28 documentários que vão conquistar até mesmo quem não curte o gênero

Algumas histórias reais são mais incríveis que a ficção.

Perguntamos ao pessoal do BuzzFeed Community quais documentários eles recomendariam a pessoas que normalmente não assistem a filmes do gênero. Aqui estão algumas das respostas:

O texto pode ter sido editado para concisão e clareza.

1. "Dear Zachary: Um Caso Chocante".

MSNBC Films

"Esse foi um dos primeiros documentários pelo qual me apaixonei, é uma história tão triste. Quanto menos você souber da trama, melhor será sua experiência, mas conta a história de um cineasta que resolve fazer um filme sobre um amigo de infância que morreu tragicamente. Mais. Do que. Recomendado."

annf428051dd6

Publicidade

2. "O Medo do 13".

Dogwoof

"É sobre um homem, Nick Yarris, que está há 21 anos no corredor da morte. Ele conta a história de como isso aconteceu. Yarris é eloquente e muito honesto em sua história, tanto que começamos a sentir pena dele. Para mim, é mais comovente e visceral do que os típicos documentários sobre crimes. E o final vai chocar você."

sydneyb44e9f9d2e

3. "A Enseada".

Lionsgate

"Um documentário sobre a caça aos golfinhos no Japão. Todos os anos, centenas de golfinhos são abatidos no país, e outros são capturados para serem vendidos a aquários. Ganhou um Oscar de Melhor Documentário."

fregillian

Publicidade

4. "A 13ª Emenda".

Netflix

"'Este filme realmente mudou a maneira como eu encaro o mundo. Já tive aulas de sociologia e tinha noção do ciclo de pobreza e encarceramento que a comunidade negra enfrenta, mas nunca tinha realmente compreendido a gravidade disso até assistir a esse documentário. É interessante e dinâmico, e você vai aprender muito mais sobre as coisas que acontecem ao seu redor cotidianamente."

annf428051dd6

5. "Em Busca dos Corais".

Netflix

"Ele mostra cientistas, mergulhadores e fotógrafos documentando o desaparecimento de recifes de corais e oferece uma análise reveladora sobre os efeitos do impacto humano em nosso planeta. Muito bom!!"

pavitg

Publicidade

6. "Amanda Knox".

Netflix

"Sendo eu alguém que nunca assiste a documentários, posso dizer que 'Amanda Knox' é um filme realmente maravilhoso. Ele oferece uma análise profunda do crime (o assassinato de uma estudante inglesa na Itália em 2002, nunca solucionado), mais ainda me deixou perplexa e querendo saber mais sobre o caso."

isaaclahey

7. "The Jinx - The Life and Deaths of Robert Durst".

HBO

"Se você acha 'Making a Murderer' estarrecedor, ainda não viu nada! Não posso falar muito sobre o documentário sem estragar a experiência, mas Bob Durst é o herdeiro de uma fortuna multimilionária cuja mulher desapareceu na década de 70... e que obra incrível."

louises427ab4845

Publicidade

8. "Miss Representation".

Girls' Club Entertainment

"É esclarecedor, comovente, inspirador e muito divertido! Uma excelente combinação de comentários, infográficos e narrativas pessoais. Ele realmente faz você pensar sobre como as mulheres são tratadas e representadas. E não é um documentário apenas para mulheres, é uma excelente opção para todo mundo."

damnitno

9. "Os Capacetes Brancos".

Netflix

"Ele mostra os homens que arriscam suas vidas como socorristas durante os bombardeios na Síria. A dedicação, o trabalho e o sacrifício deles diante de condições tão terríveis vão restaurar sua fé na humanidade."

paigeh4b17cd566

Publicidade

10. "Ícaro".

Netflix

"Ele cobre o programa de doping de atletas russos que foi patrocinado pelo governo. O complicado esquema de troca de urinas durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 foi algo impressionante. O documentário também mostra os perigos e as consequências da divulgação de segredos e informações confidenciais da Rússia para o mundo."

cristinac41be40c54

11. "Morte na Escadaria (The Staircase)".

