28 fotos icônicas da vida e carreira de Aretha Franklin

A artista, conhecida por muitos como a Rainha do Soul, morreu de câncer aos 76 anos.

Express Newspapers / Getty Images

Aretha Franklin em 16 de maio de 1968.

Jack Robinson / Getty Images

Franklin cumprimenta multidão de fãs no Madison Square Garden, na cidade de Nova York, em 1º de setembro de 1968.

Publicidade

Kent / Mediapunch / REX / Shutterstock

Franklin durante show em 1967.

Michael Ochs Archives

Franklin observa cópia de seu álbum Aretha Franklin: Soul '69 no estúdio da Atlantic Records, 9 de janeiro de 1969, Nova York.

Publicidade

AP Photo

À esquerda: Franklin segura seu Grammy na categoria Melhor Performance de Rhythm and Blues, com a música "Bridge Over Troubled Water", em 13 de março de 1972, em Nova York. À direita: Franklin posa com seu Grammy por sua performance em "Ain't Nothing Like the Real Thing", na 17º edição do Grammy Awards em Nova York, no dia 3 de março de 1975.

Jim Wells / AP

Reverendo Jesse Jackson fala com repórteres durante o Piquenique do Soul da Operação PUSH, no centro comunitário Harlem Armory em Nova York, no dia 26 de março de 1972. A partir da esquerda: Betty Shabazz, viúva de Malcolm X; Jackson; Tom Todd, vice-presidente do PUSH; Aretha Franklin; Miriam Makeba e Louis Stokes (atrás, à direita). A sigla PUSH significa "Pessoas Unidas para Salvar a Humanidade".

Publicidade

Monique Jacot / Getty Images

Franklin durante o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1971.

Getty Images / AP Photo

À esquerda: Franklin durante show em 1974. À direita: os cantores James Brown e Aretha Franklin na boate Taboo, em Detroit, no dia 11 de janeiro de 1987.

Publicidade

Universal / Kobal / REX / Shutterstock

John Belushi, Franklin e Dan Aykroyd posam para foto no set de "Os Irmãos Cara-de-Pau" em 1980.

Robert Kozloff / AP / REX / Shutterstock

Franklin e George Michael durante turnê mundial Faith em Detroit, 1988.

Publicidade

Mark Reinstein / Getty Images

Franklin apresenta-se no Memorial a Lincoln durante baile inaugural do presidente Bill Clinton em Washington, no dia 17 de janeiro de 1993.

Mark Reinstein / REX / Shutterstock

Franklin apresenta-se ao lado de Stevie Wonder, Michael Jackson e Diana Ross no baile inaugural da presidência dos EUA para Clinton, em 1993.

Publicidade

Ron Frehm / AP

Franklin apresenta-se na final do Aretha Franklin: Duetos, show beneficente pela luta contra a AIDS em Nova York, no dia 28 de abril de 1993. A partir da esquerda: Smokey Robinson, Gloria Estefan, Rod Stewart, Bonnie Raitt, Dustin Hoffman e Robert De Niro.

Khue Bui / AP / REX / Shutterstock

Franklin dança no palco durante a primeira marcha anual do câncer em Washington, nos EUA. O evento atraiu milhares de pessoas no National Mall para recordar as vítimas do câncer e pedir por mais verbas para pesquisas sobre a doença.

Publicidade

Patrick Mcmullan / Getty Images

Clive Davis beija Franklin durante evento beneficente da Fundação T.J. Martell em homenagem a Clive Davis, na cidade de Nova York, em 14 de setembro de 1995.

Mike Segar / Reuters

Franklin apresenta-se com Kid Rock durante show televisionado ao vivo no Radio City Music Hall em Nova York, no dia 10 de abril de 2001.

Publicidade

Elise Amendola / AP

Franklin apresenta-se durante a cerimônia de posse de Barack Obama em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2009.

Getty Images / AP Photos

À esquerda: Franklin enxuga suas lágrimas após o presidente George W. Bush condecorá-la com a Medalha Presidencial da Liberdade, a premiação civil mais importante do país, no Salão Leste da Casa Branca, em 5 de novembro de 2005. À direita: Franklin encontra-se com Oprah Winfrey durante uma gravação dupla e repleta de famosos de um episódio do programa The Oprah Winfrey Show, no dia 17 de maio de 2011, em Chicago.

Publicidade

Charles Sykes / AP

Franklin e Josh Groban apresentam-se no Concerto em Tributo ao Dia Internacional de Nelson Mandela, em comemoração ao 91º aniversário de Mandela, no Radio City Music Hall em Nova York, no dia 18 de julho de 2009.

Jacquelyn Martin / AP

Obama sorri enquanto o procurador-geral Eric Holder (à esquerda) curva-se perante Franklin; a cantora tinha aparecido de surpresa para cantar em um evento em homenagem a Holder no Departamento de Justiça em Washington, EUA, em 27 de fevereiro de 2015.

Publicidade

Rick Friedman / Getty Images

Franklin é premiada com doutorado honorário em cerimônia de formatura da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, EUA, em 29 de maio de 2014.

Mandel Ngan / AFP / Getty Images

A partir da esquerda: a primeira-dama Michelle Obama, o presidente Barack Obama e o então vice-presidente Joe Biden assistem à apresentação de Franklin durante a consagração do Memorial a Martin Luther King Jr. em 16 de outubro de 2011, em Washington.

Publicidade

Amy Sancetta / AP

Jennie Thomas, arquivista-chefe do Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll em Cleveland, EUA, examina série de correspondências entre Franklin e Clive Davis em 17 de janeiro de 2012.

Adrian Sainz / AP

Prefeito da cidade americana de Memphis, Jim Strickland, ao lado de placa que marca o lar de infância de Franklin, no dia 2 de agosto de 2017, em Memphis.

Publicidade

Invision / AP / REX / Shutterstock

Franklin participa do baile de gala de 25 anos da Elton John AIDS Foundation na cidade de Nova York, em 7 de novembro de 2017.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também