra com fazendeiras incríveis."

kathleenek2

13. "Foi uma divertida experiência de união entre garotas, nos permitiu mostrar nosso amor pelo álbum da Beyoncé e expressar nossas experiências individuais com os homens de uma maneira divertida e fofa."

"Minhas duas melhores amigas e eu homenageamos algumas das nossas letras preferidas do álbum 'Lemonade' [Limonada, em tradução livre], da Beyoncé, com pequenas fatias de limão juntas ('Boy, bye', 'Don't hurt yourself' e 'I ain't sorry' ['Garoto, adeus', 'Não se machuque' e 'Não estou arrependida', em tradução livre]). O marido da minha amida, Honest Bob, do Golden Rule, em Phoenix, Arizona (EUA), gentilmente fez as tatuagens para nós."

nikfar

Publicidade

14. "Estou obcecada com minha tatuagem e quero mostrá-la para todo mundo."

"Eu tive essa bela obra feita por Emilie Robinson, no Twilight Tattoo, em Minneapolis (EUA), há duas semanas. Cresci lendo religiosamente os quadrinhos da Mulher-Maravilha e, conforme me tornava a feminista mais refinada que sou hoje, percebi o quanto foi importante ler esses quadrinhos. Diana era forte, linda, graciosa, sábia e compassiva. Sempre me preocupei com o bem-estar dos outros, porque isso sempre representou a verdadeira força para mim.

As flores são algumas das preferidas da minha mãe.

m414de86ae

15. "Toda vez que olho para ela, lembro do quão bonito, forte e empoderador é dizer: 'Sou uma mulher e sou feminista.'"

"Venho de uma família 'tradicional' muito conservadora, onde sempre me falavam que as mulheres serviam apenas para o prazer dos homens e para ficar em casa e cuidar das crianças. Mas, quando entrei na adolescência e comecei a fazer minha própria pesquisa sobre mulheres como Frida Kahlo, Amelia Earhart, Eleanor Roosevelt etc., isso me fez perceber que ser mulher era algo para se orgulhar e que posso fazer qualquer coisa tão bem quanto um homem. Sempre fui artista e sempre tive interesse em me tornar tatuadora (que é um negócio muito dominado pelos homens), e essa tatuagem foi uma das primeiras que fiz em mim mesma."

s4039da13f

Publicidade

16. "Eu planejava fazê-la no ano que vem, para comemorar o aniversário de 100 anos do direito das mulheres ao voto no Reino Unido, mas não consegui esperar!"

"Fiz essa tatuagem há algumas semanas — o roxo, o verde e o branco eram as cores das sufragistas, e a cédula eleitoral é autoexplicativa."

marialburton91

17. "Misturei a ideia de XO (abraços e beijos) com o símbolo feminino."

"Queria uma tatuagem que representasse algo feminista e queria que fosse pequena, porque já havia escolhido o local (exatamente onde a Dama Helen Mirren tem sua tatuagem!). O símbolo feminino era perfeito, mas eu queria personalizá-lo um pouco. É um ótimo lembrete para ouvir as pessoas e entender que somos apenas humanos dando o nosso melhor neste mundo! Além disso, o álbum autointitulado da Beyoncé tinha acabado de sair, então posso ter sido influenciada pela faixa 10."

kat chula

Publicidade

18. "Fiz esta tatuagem após a eleição de Donald Trump nos EUA. Foi muito empoderador fazer um símbolo simples de algo que algumas pessoas queriam que eu tivesse vergonha."

veronicaseibert

19. "Eu simplesmente adoro a atitude e a independência da Wandinha Addams."

"Provavelmente essa é minha tatuagem preferida das que tenho atualmente. Queria uma tatuagem feminista há muito tempo, mas não sabia o que queria até este ano. Tatuagem feita por Hillary Blair, do Triple Diamond Tattoo, Brooklyn, Nova York (EUA)."

stephaniepaer

Publicidade

20. "Minha tatuagem feminista fala sobre ser livre. Ela diz: 'Tänään olen vapaa': 'Hoje sou livre' em finlandês."

"Eu a fiz depois de finalmente me sentir bem com meu passado: Fui estuprada aos 18 anos e sofri uma reação de estresse pós-traumático muito ruim, assim como uma grave depressão por 10 anos. Agora, com 32 anos, estou livre de todo esse absurdo que o patriarcalismo me diz, tenho o direito de me sentir como vítima desse crime. Estou livre e orgulhosa de ser eu mesma, livre para não deixar meu passado me definir."

johannal4382e37c9

21. "Ela lembra as mulheres (e os homens) que 'não' é uma palavra poderosa que não devemos temer. Não tem problema dizer não e não tem problema receber um não."

sboyd787

Publicidade

22. "Quando Hillary Clinton perdeu a eleição para Donald Trump nos EUA, fiquei arrasada, principalmente porque foi como um tapa na cara das mulheres."

"Porém, acho que isso uniu as mulheres como nunca, e estou muito orgulhosa de fazer parte de um futuro que é feminino."

kerithw

23. "Sou mais do que a 'gata' de alguém.

Uma das coisas que mais me irrita é ser chamada de apelidinhos como docinho, coração, amor etc., sem minha permissão. Essa tatuagem é uma expressão dessa irritação e também uma declaração geral de que eu não existo meramente para a diversão ou o entretenimento de um homem."

c448fdbf00

Publicidade

24. "Eu e minha melhor amiga fizemos tatuagens iguais com o símbolo da deusa."

"As mãos foram feitas para representar uma ajudando à outra a nos tornar as deusas que, é claro, somos. ♡"

alixygalaxy

25. "Esta citação está com minha própria caligrafia para simbolizar o investimento em mim mesma, estudando e buscando uma vida controlada por mim."

"É uma citação da escritora feminista Audre Lorde – 'seu silêncio não irá te proteger'. Fiz essa tatuagem como presente de formatura para mim mesma por me formar na faculdade em estudos de mulheres e gênero."

amandaklein69

Publicidade

26. "Fiz esta tatuagem para meu aniversário de 30 anos, como um lembrete de que, mesmo quando o mundo diz que não sou boa o suficiente, eu sou."

"E também para todas as vezes que digo a mim mesma que não sou boa o suficiente."

rachellynnh

27. "Fiz esta tatuagem como um presente para mim mesma um pouco antes da posse de Donald Trump nos EUA."

libbyc40aa7f6fb

Publicidade

28. "Acabei de fazer a minha! Ela realmente fala por si."

"Eu queria ela no meu bíceps para mostrar força. Foi feita por Sofia Mesisca."

leandrav3

As respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Publicidade

Leia também:

22 histórias emocionantes de mulheres que despertaram para o feminismo

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também