Netflix

"Este filme me prendeu do início ao fim! A cada nova cena eu alternava entre estar convencida da culpa do marido e estar convencida de que a acusação e a polícia inventaram aquela narrativa para conseguir uma condenação de QUALQUER maneira. E, nossa, quantas reviravoltas! É revelador para todos que ainda acreditam na honestidade e imparcialidade do sistema judicial."

cdobbins521

Publicidade

12. "O Impostor".

Film4 Productions

"O documentário praticamente se desenvolve como um suspense fictício, e o que aconteceu é tão maluco que se tivessem proposto isso como roteiro de um filme, provavelmente os estúdios diriam que a história era irreal demais. Para você ver como a história é maluca! Nota 10 para todo mundo que gosta de histórias verídicas de crime/suspense."

lindseym47ffb1b11

13. "Há Algo de Errado com a Tia Diane (There’s Something Wrong with Aunt Diane)".

HBO

"Depois de ver este filme, passei semanas com a minha vida em frangalhos. Eu não sei como alguém pode assistir ao documentário e não ficar obcecado pelo que aconteceu."

madelinew43a52a164

Publicidade

14. "Wild Wild Country".

Netflix

"É muito maluco e parece quase algo de outro mundo, dada a imensidão da coisa toda. De simples comunidade de ioga e meditação a um culto que planejava a dominação do mundo, é um documentário que vai explodir sua cabeça."

daniabee

15. "Tower".

ITVS

"Um belo documentário, com muitos trechos em animação, sobre o tiroteio na Universidade do Texas. Você vai chorar, principalmente com a coragem de alguns dos estudantes."

mintley88

Publicidade

16. "Como Sobreviver a uma Praga (How to Survive a Plague)".

Public Square Films / Ninety Thousand Words

"É sobre o princípio da epidemia de AIDS. É incrível o que as pessoas retratadas no documentário conseguiram realizar diante do desprezo alheio e da morte certa. Eles se educaram e lutaram pelos seus direitos até fazerem com que a FDA (agência federal norte-americana de proteção e promoção da saúde pública) mudasse o seu modo de aprovação de drogas experimentais."

bridgetb43d486c8a

17. "Paris em Chamas (Paris is Burning)".

Academy Entertainment / Miramax Films

"Este é um documentário essencial para todos da comunidade LGBTQ ou qualquer fã de 'RuPaul’s Drag Race'. O foco é na 'cultura dos bailes' e nas esperanças e sonhos de pessoas negras e latinas, gays e trans, na Nova York dos anos 80."

marting15

Publicidade

18. "Nascidos em Bordéis".

THINKFilm

"É uma história incrível de uma fotojornalista que foi fotografar a zona de prostituição em Calcutá. Lá ela encontrou os filhos das prostitutas e decidiu iniciar um programa para ensinar fotografia e como documentar suas próprias vidas a essas crianças. Acabamos conhecendo cada uma das crianças, suas esperanças e sonhos para o futuro, e vemos as fotografias incríveis que elas tiram durante o programa."

katherinea416717194

19. "The Hunting Ground".

The Weinstein Company

"Todos deveriam estar cientes dessas coisas que as faculdades querem encobrir. Eu adoro o fato de o filme dar voz a pessoas que foram caladas durante muito tempo."

brookeb624

Publicidade

20. "Twinsters".

Small Package Films / Netflix

"É como um 'Operação Cupido' moderno e da vida real que passeia pelo mundo ao seu redor – abordando questões de identidade, família, pertencimento, amor, amizade e colaboração na era digital. Acompanhe a verdadeira história de duas gêmeas idênticas, nascidas na Coreia do Sul e separadas no nascimento (uma foi criada na França e a outra nos EUA) que se encontraram por acaso via YouTube... absolutamente cativante."

joachimw

21. "Planeta Azul (The Blue Planet)".

BBC One

"É um documentário tão interessante e de altíssima qualidade sobre nossos oceanos, que destaca o quão complexa e incrivelmente maravilhosa é a nossa vida marinha. Há cenas deslumbrantes de criaturas marinhas realmente fantásticas. E também devo mencionar que o narrador, David Attenborough, é o melhor."

thuienguyen

Publicidade

22. "Gênio Diabólico (Evil Genius)".

Netflix

"Este me deixou abalada. Eu geralmente não assisto a documentários, mas como todo mundo estava falando sobre ele, decidi assistí-lo enquanto fazia algumas tarefas da casa. Não preciso nem dizer não fiz nenhuma das tarefas. Nunca fiquei tão grudada em minha TV. Quando acabou, corri para a internet para pesquisar mais informações sobre a história e procurar outras pessoas que tinham visto o documentário, porque eu precisava conversar com ALGUÉM sobre isso."

chinar

23. "Em Defesa da Comida: Um Manifesto (In Defense of Food)".

PBS

"Eu recomendo fortemente. Ele mostra como é difícil se guiar no mundo dos alimentos e da nutrição em razão da quantidade de informações jogadas sobre nós na sociedade moderna como, por exemplo, 'ovos fazem mal... agora ovos fazem bem'. Não é um documentário típico sobre alimentos e nutrição, que tenta convencê-lo a adotar um certo tipo de dieta, como a vegana ou a paleolítica (não que haja algo errado com essas dietas). Acho que ele recomenda o melhor tipo de dieta, que é 'comer comida de verdade, não em excesso, e muitas verduras', comendo de tudo com moderação. Vá dar uma olhada!"

sammydoodle97

Publicidade

24. "The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young".

Barkley Movie LLC

"Este filme inspirará você a entrar em contato com a natureza e se esforçar para atingir uma meta que parece estar muito distante. Os corredores podem competir em uma 'corrida divertida' de 96 quilômetros ou percorrerem todos os 160 quilômetros da corrida em trilhas. Essa peculiar corrida tem início com o seu criador acendendo um cigarro, e sua largada pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite. Há um motivo para ela ser conhecida como 'a corrida que devora suas crias'. Recomendadíssimo."

phishqueen

25. "Planeta Terra (Planet Earth)".

BBC One

"Esse é meio óbvio, mas o 'Planeta Terra' original foi o que deu início à minha paixão por documentários, além de ter um enorme impacto sobre a minha vida. Não importa quantas vezes eu assista, sempre fico deslumbrado com a força de nosso planeta!"

corranm

Publicidade

26. "Anthony Bourdain: Parts Unknown".

CNN

"Em um mundo onde todo mundo fica se julgando, essa série é muito importante porque mostra de verdade como são as culturas que costumam ser olhadas com preconceito."

v4f28d72f8

27. "Os Reis do Kong: Uma Disputa Acirrada".

Picturehouse

"'Os Reis do Kong' foi uma viagem nostálgica divertida, melancólica e incrivelmente maluca sobre um cara tentando bater o recorde de maior pontuação no jogo 'Donkey Kong Jr' e seu arquirrival ridiculamente egoísta, Billy Mitchell, que havia feito fama no mundo dos fliperamas no início dos anos 1980. Você gostou de 'Stranger Things' por causa de toda a glória da década de 80? Você vai adorar 'Os Reis do Kong'. Assista ao documentário e depois leia as última notícias sobre Billy Mitchell. Vai ser algo muito gratificante."

– Stephanie Derheimer via Facebook

Publicidade

28. "Tickled".

A Ticklish Tale

"É, de longe, o documentário mais estranho que já vi. Ele começa com um repórter descobrindo a existência de uma competição de cócegas e querendo filmar isso, mas há umas reviravoltas sombrias e estranhas."

– Becca Dool via Facebook

Sabia que você pode se inscrever para ter uma conta no BuzzFeed Community e criar seus próprios posts no BuzzFeed? Aqui está um guia para ajudá-lo(a) a começar a postar hoje mesmo!

Publicidade

Veja também:

O voto americano para meme do ano vai para este combo Drake-Rihanna-CardiB

Anne Hathaway criticou o privilégio branco em um post sobre o assassinato da adolescente Nia Wilson

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (versão original em inglês) foi editada por Victor Nascimento.

Veja também